Carros que não podem usar reboque: entenda o motivo
Acessório muito procurado pelos brasileiros - muitas vezes por estética ou para 'proteção' - não pode ser usado em alguns modelos
Acessório muito procurado pelos brasileiros - muitas vezes por estética ou para 'proteção' - não pode ser usado em alguns modelos
O engate de reboque ainda é um acessório muito popular no Brasil, mesmo com a maioria dos usuários comprando sem ter necessidade de puxar uma carretinha. Mas quem lê o manual do carro pode ter notado que em alguns modelos trazem um aviso dizendo que não podem usá-lo.
Essa recomendação existe, pois alguns carros simplesmente não foram projetados para poder rebocar. O engate vai fixado diretamente ao monobloco, isso precisa ser feito em um local apropriado e já reforçado. Em carros que é permitido a oepração existe uma indicação no manual do local onde o acessório deve ser preso.
VEJA TAMBÉM:
Os fabricantes devem informar para o Detran e no manual se o carro é homologado ou não para rebocar. Caso seja, é preciso indicar a capacidade máxima de tração. O peso bruto total da composição (carro e reboque, ambos com carga máxima) não pode passar de 3.500 kg.
Em geral, carros com projeto europeu costumam ser homologados para rebocar, pois viajar com um trailer é um hobby comum no continente. Já modelos com origem asiática não contam com tal capacidade. Mas isso não é regra.
Os carros da Fiat, incluindo o urbano Mobi, trazem alguma capacidade de reboque. Caminhonetes e SUVs tradicionais, aqueles que não são derivados de carros de passeio, também são homologados para ter engate.
Existem muitos carros equipados com o engate nas ruas brasileiras, mas ver um puxando carretinha é raridade. O que popularizou o acessório foi o mito de que ele protege o para-choque de pequenos impactos ou até mesmo “assusta” o motorista que vem atrás.
Em tese, o engate realmente pode proteger o para-choque em uma batida leve, mas ele irá causar danos bem maiores. Como o engate vai preso diretamente ao monobloco (ou chassi no caso de picapes e alguns SUVs), o impacto da batida recebido pelo acessório será transmitido diretamente a estrutura do carro.
Ou seja, o para-choque não irá amassar, mas o carro poderá ter o monobloco trincado ou empenado. É preciso lembrar que a função do para-choque é justamente absorver choques para proteger o veículo.
O engate irá passar a energia do impacto para a estrutura do carro, por menor que seja. E com a repetição dos impactos, o aço irá se danificar. É só pensar em como é possível quebrar um clip de papel apenas dobrando-o repetidamente.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Comprei um golf 2001 1.6 ele é liberado pra puxar reboque? Alguém sabe por lei? Obrigado!
Serve de aviso, bom lembrar os motivos reais pra adquirir um carro, vai usar para levar alguma carretinha ou trailer, logo é bom investigar sobre a capacidade de reboque e o peso que vai puxar, assim evita multas e acidentes. Nesse artigo poderia ter uma tabela com as marcas, modelos e capacidades, mas tá valendo, parabéns…
Cacete todo mundo só fala nesse maldito corrolla quero saber de carros mais rodados tenho um pálio eekend stile 99/00 106 CV e tenho engate já meu filho tem um gol 2015 1.0 se esse pode ou não
Me pararam na rs40 me multaram por ter o engate de reboque e o agente rodoviário disse que o Siena 1.0 não pode ter engate de reboque muito menos puxar carretinha oque eu faço agora?
Paguei a multa….
que engraçado. Se não não pode usar, como que tem reboque pra vender para o modelo?
Nissan Sentra pode. Errônea a afirmação da matéria que todos os NIssans exceto a Frontier> Manual do Sentra 2013 afirma na página 5-18 : “Não reboque um trailer durante os primeiros 800km (500 milhas)”. Após essa kilometragem pode.
Esse papo de que engate para estética ou proteção danifica o monobloco do carro ao tomar uma batida é mito, não procede. O engate de reboque tem uma resistência muito menor comparado a resistencia do monobloco, a espessura do aço é menor. Portanto, no caso de uma batida o que vai acontecer é o engate entornar ou quebrar, mas nada vai acontecer com o monobloco do carro. Só iria transferir a carga da batida se o engate fosse 2x mais resistente que o próprio chassis do carro, isso não existe. Isso claro, falando de uma batida pequena, obviamente um grande impacto danificaria tudo, mas isso indepentente de ter ou não engate instalado. Trabalho a 20 anos com instalação de engates e reparo para seguradoras e nunca vi nenhum carro danificado por culpa do engate, assim como nunca vi nenhuma seguradora negar seguro por conta do engate. Na minha opinião, o motivo de alguns modelos não poder ter engate se dá pelo motivo de economia na construção do carro, onde não bancam os testes devidos ou não gastam um pouco mais colocando um chassis mais preparado.
Estou querendo comprar um Corsa sedan, ele pode ter engate?
Tenho um Onix e não é permitido, porém preciso de uma carretinha para trabalhar e já vi Corsa sedan com engate.
É permitido ?
Desde já agradeço e fico no aguardo.
Obrigado e boa noite
Umabsurdo o HRV da Honda , um carro de mais de 100 mil reais com um estelionato de estepe e não pode tracionar um barquinho de pesca de 250 kg , carro para idiotas enganados
É mais uma pergunta. Tenho uma Blazer 1996 e não tenho o manual do veículo preciso saber se posso trafegar com o engate que foi instalado antes dessas mudanças na lei. Grato
VW TAOS não aceita reboque, página 181 do manual. Estava assinando o contrato de compra quando me veio a mente
minha necessidade básica de fim de ano, levar a carretinha de acampamento. E pimba, o vendedor não sabia a informação
o gerente não sabia, o chefe de mecânica não sabia e por fim, achei no manual.
Finalmente o gerente ligou na fábrica, realmente não aceita, e lá vem ele. “Mas não tem problema não, ninguém fiscaliza isso”.
O problema é que sim, em SC fiscalizam e tem outra, é motivo mais do que suficiente para negarem a garantia de motor e
caixa de câmbio como já há algumas dezenas de jurisprudência onde o fabricante ganhou a ação por negar a garantia, justamente
por haver engate no veículo.
PÁGINA 181 DO VW TAOS.
Condução com reboque
O veículo não está liberado para condução com reboque. Não deve ser instalado posteriormente um
dispositivo de reboque.
ATENÇÃO
A montagem de um dispositivo de reboque no veículo pode ocasionar acidentes e graves ferimentos
ao conduzir o veículo.
· Nunca montar um dispositivo de reboque no veículo.
Pode acrescentar a lista a Lifan X60 de 2012 a 2016, não consta capacidade de tração no manual delas.
O kwid já cai volante no colo do motorista,sai o eixo traseiro inteiro devido a chapa muito fina e solda mau feita agora já pensou colocar um engate vai partir no meio kkkk
Falou, Falou e não esclareceu naaaada. Afinal pq não pode rebocar?
João, sugiro que leia novamente a matéria. Se ainda assim não entender, peça para alguém ler e explicar para você. Abraços.
É ridículo kkkkkkkkkk ,. um carro caixa de fósforo como o Mobi poder e o o ONix Plus não kkkkkkk ta de brincadeira , oohh GM ou vcs mudam esse conceito de “baratização” do carro ou vão perder mercado !!!!
ta na cara tudo a turma do apoio as multas
Interessante que o KWID não pode ter reboque e o meu peguei na concessionária com o reboque.
Que venha a multa.
Até os carros de hoje são Nutela….Brasília, passate, opala….praticamente todos os carros antigos puxavam até outro carro atrás.
Não existe essa limitação de 3500 quilos de PBTC. Esse parágrafo ficou sem sentido. Essa limitação está vinculada a CNH B, que acaba de cair. O PBTC da.CNH B está em 6000 quilos.
Acho que não, mas posso estar desatualizado.
A resolução 789 do Contran refere-se a categoria B que tem limite de PBTC de 3500 kg. Já a resolução 882/2021 aumentou a carga base para 6.000 kg com UM eixo, mas não diz nada sobre a CNH-B. Logo, se for entre 3.500 até 6.000 kg tem que ter CNH-D.
Antes havia limite de 3.500 kg para um eixo. Mas é muito raro haver carretinhas com apenas um eixo com capacidade maior que 2 tn. Em lanchas mesmo já fazem com 2 eixos para não ter problemas.