Carros mais vendidos no primeiro semestre: Onix segue liderando
O primeiro semestre foi marcado por alguns percalços, como fábricas fechadas, mas ainda assim o volume foi maior que no mesmo período de 2022
O primeiro semestre foi marcado por alguns percalços, como fábricas fechadas, mas ainda assim o volume foi maior que no mesmo período de 2022
O primeiro semestre de 2023 fechou em situação melhor que o mesmo período de 2022: 142.017 carros foram emplacados, contra 133.566 do ano anterior, um crescimento de 7,37%. Liderando a lista dos carros mais vendidos está o Chevrolet Onix.
Como o aumento nos emplacamentos do Volkswagen Polo veio de forma tardia no semestre, ele ainda está em segundo carro mais vendido. O Onix Plus ficou na terceira posição, seguido pelo Hyundai HB20 e pelo VW T-Cross.
VEJA TAMBÉM:
Dentre os estreantes de 2023, temos o GWM Haval H6 conseguindo emplacar 2.162 unidades. Isso o coloca à frente de carros tradicionais no mercado, como o Chevrolet Equinox, e à frente de seu rival BYD Song Plus.
O Nissan Sentra estreou a nova geração em 2023, mas não chegou perto de incomodar o Toyota Corolla — sedan médio mais vendido do Brasil. Suas 1.953 unidades no semestre são menos que o rival vende por mês. Ainda assim, ficou à frente do Volkswagen Jetta, do Chevrolet Cruze, do Caoa Chery Arrizo 6 e do Honda Civic.
Ranking | Carro | Emplacamentos |
---|---|---|
1º | Chevrolet Onix | 44.110 |
2º | Volkswagen Polo | 37.722 |
3º | Chevrolet Onix Plus | 35.726 |
4º | Hyundai HB20 | 34.002 |
5º | Volkswagen T-Cross | 32.035 |
6º | Fiat Argo | 31.920 |
7º | Fiat Mobi | 30.442 |
8º | Jeep Compass | 30.350 |
9º | Hyundai Creta | 29.948 |
10º | Chevrolet Tracker | 28.964 |
11º | Renault Kwid | 26.646 |
12º | Jeep Renegade | 22.322 |
13º | Nissan Kicks | 22.062 |
14º | Toyota Corolla Cross | 21.483 |
15º | Fiat Pulse | 21.444 |
16º | Volkswagen Nivus | 20.877 |
17º | Honda HR-V | 20.544 |
18º | Toyota Corolla | 19.852 |
19º | Fiat Cronos | 19.195 |
20º | Fiat Fastback | 17.497 |
21º | Toyota Yaris Hatch | 11.880 |
22º | Peugeot 208 | 11.546 |
23º | Citroën C3 | 11.338 |
24º | Renault Duster | 10.773 |
25º | Jeep Commander | 10.511 |
26º | Volkswagen Virtus | 9.689 |
27º | Hyundai HB20S | 9.499 |
28º | Chevrolet Spin | 8.591 |
29º | Toyota Hilux Sw4 | 6.871 |
30º | Honda City Hatch | 6.640 |
31º | Honda City | 6.597 |
32º | Volkswagen Taos | 6.429 |
33º | Toyota Yaris Sedan | 6.057 |
34º | Volkswagen Gol | 5.931 |
35º | Caoa Chery Tiggo 5X | 3.797 |
36º | Caoa Chery Tiggo 8 | 3.714 |
37º | Nissan Versa | 3.572 |
38º | Renault Sandero | 3.559 |
39º | Caoa Chery Tiggo 7 | 2.679 |
40º | BMW 320i | 2.293 |
41º | Volvo XC60 | 2.208 |
42º | GWM Haval H6 | 2.162 |
43º | Volkswagen Voyage | 2.068 |
44º | Nissan Sentra | 1.953 |
45º | Chevrolet Equinox | 1.893 |
46º | Citroen C4 Cactus | 1.831 |
47º | BMW X1 | 1.601 |
48º | Mitsubishi Eclipse Cross | 1.418 |
49º | Renault Logan | 1.366 |
50º | BYD Song Plus | 1.096 |
No ranking por marcas, o primeiro semestre de 2023 foi liderado pela Chevrolet. Mas a diferença dela para a Fiat foi apertada: apenas 0,07% de diferença. A Volkswagen ficou na terceira colocação.
Uma surpresa nos dados dos carros mais vendidos no primeiro semestre de 2023 foi o crescimento em 15,5% do volume de carros 1.0 quando comparado com 2022. Veículos com motor entre 1.0 e 2.0 diminuíram em 1,13%.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Eduardo, corrija os números do seu texto. Não batem com os números da lista. Quanto às caminhonetes (deixo picape pra turma mais nova), devem ser incluídas. Senão, Eduardo, vai parecer que você quis dar destaque à GM e sua marca Chevrolet.
Como jornalista profissional e economista não entendo e continuarei não entendendo estas listas de mais vendidos. Alguém na imprensa automotiva vai ter que adotar uma medida revolucionária e corrigir isso. Os veículos de uso pelo cidadão comum se dividem em 4 categorias: hatches, sedans, SUVs e pick-ups. Então, as listas de mais vendidos deveriam ser 4 listas. Esta aí mostrada no site mistura hatches, sedans e SUVs mas não contempla as pick-ups. O que é absurdo, porque existem vários SUVs e sedans maiores que as pick-ups disponíveis em nosso mercado. Então, ou fazem 4 listas de mais vendidos, o que jornalisticamente e economicamente é mais lógico (no sentido de lógica que Descartes dá a este termo), ou então fazem uma lista única que contempla todos os 4 tipos de veículos comprados pelos cidadãos comuns. Agora, esta lista meia-boca que exclui as pick-ups não vale. Não tem lógica. Pois há muitas pick-ups com caçambinhas que são usadas como automóveis familiares (Strada, Oroch…) e são menores que muitos sedans e SUVs.
Ué… Strada com aquela caçamba da Barbie também é picape?
Pela lógica estrita, veículo que tem caçamba e não é caminhão, é pick-up.
Analisando esses índices percebemos como brasileiro é trouxa mesmo, paga mais de 80k numa b@sta de um Polo pelado 1.0.
Ônix e Ônix Plus disparados na frente, sem dúvida os melhores custo-benefício do mercado brasileiro.
Olá,
Na minha opinião de acordo com o índice, o Brasil está dotado de defasagem financeira por a maior venda de veículos seja “popular”. Muito triste!!!!
Ué, picape deixou de ser carro desde quando:) ?
Tambem queria saber, de longe a Strada ta na frente, não faz o minimo sentido essa lista.
Devia ser lista única, incluindo hatches, sedans, SUVs e pick-ups ou então 4 listas. Uma para cada tipo de carroceria. Simples assim. Mas vá convencer jornalista que não passou por Faculdade de Jornalismo a respeito de lógica cartesiana…