Nissan March e os carros figurantes dos games de ação
Sem glamour, diversos modelos generalistas já fizeram pontas em jogos ação e muitos foram produzidos ou vendidos no Brasil
Sem glamour, diversos modelos generalistas já fizeram pontas em jogos ação e muitos foram produzidos ou vendidos no Brasil
Quem curte games de corrida com “Gran Turismo” ou o novíssimo “Forza Motorspor” sabe muito bem que além da boa reprodução da física, a fidelidade dos carros também é fundamental.
VEJA TAMBÉM:
Muitas vezes passamos horas contemplando detalhes de um carro, seja um Renault Clio R.S. ou um Porsche 911 Carrera RS 2.7. E quanto mais impecáveis eles sejam projetados no jogo, maior é a nossa imersão.
Mas em um game de tiro também se faz necessário ser criterioso com o ambiente. Em muitos desses jogos de ação, a trama se passa em locais urbanos e ordinários de nosso cotidiano. Assim, para ofertar maior realismo são adicionados carros muito fidedignos aos modelos mundanos. Estão para compor o cenário, servir de proteção de tiros e por aí vai.
Os mais recentes figurantes da indústria dos games são o Nissan March e o Ford Escort. Os dois aparecem no mapa Favela do novo “Call of Duty: Modern Warfare 3”, que será publicado em novembro.
Participamos do teste Open Beta do game, que foi liberado na sexta-feira (6). Obviamente sem os emblemas e alguns detalhes da parte frontal alterados, a dupla estava lá, ao lado de outros modelos genéricos, no meio da chuva de balas e muitos participantes nem se deram conta.
Nos demais mapas liberados para o teste também figuraram vans e picapes, sem traços que facilitavam a identificação. Mas vamos listar outros games em que carangas cotidianas serviram de enfeite e até mesmo armadilhas ou baús de tesouros.
O hatch italiano fez sua participação no excelente e macabro “Dead Island”. O carro fazia parte da figuração catastrófica do game. A história se passa em uma ilha no Pacífico assolada por um vírus que transforma as pessoas em zumbis.
No meio desse inferno tropical muitas unidades do Fiat Stilo serviram de bloqueio de vias para dificultar a vida do jogador. Se fosse o Tipo poderíamos usar para criar barreiras incendiárias, mas não foi o caso.
Jogos de apocalipse zumbi são excelentes para trazer de volta carros do passado. Em “Days Gone” não é difícil encontrar unidades do velho Volkswagen Bora nas rodovias do jogo.
Mas os Boras arriados servem de baú de espólios para o protagonista Deacon Saint John. Se o amigo topar com um, não deixe de conferir se há algo dentro.
O saudoso VW Passat foi um carro figurante nos games em “Battlefield 3” e parte dessa culpa é nossa. Isso porque saíram daqui um grande volume destinado aos mercados do Oriente Médio.
No game, logo na primeira missão, o jogador se depara com um tiroteiro urbano e parte do cenário é um estacionamento com réplicas do Passat, que poderiam ser utilizadas para amplificar as explosões de granadas.
Esse aqui até cheguei a citar neste espaço. O jipão elétrico da General Motors fez uma ponta em “CoD: MWII”. Nesse caso, foi uma ação de marketing com a GM. O jipão apareceu em um trailer Live Action (com atores reais).
No game, o SUV aparece em destaque no estacionamento da mansão do chefão do crime mexicano. Mas não permite interação.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |