O ano de 2024 fechou com resultados bastante positivos para a Volkswagen e a BYD, que cresceram em vendas durante o período
O mercado de carros novos ficou aquecido em 2024. Foram 1.948.136 unidades de automóveis emplacadas, um crescimento de 13,21% quando comparado com 2023. Liderando como o carro mais vendido está o Volkswagen Polo.
Se for contabilizar os comerciais leves junto dos automóveis, quem está no topo é a Fiat Strada. E nessa somatória temos quase 2,5 milhões de veículos emplacados, com um crescimento de 14,02%.
VEJA TAMBÉM:
A marca que mais vendeu carros no Brasil em 2024 foi a Fiat, que teve 20,98% do mercado com suas 521.282 unidades vendidas. A Volkswagen foi líder em automóveis. O ano teve a consolidação da BYD entre as 10 marcas que mais vendem no país, ela ficou em 8ª à frente da Honda e da Nissan.
| Ranking | Marca | Emplacamentos | Participação |
|---|---|---|---|
| 1º | Fiat | 50.165 | 20,59% |
| 2º | Volkswagen | 40.367 | 16,56% |
| 3º | Chevrolet | 32.517 | 13,34% |
| 4º | Hyundai | 20.098 | 8,25% |
| 5º | Renault | 18.037 | 7,40% |
| 6º | Toyota | 15.987 | 6,56% |
| 7º | Jeep | 10.273 | 4,22% |
| 8º | BYD | 10.091 | 4,14% |
| 9º | Honda | 9.036 | 3,71% |
| 10º | Nissan | 6.790 | 2,79% |
| 11º | Caoa Chery | 5.198 | 2,13% |
| 12º | Ford | 4.981 | 2,04% |
| 13º | GWM | 3.122 | 1,28% |
| 14º | Citroën | 3.050 | 1,25% |
| 15º | Peugeot | 2.974 | 1,22% |
| 16º | Ram | 2.239 | 0,92% |
| 17º | Mitsubishi | 1.987 | 0,82% |
| 18º | BMW | 1.804 | 0,74% |
| 19º | Mercedes-Benz | 896 | 0,37% |
| 20º | Volvo | 791 | 0,32% |
| 21º | Audi | 656 | 0,27% |

O Volkswagen Polo se consolidou como o verdadeiro sucessor do Gol. O hatch compacto passou o ano como o carro mais vendido do Brasil e tomou o lugar do veterano como veículo de trabalho.
O antigo líder, o Chevrolet Onix, ficou na segunda posição em 2024. Porém ficou perto de ser ultrapassado pelo Hyundai HB20. O carro de passeio mais vendido da Fiat foi o Argo.
O SUV que mais vendeu em 2024 foi o Volkswagen T-Cross, que recebeu uma reestilização no meio do ano que ajudou a manter essa liderança. Sua vantagem sobre o Chevrolet Tracker foi grande.

Uma surpresa em 2024 foi o crescimento do Nissan Kicks. O SUV japonês fechou o ano no top 10 e teve um aumento no volume mesmo próximo de receber uma nova geração. Ele superou modelos que já foram líderes, como o Jeep Renegade e o Honda HR-V.
Quem levou o caneco no segmento dos SUVs médios foi o Jeep Compass, seguido pelo Toyota Corolla Cross. Em 2025 essa situação pode mudar no ranking dos carros mais vendidos, a BYD prometeu nacionalizar o Song Pro e contabiliza o modelo junto do Song Plus no ranking — apesar de serem carros diferentes.
Dentre os lançamentos do ano, um destaque foi o Renault Kardian. Ele ficou na 27ª posição na lista dos carros mais vendidos. O desempenho no segundo semestre indica que deverá crescer mais em 2025.
O carro elétrico mais vendido no Brasil em 2024 foi o BYD Dolphin Mini, que ficou em 29º no ranking geral. Ele ficou à frente de modelos como o Citroën C3 e o Peugeot 208.
| Ranking | Carro | Emplacamentos |
|---|---|---|
| 1º | Volkswagen Polo | 140.177 |
| 2º | Chevrolet Onix | 97.503 |
| 3º | Hyundai HB20 | 97.079 |
| 4º | Fiat Argo | 91.139 |
| 5º | Volkswagen T-Cross | 83.990 |
| 6º | Chevrolet Tracker | 69.431 |
| 7º | Hyundai Creta | 69.116 |
| 8º | Fiat Mobi | 67.382 |
| 9º | Nissan Kicks | 60.455 |
| 10º | Chevrolet Onix Plus | 59.960 |
| 11º | Renault Kwid | 57.241 |
| 12º | Volkswagen Nivus | 55.924 |
| 13º | Jeep Renegade | 53.896 |
| 14º | Honda HR-V | 50.375 |
| 15º | Jeep Compass | 50.055 |
| 16º | Fiat Fastback | 48.246 |
| 17º | Toyota Corolla Cross | 47.796 |
| 18º | Fiat Cronos | 44.392 |
| 19º | Fiat Pulse | 39.079 |
| 20º | Toyota Corolla | 37.668 |
| 21º | Hyundai HB20S | 37.337 |
| 22º | Volkswagen Virtus | 32.366 |
| 23º | Caoa Chery Tiggo 7 | 30.896 |
| 24º | BYD Song | 27.689 |
| 25º | Toyota Yaris Hatch | 25.964 |
| 26º | Chevrolet Spin | 24.953 |
| 27º | Renault Kardian | 24.447 |
| 28º | GWM Haval H6 | 22.892 |
| 29º | BYD Dolphin Mini | 21.946 |
| 30º | Toyota Yaris Sedan | 21.934 |
| 31º | Citroën C3 | 21.080 |
| 32º | Renault Duster | 20.702 |
| 33º | Caoa Chery Tiggo 5X | 20.159 |
| 34º | Toyota Hilux SW4 | 17.815 |
| 35º | Peugeot 208 | 17.709 |
| 36º | Volkswagen Taos | 17.569 |
| 37º | Jeep Commander | 16.745 |
| 38º | Honda City | 16.368 |
| 39º | Honda City Hatch | 15.473 |
| 40º | BYD Dolphin | 15.201 |
| 41º | Nissan Versa | 11.628 |
| 42º | Caoa Chery Tiggo 8 | 9.750 |
| 43º | Mitsubishi Eclipse Cross | 8.299 |
| 44º | Citroën C3 Aircross | 8.284 |
| 45º | Peugeot 2008 | 7.871 |
| 46º | GWM Ora 03 | 6.326 |
| 47º | Nissan Sentra | 6.014 |
| 48º | Honda ZR-V | 5.917 |
| 49º | Ford Territory | 5.631 |
| 50º | BYD King | 4.935 |

Mais uma vez a Fiat Strada foi a caminhonete mais vendida do Brasil. A mudança em 2024 foi a Volkswagen Saveiro ficar na segunda posição, que antes era alternada entre a Fiat Toro e a Toyota Hilux.
Em 2024 também teve o crescimento da Ford Ranger, que chegou a ficar perto de passar a Hilux em alguns meses. A Ram Rampage também melhorou o desempenho durante o ano.
Dentre as importadas, a mais vendida foi a Ford Maverick. A picape grande de maior sucesso segue sendo a Ram 2500, mas dentre as com motor V8 quem dominou foi a Chevrolet Silverado.
| Ranking | Modelo | Emplacamentos |
|---|---|---|
| 1º | Fiat Strada | 144.684 |
| 2º | Volkswagen Saveiro | 56.984 |
| 3º | Fiat Toro | 53.856 |
| 4º | Toyota Hilux | 50.010 |
| 5º | Ford Ranger | 31.860 |
| 6º | Chevrolet Montana | 27.724 |
| 7º | Chevrolet S10 | 27.402 |
| 8º | Ram Rampage | 23.619 |
| 9º | Renault Oroch | 12.883 |
| 10º | Mitsubishi L200 | 10.982 |
| 11º | Nissan Frontier | 9.258 |
| 12º | Volkswagen Amarok | 7.328 |
| 13º | Fiat Titano | 6.223 |
| 14º | Ford Maverick | 3.536 |
| 15º | Ram 2500 | 1.778 |
| 16º | Ram 3500 | 1.732 |
| 17º | Chevrolet Silverado | 1.277 |
| 18º | Ram 1500 | 1.231 |
| 19º | Ram Classic | 1.115 |
| 20º | Ford F-150 | 550 |
| 21º | Jeep Gladiator | 330 |
| 22º | BYD Shark | 313 |

De acordo com os dados da Fenabrave, o segmento que mais emplacou carros novos em 2024 foi o de SUVs. Ele representou por 48,22% dos carros novos no Brasil. Mas não há distinção entre o tamanho dos carros, como ocorre com outras carrocerias.
Na segunda posição ficaram os hatches compactos, com 28,57%, seguido pelos sedãs compactos, com 7,30%. Apenas o primeiro cresceu em comparação com 2023.
A marca que mais vendeu carros elétricos e híbridos no Brasil em 2024 foi a BYD. A GWM também passou a Toyota, que era a tradicional líder entre os híbridos.
Quando o assunto é veículos de carga, a situação muda. A Ford foi a marca que mais vendeu híbridos, com a Maverick. Já com elétricos a liderança foi da JAC, que possui uma gama completa de vans à bateria.
Não existem mais peruas pequenas novas disponíveis no Brasil, mas a Fenabrave contabilizou o emplacamento de 7 delas. Trata-se de carros que foram clonados e receberem placas novas ou de modelos antigos que estava com placa amarela e foram regularizados, a “líder” nesse segmento foi a Fiat Elba com 2 unidades.

No segmento de peruas grandes tivemos a Audi RS6 como a mais vendida. Ela também é a única perua nova disponível no Brasil e custa R$ 1.251.990. 81 pessoas compraram esse esportivo familiar de 630 cv.
A Minivan mais vendida foi a Chevrolet Spin, o que não é novidade. Mas na segunda posição estava a Kia Carnival com 225 emplacamentos, um crescimento enorme perto das 25 vendidas em 2023.
Outro carro que virou um líder incontestável em seu segmento foi o Porsche 911. Ele é o esportivo mais vendido no Brasil e com um volume alto para algo do gênero: 1.499 unidades.
O segundo esportivo mais vendido de 2024 foi o Porsche Boxster com 877 unidades, seguido pelo Ford Mustang com 672. Por pouco o 911 não vendeu mais que o Cayenne, que é o carro mais popular da marca alemã no Brasil.

O ano de 2024 foi marcado pelo fim do Chevrolet Cruze hatch, deixando apenas importados nesse segmento. O mais vendido foi o Audi A3, com 346 unidades, o médio da gravatinha ficou atrás com 179 carros.
Na terceira posição ficou o esportivo Honda Civic Type R, com 104 emplacamentos. Ele superou com uma fola o rival Toyota GR Corolla, que emplacou 60 unidades.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|