Lamborghini? Corvette? Não! Veja 5 carros legais para importar
Ainda existe bastante diversidade automotiva ao redor do mundo, alguns modelos fora do comum oferecem mais diversão que as opções óbvias
Ainda existe bastante diversidade automotiva ao redor do mundo, alguns modelos fora do comum oferecem mais diversão que as opções óbvias
Quando visitamos o site de importadoras independentes sempre encontramos os mesmos carros: Chevrolet Corvette, Lamborghini Huracan, alguma picape norte-americana e Cadillac Escalade. Apesar de serem carros interessantes, existem outros que a equipe do AutoPapo considera ainda mais legais para importar.
A ideia de importar um carro que não é vendido oficialmente no Brasil é para ter algo diferente e fora do usual. É exatamente isso que pensamos ao fazer essa lista.
VEJA TAMBÉM:
A Kombi não era o único furgão parecido com um pão de forma feito no mundo. Em 1965 os soviéticos começaram a fazer um carro com aparência similar, o UAZ 452. A diferença é que ele está em produção até hoje.
Uma diferença desse veículo russo para o pão de forma alemão, é que seu motor é dianteiro e a tração é 4×4. As únicas evoluções nesse modelo foram a adoção de sistemas de controle de emissões mais modernos no antigo motor 2.7 de quatro cilindros — que produz 112 cv — adoção de ABS e direção hidráulica.
A construção simples e tração 4×4 fazem dessa van mais capaz que muitos SUVs modernos. A nossa escolha seria o furgão fechado, que pode servir de base para um motorhome aventureiro.
O plano era incluir o Morgan 3 Wheeler em nossa lista de carros legais para importar, porém ele saiu de linha em 2022. Felizmente, deixou um sucessor, o Super 3.
O novo modelo perde em apelo visual por não vir com o motor V2 exposto na dianteira. Entretanto, ele compensa trazendo uma mecânica mais refinada e sendo um carro melhor de guiar, segundo a imprensa internacional.
Posicionado após o eixo dianteiro está o mesmo 1.5 Dragon de três cilindros que a Ford produzia no Brasil para o Ka e EcoSport. No Morgan ele rende 120 cv e envia a força para a única roda traseira.
Como o veículo pesa apenas 635 kg, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 7 segundos. Por ter apenas uma roda na traseira, seu comportamento é festivo e fácil de realizar derrapagens controladas.
O nosso Toyota Bandeirante era um Land Cruiser Série 40 com outro nome. Esse modelo foi aposentado no resto do mundo em 1987 e substituído pela Série 70, com visual mais moderno porém com o mesmo foco no off-road pesado e sem concessões a luxos e conforto.
Essa versão segue feita até hoje e entra na lista de carros legais para importar por ser um jipe à moda antiga, algo em falta no Basil desde o fim da Troller. O Land Cruiser 70 utiliza chassi separado da carroceria, eixo rígido na dianteira e na traseira e uma infinidade de acessórios.
Em 2023 ele foi atualizado, com nova grade e conjunto ótico. A mudança mais significativa foi a troca do motor V8 turbodiesel pelo mesmo 2.8 da Hilux, com oferta de câmbio automático. Mesmo sendo menor, esse quatro cilindros possui mais torque e potência que o V8.
Durante a segunda guerra mundial, os soviéticos copiaram a moto BMW R71 usada pelo exército nazista. Após o fim do conflito, ela começou a ser feita para o público geral pela IMZ.
Atualmente essa moto é produzida no Cazaquistão pela IMZ-Ural, que possui sede nos EUA. Ela já vem de fábrica com um side-car cuja roda é tracionada através de um sistema sob-demanda.
O motor bicilindrico boxer possui 749 cm³ e produz 41 cv. O câmbio de quatro marchas possui ré, devido ao side-car. Sua transmissão é via cardã, afinal, estamos falando na cópia de uma BMW.
Mesmo com um projeto antigo, a IMZ-Ural atende às normas europeias de emissões. Ela utiliza componentes de fornecedores renomados, como Sachs, Brembo, Denso e Keihin. Mesmo não sendo um carro, consideramos a Ural um veículo legal suficiente para ser importado.
O Chevrolet Cruze Sport6 segue sendo oferecido pela marca por ainda existir nos estoques, porém seu fim está iminente. Quem gosta de hatches médios terá apenas os importados premium como opção.
Um carro desse segmento que é bastante legal para importar é o Mazda3. Nos últimos anos a montadora japonesa adotou uma filosofia de tornar seus modelos mais luxuosos, adotando acabamento mais refinado e alinhado com carros premium.
O que não mudou é o apreço da Mazda pela dinâmica. Nossa dúvida é sobre qual motor trazer: o 2.5 turbo de 250 dá desempenho de hot hatch, porém só traz câmbio automático.
Já o 2.0 Skyactiv-X aspirado traz taxa de compressão de 16,3:1, rendendo 180 cv e 23 kgfm. Ele oferece opção de câmbio manual. A taxa de compressão alta parece ideal para a nossa gasolina alcoolizada.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Realmente o UAZ e o Urso são muito legais.