Carros mais vendidos: venda direta carrega mercado em fevereiro
Com quase 174 mil unidades licenciadas, mercado compensa falta de dias no calendário graças às vendas diretas; Strada foi o carro mais vendido
Com quase 174 mil unidades licenciadas, mercado compensa falta de dias no calendário graças às vendas diretas; Strada foi o carro mais vendido
Pelo visto o aumento da Taxa Básica de Juros (Selic) ainda não foi sentida pelo mercado automotivo. Uma prova está no número de emplacamentos em fevereiro. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram licenciados 173.837 automóveis de passeio e comerciais leves em fevereiro. Os dois carros mais vendidos corresponderam a mais de 10% dos registros.
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O número corresponde a uma alta de 8,75% sobre janeiro e 11,97% sobre o mesmo período de 2024, quando a taxa de juros estava dois pontos percentuais mais branda (11,25% ao ano). No acumulado dos dois primeiros meses do ano, a elevação é de 8,59%.
Mas o bom desempenho não mostra que o consumidor brasileiro está confiante em comprar um carro novo. Na verdade, quase metade dos emplacamentos de fevereiro tiveram frotistas e locadoras como compradores. Ou seja, clientes com poder de compra para fazer grandes pedidos e que passam por cima dos humores do Banco Central.
Por outro lado, a venda de caminhões anotou retração de 4,56% em fevereiro, com 8.752 unidades emplacadas. Por outro lado, o registro de ônibus não seguiu a tendência do mercado e fechou fevereiro com 8,4% de alta, enquanto o mercado de duas rodas anotou elevação de 2,06%.
Entre os carros mais vendidos de fevereiro, a Fiat Strada manteve sua inabalável liderança. A picape italiana anotou 10.266 licenciamentos no período.
Na segunda posição, o Volkswagen Polo registrou 7.961 emplacamentos. Mas quem chamou atenção foi o T-Cross. O SUV alemão (que é líder entre os utilitários) assumiu o terceiro lugar, desbancando hatches como Onix e HB20, que sempre disputaram o pódio.
O quarto modelo mais emplacado em fevereiro foi o Fiat Argo, com 6.307 registros. Já o Mobi fechou o mês na quinta posição, com 5.549 licenciamentos.
Posição | Modelo | Volume |
---|---|---|
1º | Fiat Strada | 10.266 |
2º | Volkswagen Polo | 7.961 |
3º | Volkswagen T-Cross | 6.555 |
4º | Fiat Argo | 6.307 |
5º | Fiat Mobi | 5.549 |
6º | Toyota Corolla Cross | 5.351 |
7º | Hyundai Creta | 4.962 |
8º | Renault Kwid | 4.908 |
9º | Honda HR-V | 4.792 |
10º | Chevrolet Onix | 4.715 |
Em fevereiro as vendas diretas corresponderam 47,4% dos licenciamentos. As negociações entre pessoas jurídicas ajudaram no desempenho dos mais vendidos. Para se ter uma ideia, dos 5.549 unidades emplacadas do Fiat Mobi, 5.051 foram na modalidade direta.
Ou seja, o carrinho basicamente foi vendido para frotistas e locadoras. Menos de 500 carros foram destinados ao consumidor comum. No caso do Kwid, foram 4.620 unidades destinadas à venda direta e apenas 288 vendidas para pessoas físicas.
A mesma dinâmica se aplica ao Argo. Dos 6.307 licenciamentos contabilizados em fevereiro, 4.605 foram para venda direta. O consumidor comum levou para garagem outros 1.702 carros.
Por outro lado, o modelo com menor dependência das vendas diretas no mês passado foi o Hyundai Creta. O SUV sul-coreano foi líder de vendas no modo varejo (pessoa física) em 2024 e mantém a performance em 2025. Em fevereiro, dos 4.962 unidades emplacadas, apenas 442 foram para venda direta. Ou seja, menos de 10% do volume.
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