O mês de julho foi marcado por um crescimento considerável nos emplacamentos, mas alguns lançamentos não foram tão bem
O mês de julho foi marcado por um crescimento considerável nas vendas de carros novos no Brasil: 13,75% maior que o mês anterior. O mais vendido foi, mais uma vez, o Volkswagen Polo.
No total foram emplacados 229.948 veículos novos em julho, com a Fiat liderando com 22,01% do mercado. A Volkswagen é líder nos segmentos de hatches, SUVs e sedãs, mas na somatória total fica na segunda posição com 18,1% de participação. Chevrolet fica em terceira, com 10,83% e a Toyota fica na quarta posição com 7,52%.
VEJA TAMBÉM:
Nesse mês usamos os dados fornecidos pela consultoria K.LUME. Ela fornece uma lista maior de emplacamentos e separa alguns modelos que costumam ser contabilizados juntos, como os BYD Song Plus e Song Pro. Selecionamos o top 100 para poder ver o desempenho de alguns lançamentos.
O segundo carro mais vendido de julho foi a Fiat Strada, com uma diferença pequena para o Polo. A picapinha produzida em Betim (MG) ainda é a líder no acumulado de 2025.
A terceira posição é ocupada por outro Fiat, o Argo, que é seguido pelo Volkswagen T-Cross. Na quinta posição está o Mobi. O top 5 possui três modelos da Fiat e dois da VW.
Essa dobradinha é interrompida nas posições seguintes da lista dos carros mais vendidos do Brasil, com Hyundai, Chevrolet e Nissan completando o top 10. O Corolla Cross, que está na nona colocação, é o carro médio de maior sucesso.
Julho foi o primeiro mês “cheio” de venda do Volkswagen Tera desde seu lançamento. Apesar de todo alarde com sua estreia, o SUV compacto ficou na 24ª posição, atrás do rival Fiat Pulse e perdendo até para os irmãos Nivus e T-Cross.
Uma novidade que não deu para medir com precisão o sucesso é o Nissan Kicks. Como a geração antiga não ganhou o sobrenome “Play” no documento, os dados de emplacamentos juntam as duas. O volume de vendas dele cresceu cerca de 2 mil unidades sobre junho, o que dá uma pista de como está as vendas.
O carro elétrico mais vendido segue sendo o BYD Dolphin Mini. Já o veículo exclusivamente híbrido mais emplacado é o GWM Haval H6, com uma vantagem de 1.169 unidades sobre o rival BYD Song Plus.
A marca nova que está indo melhor no ranking dos carros mais vendidos do Brasil é a Jaecoo. O SUV J7 emplacou 620 unidades e ficou na 62ª colocação. Já o GAC GS4 ficou na 70ª posição, com 367 unidades vendidas.
Esses modelos venderam um volume bem maior que os puramente elétricos de suas respectivas marcas. Isso aponta que o caminho para o sucesso da eletrificação no Brasil ainda é apostar em híbridos. Ate mesmo os BYD Yuan Plus e Pro, que são elétricos, vendem bem abaixo dos similares híbridos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |