Carros mais vendidos de dezembro: Chevrolet se consolida como líder
A Chevrolet passou maior parte de 2021 com a produção de seus carros mais vendidos suspensa, agora está tirando o atraso
A Chevrolet passou maior parte de 2021 com a produção de seus carros mais vendidos suspensa, agora está tirando o atraso
Em novembro a Chevrolet interrompeu a maré de boas vendas da Fiat. Em dezembro não foi diferente, o fabricante estadunidense aumentou sua vantagem na lista dos carros mais vendidos. Mesmo com novidades, os italianos não conseguiram segurar o retorno da Chevrolet.
Os modelos da Fiat perderam algumas posições no ranking da Fenabrave, mas a picape Strada continua dominando entre os comerciais leves. Uma novidades que podemos acompanhar com mais precisão é o Pulse, que está tendo seu primeiro mês “cheio” desde o lançamento.
VEJA TAMBÉM:
Aparentemente, o Chevrolet Onix voltou para ficar no topo do ranking. O hatch emplacou 11.529 e foi seguido de sua versão sedã no ranking, o Onix Plus. Em terceiro lugar veio o Volkswagen Gol, que fez repetir o pódio de novembro.
O Tracker foi o SUV mais vendido de dezembro e ultrapassou o Hyundai HB20. Já o Fiat Argo, que figurou como líder em alguns meses, foi parar na 14ª colocação. O carro da fábrica italiana mais bem colocado foi o Cronos, em 13º.
O novíssimo Pulse parece estar agradando ao público: ultrapassou o Jeep Renegade e está próximo do Argo em vendas. Seu concorrente direto, o Volkswagen Nivus, amarga na 30ª colocação.
Ranking | Modelo | Emplacamentos |
---|---|---|
1º | Chevrolet Onix | 11.529 |
2º | Chevrolet Onix Plus | 9.105 |
3º | Volkswagen Gol | 8.329 |
4º | Chevrolet Tracker | 7.936 |
5º | Hyundai HB20 | 7.926 |
6º | Renault Kwid | 6.775 |
7º | Jeep Compass | 6.668 |
8º | Volkswagen T-Cross | 6.574 |
9º | Hyundai Creta | 6.038 |
10º | Toyota Corolla | 4.922 |
11º | Volkswagen Voyage | 4.588 |
12º | Toyota Corolla Cross | 4.581 |
13º | Fiat Cronos | 4.535 |
14º | Fiat Argo | 4.509 |
15º | Fiat Pulse | 4.432 |
16º | Jeep Renegade | 4.293 |
17º | Honda HR-V | 3.696 |
18º | Hyundai HB20S | 2.876 |
19º | Fiat Mobi | 2.744 |
20º | Citroën C4 Cactus | 2.721 |
21º | Nissan Kicks | 2.578 |
22º | Jeep Commander | 2.185 |
23º | Fiat Siena | 2.138 |
24º | Peugeot 208 | 1.814 |
25º | Renault Duster | 1.803 |
26º | Honda Civic | 1.697 |
27º | Toyota Hilux SW4 | 1.568 |
28º | Chevrolet Spin | 1.538 |
29º | Toyota Yaris Hatchback | 1.538 |
30º | Volkswagen Nivus | 1.508 |
31º | Volkswagen Taos | 1.462 |
32º | Peugeot 2008 | 1.325 |
33º | Caoa Chery Tiggo 8 | 1.272 |
34º | Nissan Versa | 1.264 |
35º | Renault Captur | 1.146 |
36º | Fiat Uno | 1.135 |
37º | Honda WR-V | 1.096 |
38º | Chevrolet Cruze Sedan | 961 |
39º | Caoa Chery Tiggo 5X | 899 |
40º | Renault Logan | 874 |
41º | Caoa Chery Tiggo 3X | 825 |
42º | Toyota Yaris Sedan | 808 |
43º | Renault Sandero | 776 |
44º | Volkswagen Virtus | 770 |
45º | Volvo XC40 | 620 |
46º | Mercedes-Benz GLB | 485 |
47º | Honda Fit | 430 |
48º | BMW 320i | 362 |
49º | BMW X1 | 348 |
50º | Caoa Chery Arrizo 6 | 330 |
A Fiat Strada ser o comercial leve mais vendido não é mais novidade. A mudança que ocorreu no ranking dessa categoria foi a Toyota Hilux pegar a segunda colocação da Toro. A picape médio-compacta da Fiat ficou em terceiro lugar, com uma diferença grande para a quarta colocada — a Volkswagen Saveiro.
No mundo das picapes médias, a eterna vice, Chevrolet S10, foi passada pela Ford Ranger. Atrás da dupla estadunidense está a Mitsubishi L200 e a Volkswagen Amarok.
Ranking | Modelo | Emplacamentos |
---|---|---|
1º | Fiat Strada | 9.060 |
2º | Toyota Hilux | 5.408 |
3º | Fiat Toro | 5.139 |
4º | Volkswagen Saveiro | 2.554 |
5º | Ford Ranger | 2.289 |
6º | Chevrolet S10 | 2.221 |
7º | Mitsubishi L200 | 1.561 |
8º | Volkswagen Amarok | 1.408 |
9º | Nissan Frontier | 1.402 |
10º | Renault Oroch | 1.390 |
11º | Renault Master | 1.346 |
12º | Fiat Fiorino | 1.162 |
13º | Fiat Ducato | 376 |
14º | Peugeot Expert | 308 |
15º | Citroën Jumpy | 303 |
16º | Volkswagen Express | 278 |
17º | Kia K2500 | 223 |
18º | Iveco Daily 35-150 | 189 |
19º | Hyundai HR | 168 |
20º | Fiat Dobló | 97 |
21º | Mercedes-Benz Sprinter 416 | 88 |
22º | Iveco Daily 30-130 | 79 |
23º | Citroën Jumper | 60 |
24º | Mercedes-Benz Sprinter 314 | 56 |
25º | RAM 2500 | 38 |
Analisando apenas os SUV é possível notar que a categoria dos compactos é bastante disputada entre o Chevrolet Tracker, o Volkswagen T-Cross e o Hyundai Creta. O Jeep Renegade está em baixa, fato que deverá ser revertido em breve com a motorização 1.3 turbo.
Nos SUV médios o Jeep Compass lidera com folga. O Toyota Corolla Cross fica atrás com vendas estáveis graças ao público fiel da marca, enquanto o Volkswagen Taos continua sendo um mero coadjuvante.
Na categoria dos SUV de sete lugares, o Jeep Commander conseguiu a liderança. O Toyota SW4 não fica longe, apesar do preço mais alto e da concepção diferente. Interessante notar que o Caoa Chery Tiggo 8 não faz feio nas vendas, e ainda consegue ser o veículo mais vendido da marca.
Ranking | Modelo | Emplacamentos |
---|---|---|
1º | Chevrolet Tracker | 7.936 |
2º | Jeep Compass | 6.668 |
3º | Volkswagen T-Cross | 6.574 |
4º | Hyundai Creta | 6.038 |
5º | Toyota Corolla Cross | 4.581 |
6º | Fiat Pulse | 4.432 |
7º | Jeep Renegade | 4.293 |
8º | Honda HR-V | 3.696 |
9º | Citroën C4 Cactus | 2.721 |
10º | Nissan Kicks | 2.578 |
11º | Jeep Commander | 2.185 |
12º | Renault Duster | 1.803 |
13º | Toyota Hilux SW4 | 1.568 |
14º | Volkswagen Nivus | 1.508 |
15º | Volkswagen Taos | 1.462 |
16º | Peugeot 2008 | 1.325 |
17º | Caoa Chery Tiggo 8 | 1.272 |
18º | Renault Captur | 1.146 |
19º | Honda WR-V | 1.096 |
20º | Caoa Chery Tiggo 5X | 899 |
Enquanto a Chevrolet estava “fora de cena” devido a interrupção na produção de seus líderes de mercado, a Volkswagen possuía uma participação maior no mercado de carros de passeio enquanto a Fiat ficava próxima. Os italianos eram os líderes disparados dos comerciais leves graças a Strada.
Em dezembro a Chevrolet dominou o mercado de carros de passeio, com 20,14% do mercado. Em segundo está a Volkswagen com 15,17% e em terceiro a Fiat com 12,57%. Nos comerciais leves não existe competição para a Fiat: 42,33% do mercado é dela. Em segundo está a Toyota, com 14,46%.
Somando carros de passeio com comerciais leves, a Fiat lidera com uma diferença pequena para a Chevrolet. A Volkswagen fica na terceira posição, seguida pela Toyota e pela Hyundai.
Ranking | Marca | Emplacamentos | Participação |
---|---|---|---|
1º | Fiat | 35.461 | 18,32% |
2º | Chevrolet | 33.684 | 17,40% |
3º | Volkswagen | 27.657 | 14,29% |
4º | Toyota | 18.882 | 9,76% |
5º | Hyundai | 17.213 | 8,89% |
6º | Renault | 14.123 | 7,30% |
7º | Jeep | 13.168 | 6,80% |
8º | Honda | 7.127 | 3,68% |
9º | Nissan | 5.472 | 2,83% |
10º | Caoa Chery | 3.699 | 1,91% |
11º | Peugeot | 3.506 | 1,81% |
12º | Citroen | 3.087 | 1,59% |
13º | Ford | 2.620 | 1,35% |
14º | Mitsubishi | 2.056 | 1,06% |
15º | BMW | 1.134 | 0,59% |
16º | Volvo | 833 | 0,43% |
17º | Mercedes-Benz | 752 | 0,39% |
18º | Land Rover | 575 | 0,30% |
19º | Audi | 513 | 0,27% |
20º | Kia | 501 | 0,26% |
21º | Iveco | 310 | 0,16% |
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Onix retomando liderança e Onix Plus em segundo lugar: normal. Esse modelos continuam sendo os com melhor relação custo X benefício.