Os carros japoneses mais sem graça que já passaram pelo Brasil

Os carros japoneses têm muitos atributos, mas tem vez que conseguem fazer uns modelos bem sem graça; listamos cinco deles que vieram para o Brasil

2 toyota corolla cross 2022
Os japoneses acertam em muito, mas nem sempre fazem carros interessantes de guiar (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 25/12/2022 às 11h02
Atualizado em 25/12/2022 às 22h42

Hoje, os japoneses se tornaram referência em carros bem feitos e duráveis. Qualidades assim ajudaram a fazer da Toyota a marca que mais vende no mundo. Mas nem sempre os nipônicos acertam no prazer ao dirigir e muitos de seus projetos são bem sem graça.

Essa fama de ter carros mundanos e sem graça é global. O jornalista britânico Jeremy Clarkson já comparou o Toyota Corolla com um eletrodoméstico, por exemplo. Aqui no Brasil, recebemos muitos carros comuns japoneses, com os esportivos sendo exceção. Confira os mais sem graça:

VEJA TAMBÉM:

1. Toyota Corolla Cross

toyota corolla cross gr s branco frente
Corolla Cross até tem essa versão esportivada, mas nem ela salva (Foto: Toyota | Divulgação)

O Toyota Corolla sedã geralmente é a referência nesse assunto de carro japonês sem graça, mas a geração atual do modelo melhorou bastante nisso. O novo motor 2.0 aspirado com alta taxa de compressão e a nova suspensão traseira multilink deixaram o sedã mais interessante de dirigr.

Toda essa evolução parece ter sido jogada pelo ralo com o Corolla Cross. Saiu a suspensão multilink bem acertada e veio um eixo de torção calibrado para o conforto. O desenho também ficou insosso, passando despercebido nas ruas.

O SUV não traz algum diferencial para se destacar na categoria, como é o caso da tração nas quatro rodas do Jeep Compass ou do espaço interno do Volkswagen Taos. Ele está lá como um meio-termo ou apenas para os clientes da Toyota que querem um carro altinho.

2. Nissan Altima

nissan altima branco frente em movimento rodovia
O Sentra pegou a fama de tiozão, mas o Altima também passa perto (Foto: Nissan | Divulgação)

A categoria de sedãs médio-grandes já foi mais forte no Brasil, hoje eles sucumbiram a onipresença dos SUVs. O Nissan Altima foi um dos últimos a chegar ao Brasil veio tarde e hoje poucos lembram que veio oficialmente.

Esse sedã japonês veio apenas em 2013 e com motor 2.4 aspirado de 182 cv. O desempenho era modesto e o câmbio deixava o Altima ainda mais sem graça. O estilo faz ele ser  confundido com o irmão menor Sentra.

Uma curiosidade sobre o Nissan Altima é que nos EUA esse carro virou meme por ter os piores motoristas. A expressão “Altima driver” virou sinônimo de barbeiro ou de dono desleixado. No Brasil não deve ter algo similar, pois apenas 1.162 unidades foram vendidas por aqui.

3. Mitsubishi ASX

mitsubishi asx 2013 branco frente parado com o pao de acucar ao fundo
A Mitsubishi faz bons SUVs, mas o ASX ficou sem o tempero dos irmãos maiores (Foto: Mitsubishi | Divulgação)

A Mitsubishi tem seus altos e baixos na linha de carros, mas os seus SUVs e picapes costumam ser constantemente bons. O Eclipse Cross é um dos poucos SUVs médios para entusiastas e o Pajero Sport é valente no barro, por exemplo.

A porta de entrada para o mundo de utilitários da marca destoa dos irmãos maiores. O ASX nada mais é que um crossover derivado do Lancer, com maioria das versões sendo com tração dianteira. É uma fórmula similar a do Corolla Cross, mas com um câmbio CVT que dava problemas pela falta de trocador de calor nos primeiros anos.

As versões AWD do ASX não chegam a tirar o estigma de carro sem graça do SUV japonês. Sua tração é simples e traz apenas uma função para limitar em 50% para cada eixo. A falta de um bloqueio dos diferenciais, ou simulação disso, limita o uso na terra.

4. Honda CR-V (terceira geração)

honda cr v 2010 duas unidades uma de frente e uma de traseira paradas na fabrica da honda
Nessa geração o CR-V virou um carrão familiar, o motor 2.0 limitou o desempenho (Foto: Honda | Divulgação)

Das marcas japonesas, a Honda é uma das que mais tenta fazer carros mais interessantes de dirigir. O Civic é o eterno rival do Corolla e sempre se destacou por ser mais esportivo que o concorrente. O mesmo vale para o Fit, que mesmo não sendo rápido em linha reta, diverte bem nas estradas sinuosas.

O CR-V nasceu como um suvinho do Civic e com uma pegada bem aventureira. Na terceira geração ele sucumbiu a vida de carro familiar, ganhando peso e tendo uma tração integral voltada para a exigência de lugares onde neva.

Para o Brasil foi escolhido o motor 2.0 aspirado, para pagar menos imposto. Isso deixou o CR-V ainda mais sem graça, pois o desempenho rivaliza com o de carros 1.0. Pelo menos a robustez foi mantida, fazendo dele uma boa opção de usado para famílias que não têm pressa alguma.

5. Mazda Protegé

mazda protege 1999 vermelho frente parado em rodovia
Olhe com atenção para essa foto, pois talvez essa seja a única vez que você vai ver um Protegé na vida (Foto: Mazda | Divulgação)

Você se lembra que a Mazda vendeu carros oficialmente no Brasil até o ano 2000? O seu carro de entrada era o sedã médio Protegé, concorrente direto de Corolla e Civic. Ele até teve versões esportivas bem interessantes lá fora, mas para cá foi escolhida uma configuração bem sem graça.

Ele era equipado com motor 1.8 de 122 cv e câmbio automático de quatro marchas, assim como o Corolla contemporâneo. O preço era maior que o de carros nacionais similares, além disso era em dólar. Ou seja, o valor de compra do carro dependia de como a cotação estava no dia.

Com a Mazda saindo do Brasil, o Protegé ficou ainda mais difícil de ser visto. É bem capaz que você se esqueça que esse carro foi vendido aqui após ler essa matéria.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Reinaldo 27 de dezembro de 2022

Toyota e Honda tem o melhor que necessitamos, qualidade. O resto faz pouca diferença.

Avatar
Fabio 26 de dezembro de 2022

Vc não precisava citar o antigo CRV. O novo HRV é bem feinho. O novo city tb passa desapercebido

Avatar
Ricardo Regadas 25 de dezembro de 2022

Com exceção do Corolla Cross, os outros 04 veículos da lista são projetos muito antigos. O carro da Toyota apesar de ter que melhorar itens como a suspensão traseira, o acionamento do freio de estacionamento e a localização do abafador traseiro, tem design externo muito mais moderno que os outros da lista… sem comparação

Avatar
Deixe um comentário