Retrospectiva 2024: muitos carros novos em agosto
Com 11 modelos novos chegando ao mercado, incluindo alguns face-lifts, o mês de agosto foi um dos mais movimentados de lançamentos
Com 11 modelos novos chegando ao mercado, incluindo alguns face-lifts, o mês de agosto foi um dos mais movimentados de lançamentos
A partir do mês de agosto as montadoras começaram a fazer muitos lançamentos, com a maioria deles sendo de carros relevantes. Esse mês foi um dos mais movimentados, contando com a estreia de 11 modelos novos ou de atualizações significativas.
VEJA TAMBÉM:
A segunda geração do Peugeot 2008 já era vendida no Brasil importada da Europa e com motor elétrico. Em agosto de 2024 teve o lançamento da versão latina, produzida na Argentina e com motor 1.0 turbo de três cilindros da Fiat.
O SUV compacto recebeu algumas mudanças para o nosso mercado, como o conjunto mecânico citado. No geral ele agradou por ter um bom porte, bom pacote de tecnologia e por ser gostoso de dirigir. Dentro da ampla gama de SUVs da Stellantis ele é a opção para quem procura um mais caprichado e esportivo.
O Citroën C3 foi lançado com o motor 1.0 aspirado Firefly e o antigo 1.6 EC5 da PSA. Esse segundo motor foi usado por conveniência, já que era parte do projeto desde o início, mas a Stellantis já trabalhava em colocar o 1.0 turbo Firefly para unificar a oferta de propulsores no grupo.
Esse três cilindros turbo chegou em agosto, apenas na versão You! Seu mote foi de ser o carro turbo mais barato do Brasil. Por ter 130 cv e pesar apenas1.115 kg, o hatch compacto surpreendeu sendo o 1.0 turbo mais rápido da Stellantis.
O SUV de 8 lugares da CAOA Chery, o Tiggo 8 Pro, foi reestilizado em agosto. Ele ganhou uma nova grade, o pacote ADAS Max Drive passou a vir de série e novos equipamentos foram incorporados.
Esse foi mais um lançamento da CAOA Chery com preço agressivo, estreando por R$ 188.888,88. Hoje já subiu para R$ 199.990. Ainda assim é bem menos que a Jeep cobra pelo Commander de entrada, seu principal rival.
Após a reestilização profunda que a Chevrolet promoveu na S10, deixando uma picape datada quase alinhada com as rivais modernas, foi criada uma expectativa com a Volkswagen Amarok. Porém os alemães foram mais comedidos na atualização de sua caminhonete.
A nova Amarok ganhou visual novo na dianteira, lanternas com nova disposição, novos desenhos de rodas, a central multimídia Composition Touch II da Saveiro, airbags de cortina e assistentes passivos de segurança. O carro apenas avisa que há risco de colisão ou que o motorista está saindo da faixa, não corrige.
O que foi mantido é o bom conjunto mecânico: motor V6 3.0 turbodiesel, com câmbio automático ZF de 8 marchas e tração integral permanente. A Amarok segue sendo a melhor caminhonete diesel para quem gosta de dirigir e seu desempenho é o melhor do segmento. E para os fãs isso foi suficiente, as vendas cresceram após a renovação.
A Lexus está com uma gama completa de carros híbridos no Brasil. O novo RX 450h+ foi o primeiro plug-in da marca por aqui, combinando um motor 2.5 aspirado com dois elétricos para entregar 308 cv.
A autonomia em modo elétrico fica em 56 km e o comprador recebe um wallbox da WEG junto do carro. O Lexus RX 450h+ já chegou no Brasil ganhando o premio de carro de luxo do ano.
A Jeep reestilizou sua dupla mais tradicional para a linha 2025, o jipe Wrangler e a picape Gladiator. Eles receberam grade redesenhada, câmera dianteira para trilhas e painel redesenhado. A mecânica não mudou.
A nova geração do Mercedes-AMG C63 foi alvo de muitas polêmicas em outros países e trouxe essa “treta” para o Brasil. Sai o motor V8 4.0 biturbo e entra um 2.0 turbo de quatro cilindros, que é auxiliado por um sistema híbrido plug-in.
O desempenho é superior ao do antecessor, mas os fãs da AMG são apaixonados pelos V8. Com isso foi iniciada uma disputa entre quem curte tecnologia e quem prefere a tradição.
Agora a Hyundai está no comando das importações e a CAOA ficou apenas auxiliando na produção de alguns modelos e cuidando de sua rede de concessionárias. O primeiro produto importado foi o SUV grande Palisade.
Esse modelo conta com três fileiras de assentos, interior caprichado e motor V6 aspirado. É uma alternativa para quem tem família grande e muito dinheiro. Ele também é sucessor do Veracruz, que foi vendido pela CAOA.
A Fiat viu a Volkswagen criar o Polo Robust, focado no agronegócio, e fez sua resposta. O Argo Endurance conta com motor 1.3 Firefly, suspensão mais alta e pacote de equipamentos que se resume a direção elétrica, ar-condicionado e vidros elétricos na dianteira.
Quem quiser mais equipamentos terá que pedir pelos opcionais. Um dos pacotes inclui até engate para reboque, demonstrando essa vocação para o trabalho.
A Kia está focando em eletrificação no Brasil, apenas o utilitário Bongo e a minivan Carnival não contam com ajuda de motores elétricos. O primeiro carro elétrico da marca por aqui foi o EV5, lançado em agosto.
Esse SUV já foi premiado em outros países por seu design e estreou no Brasil como uma opção para quem quer se destacar no trânsito. Sua autonomia de 402 km no padrão do Inmetro está em um bom patamar.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |