Carros com nomes de pessoa: 10 que podem ter RG
Existem vários motivos que as montadoras criam para dar nome aos seus carros, muitas vezes são de pessoas (direta ou indiretamente)
Existem vários motivos que as montadoras criam para dar nome aos seus carros, muitas vezes são de pessoas (direta ou indiretamente)
Nomes de carros sempre geram curiosidade. Existe uma diversidade tão grande que algumas montadoras já inventam o seu. Mas um tipo que é constante é usar nomes de pessoas.
Algumas vezes é acidental, as marcas homenageiam algo diferente que acontece de ser nome de pessoa em outro idioma. Listamos a seguir 10 carros que poderiam ter CPF e RG.
VEJA TAMBÉM:
A Tata anunciou com muita pompa em 2016 seu novo carro compacto, o Zika. Para o azar da marca indiana, uma epidemia do Zika virus estava ocorrendo na época. Por isso ela mudou o nome do hatch para Tiago, que foi escolhido por votação na internet.
O Chevrolet Orlando é um caso de carro com nome de pessoa por acidente. Ele homenageia a cidade de Orlando, no estado da Flórida nos EUA. Mas no Brasil é um nome que já foi popular no passado. Esse carro é uma minivan derivada do Cruze, uma irmã maior da nossa Spin.
A Lotus possui tradição em usar nomes iniciados com a letra E. O Elise foi o único com homenagem a uma pessoa: Elisa Artioli. Ela é neta de Romano Artioli, empresário que comprou a montadora britânica em 1993.
Os mais jovens lembram do Nissan Silvia como o esportivo dos anos 90, mas a sua carreira é longa e começou em 1965. O nome não veio bem de uma pessoa e sim da ninfa Sylvia, que servia a Diana, deusa romana da caça.
Assim como Orlando, a Fiat Elba homenageia um local que no Brasil também é usado como nome de pessoa. Elba é uma ilha na Itália, que fica no mar mediterrâneo.
A Alfa Romeo lançou a Giulietta em 1954 fazendo referência a famosa obra de Shakespeare. Sua sucessora na mercado foi a Giulia, um carro maio e que fez fama graças ao cupê Sprint GT.
No Brasil conhecemos esse carro como Renault Clio Sedan, em alguns mercados era Symbol, na Colômbia era Citius, porém na Europa central e no sudeste do continente se chamava Thalia. Sim, igual a atriz mexicana que estrelou a novela Maria do Bairro.
O Volkswagen Santana não usa nome de pessoa e sim de um vento, assim como o Passat e o Jetta. Porém em países de língua latina existe esse nome, que é uma junção de “Santa Ana”.
Contrariando a todas as expectativas, a suposta Ferrari F60 foi batizada de Enzo para homenagear o fundador da marca. A carroceria em fibra de carbono que pesa apenas 1.255 kg e o motor V12 aspirado em posição central honram bem o nome.
O nome da Subaru é em homenagem a constelação das Pleiades. Alcyone é o nome da estrela que brilha mais forte nesse conjunto e foi usado no Japão em dois carros topos de linha da marca. Em outros mercados eles se chamaram XT e SVX.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |