Carros importados usados podem ser um bom negócio?

BMW Série 5? Alfa Romeo 166? Mercedes CLK? Pesquisa Mobiauto apura valorização de importados premium e conclui: você realiza seu sonho e faz um bom negócio

alfa romeo 166 prata detalhe grade
Alguns importados usados valorizaram mais que o esperado (Foto: Alfa Romeo | Divulgação)
Por AutoPapo
Com Mobiauto
Publicado em 06/06/2022 às 13h40
Atualizado em 22/08/2023 às 13h45

No linguajar dos lojistas de carros usados, a sigla “RR” é bem conhecida. Não, não se trata de Rolls-Royce: mas sim “resto de rico”. É a forma pejorativa de batizar os carros importados com 10, 15 ou 30 anos de uso.

Alguns deles ainda estão no primeiro ou no segundo dono, mas é algo raro. Já pertenceram a diversos proprietários e tiveram os cuidados de manutenção negligenciados por apresentarem custos quase proibitivos de peças e mão de obra especializada.

A lanterna dianteira de um BMW dos anos 90… continua custando o preço da lanterna de um BMW, mesmo que o valor final do carro seja inferior ao de um popular zero km”

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O BMW Série 5 valorizou 103,85% em um ano (Foto: BMW | Divulgação)

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Adverte o consultor automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, que liderou a pesquisa que aponta a variação de preços desses carros. Na prática, de acordo com Sant Clair, você vai encontrar vários carros com lanternas trincadas, para endossar o exemplo acima, que o atual proprietário não se encoraja pra trocar, depreciando o valor final do carro.

Um segundo apelido adverte outro risco comum: a “lasanha”. Admiradores de importados dos anos 90 e 2000 têm a explicação na ponta da língua: “é o carro que já foi várias vezes ao funileiro e está repleto de massa e várias camadas de tinta…”

Mas… a virtude está nas exceções.

Com um extenuante trabalho de “garimpo”, você ainda acha ótimos exemplares à disposição nos anúncios da Mobiauto. Afinal, você não vai encontrar o conforto, o desempenho, o espaço interno e (por que não?) o status desses carrões em qualquer modelo nacional seminovo, o que os torna competitivos para consumidores que são apaixonados por automóveis. “Acho o máximo entrar em um carro dos anos 90, que custa mais barato que um Fiat Mobi, e ter bancos com regulagens elétricas e botão de partida do motor, sem uso da chave”, exemplifica o consultor.

Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2021 e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto acaba de fazer um precioso levantamento com alguns desses carrões, que será capaz de encorajar (e redirecionar) opções de compras de muitos brasileiros.

Como a amostragem é muito menor em volume de unidades, as cotações podem dizer respeito muito mais ao estado de conservação dos modelos do que a uma tendência de valorização. Como é o caso da Alfa Romeo Spider, que valia, na média, R$ 120 mil no primeiro quadrimestre de 2021 e, um ano depois, já tem sua cotação multiplicada por dois e hoje custa R$ 245 mil.

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Apesar da valorização, é preciso ficar atento com peças (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)

Este é um fenômeno interessante, pois tem sua explicação menos na tendência e mais na sazonalidade – ou na sorte, se preferir. Essa valorização de mais de 100% na Alfa Spider não está relacionada diretamente a uma tendência de procura acentuada do modelo, que fez sua cotação subir. Mas sim a ofertas de carros conservadíssimos, agora, em 2022, que justificam o valor dobrado, colocando-os sob a mira de colecionadores.

A consequência é imediata: todos os outros donos de Spider, que têm modelos comuns e até menos conservados, vão se beneficiar dessa super valorização, pois passarão a ofertar seus carros por R$ 180 mil ou 190 mil. Como são poucas unidades à venda, todos ganham repentinamente”

Para exemplificar esse conceito, o consultor lembra o que ocorreu com as cotações do Gol GTi 1989 no Brasil. “Eram carros que podiam ser achados por menos de R$ 30 mil até um ano atrás. De repente, um exemplar foi vendido num leilão por R$ 150 mil. Resultado: qualquer GTi, hoje, custa R$ 70 mil ou mais”, compara.

A pesquisa efetuada pela Mobiauto apurou cotações médias de janeiro a abril de 2021 e as repetiu neste ano, efetuando o levantamento com 11 modelos importados de Alfa Romeo (Spider e 166), Audi (A4 Sedan), BMW (Séries 3 e 5), Mercedes-Benz (Classes C, E, CLK, CLK Cabrio e M) e Volvo (S80).

Muitos modelos ficaram de fora, mas a explicação é simples. Só usamos veículos que apareciam em nossas bases com um número suficiente de anúncios, e nos dois períodos avaliados, ou seja, primeiro quadrimestre de 2021 e 2022. Carros como BMW Z3, por exemplo, só tinham anúncios em 2021, enquanto o Audi TT só apareceu em 2022. Esses carros ficaram de fora do levantamento”

Na média, esses onze carrões valorizaram 36,1%, o que, por si só, é um percentual espetacular, visto que a média de mercado foi 23,5%. “Mas vale observar caso a caso. Temos três modelos (Alfa Spider, BMW Série 5 e Volvo S80) que aumentaram suas cotações em 90% ou mais, enquanto Audi A4, Mercedes CLK e ML perderam 10% ou mais”, diz o consultor da Mobiauto.

A lista mostra, porém, que sete modelos se posicionaram acima da média do mercado. “É isso que nos permite afirmar categoricamente que o importado premium pode ser, sim, considerado um ótimo negócio!”, resume. Veja a lista:

Marca Modelo 1ºQ 2021 1ºQ 2022 Variação
Alfa Romeo Spider R$ 120.000 R$ 245.116,67 104,26%
BMW Serie 5 R$ 29.900 R$ 60.950 103,85%
Volvo S80 R$ 18.900 R$ 35.900 89,95%
Alfa Romeo 166 R$ 39.900 R$ 58.295,71 46,08%
Mercedes-Benz Classe C RS 33.902,78 R$ 47.455,56 39,98%
Mercedes-Benz Classe CLK Cabrio R$ 85.000 R$ 115.900 36,35%
Mercedes-Benz Classe E R$ 39.795,89 R$ 52.100 30,92%
BMW Série 3 R$ 35.674,17 R$ 33.821,24 -5,19%
Audi A4 Sedan R$ 21.829,67 R$ 19.613,33 -10,15%
Mercedes-Benz Classe ML R$ 44.900 R$ 38.450 -14,37%
Mercedes-Benz Classe CLK R$ 54.600 R$ 41.163,33 -24,61%

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3 Comentários
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David 14 de março de 2023

Discordo um pouco da matéria! Tenho alguns carros em casa, vamos lá! Na minha Xsara Picasso 2.0 2005 em 2 anos gastei quase R$ 4.000 em peças, no mesmo período na minha Mercedes E320 V6 em 3 anos gastei apenas R$ 580 00 no motor de partida. claro que em ambos fiz trocas de óleo. Mas né refiro mais a gastos mecânicos, Minha outra Mercedes A 160 não pisa em oficina , levei ela pra fazer um check list e tá tudo em oderm , carro PREMIUM. frequenta menos, mas muito menos oficina que carro nacional. Tanto que as lojas de autopeças vivem de vender peças para as 4 tradicionais (Ford, Wolks, Fiat GM) vou continuar no conceito importado por estarem 20 anos a frente dos nossos nacionais , e mesmo que tenha que pagar alguma peça, estarei comprando peças para um carro PREMIUM, e não para uma carroça!!

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sergio ourique 4 de agosto de 2022

Eu gostaria de ter uma ideia de mercado da Mercedes Benz SL300, 1991. Tenho uma azul com 33.000km, minha desde 2000, perfeita, tudo funcionando. grato

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MARCELO HENRIQUE 12 de junho de 2022

O Alfa Spider é interessante por ser pequeno, conversível, manual e o motor 12v te entrega um bom desempenho em baixo giro.
Já o 166 é um sedan gigante (tem que ter garagem grande), câmbio automático lento de responder e o o motor 3,0 24v só acorda nos 4500 rpm.

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