Estes 5 carros projetados no Brasil foram vendidos fora daqui

A indústria brasileira é capaz de projetar um carro por completo, isso é muito usado pela matriz das montadoras para economizar

volkswagen fox modelo europeu
O Brasil é muito usado pelas montadoras para criar carros novos (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 30/06/2024 às 09h02

Apesar de não existir uma montadora global com origem brasileira, as filiais locais das grandes montadoras já são autossuficientes pra desenvolver carros do zero. Alguns desses modelos projetados no Brasil ganharam o mundo e foram vendidos em outros países.

Não é possível traçar uma fórmula para julgar se os carros projetados no Brasil dão certo no exterior, ou não. Alguns foram fracassos, enquanto outros fizeram tanto sucesso que ganharam geração nova. Listamos alguns desses brasileiros imigrantes.

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1. Chevrolet Meriva

No início dos anos 2000 a moda eram as minivans. A Chevrolet do Brasil ficou com a tarefa de fazer a versão familiar da terceira geração do Corsa, que foi produzida na Europa pela Opel.

O desenho foi mostrado no Salão de Detroit de 2001 por meio do conceito Sabiá, que era uma picape futurista com a cara da Meriva. O desenho foi tão bem acertado que mudou pouco na versão de produção.

A Opel Meriva ganhou uma segunda geração que não tivemos no Brasil. Ela trazia portas com abertura invertida para os passageiros do banco traseiro, com premissa de facilitar o posicionamento de cadeirinhas infantis.

2. Volkswagen Fox

volkswagen fox
Versão de exportação recebeu diversas mudanças, mas o europeu ainda preferia o Lupo (Foto: Volkswagen | Divulgação)

O segmento de carros compactos é bastante concorrido e importante na Europa. O diminuto Volkswagen Lupo era um carro urbano bastante leve e com dinâmica bem resolvida. Ele criou uma legião de fãs por causa da economia e outra legião pelo desempenho da versão GTI.

A matriz usou o Fox para suceder esse carro de sucesso. O compacto projetado no Brasil possui bom espaço interno e desenho aclamado, porém o peso era elevado para seu porte.

Mesmo recebendo diversas mudanças para ser vendido na Europa, o Fox brasileiro não emplacou por lá. A VW só voltou a fazer sucesso nesse segmento com a chegada do Up, que possuía fórmula mais próxima a do Lupo.

3. Ford EcoSport

ford ecosport 2018 bege de frente em movimento modelo para o mercado europeu
A primeira geração agradou tanto a matriz que ela pediu para os brasileiros criarem a segunda geração para todo o globo (Foto: Ford | Divulgação)

A Ford do Brasil inventou o segmento de SUVs compactos derivados de carros. O EcoSport foi projetado sobre a base do Fiesta como alternativa a minivan Fusion europeia.

O desenho foi tão bem resolvido que chamou a atenção da matriz. O Brasil ficou encarregado de projetar uma segunda geração para ser vendida em todo o planeta.

O segundo EcoSport conseguiu boas vendas na Europa e nos EUA, falhou apenas na Índia, onde a Ford nunca conseguiu se dar bem. Uma terceira geração estava a caminho antes da montadora decidir encerrar a produção no Brasil. O sucessor indireto acabou sendo o Puma europeu.

4. Renault Sandero

renault sandero privilege 2007 azul frente parado em rua com casas antigas
Os romenos criaram um sedã simples, os brasileiros colocaram um tempero a mais no hatch (Foto: Renault | Divulgação)

O nosso conhecido Renault Logan é um projeto da Dacia. Ele nasceu para ser o carro mais barato da Europa, para isso ele tinha vidros laterais planos, retrovisores idênticos e linhas extremamente simples, que facilitam na hora de produzir.

A Renault do Brasil criou o hatchback Sandero e tentou colocar um desenho mais bem trabalhado sem aumentar os custos. O carro trazia faróis maiores, porém com apenas um refletor e alguns vincos a mais nas portas e no capô que davam visual mais esportivo.

O Sandero foi vendido na Europa pela Dacia e fez sucesso por lá. O desenho mais bem trabalhado disfarçava melhor que o carro era de baixo custo. As gerações seguintes foram projetadas na Europa, já com um desenho menos simplista que o conceito original do Logan.

5. Opel Astra Sedan

opel astra sedan h 2007 prata traseira
O desenho brasileiro do Vectra foi para a Europa ser usado no Astra (Foto: Opel | Divulgação)

A Chevrolet do Brasil projetou a terceira geração do Vectra com desenho inspirado no Astra de terceira geração e plataforma do Astra de segunda geração. Esse carro foi vendido apenas na América Latina.

Os europeus pegaram esse desenho brasileiro bem resolvido para o Opel Astra Sedan produzido na Polônia. Essa versão estrangeira estreou dois anos após o Vectra brasileiro.

Esse sedã não faz sucesso na Europa como aqui, ele foi oferecido apenas com motores 1.6 16v ou 1.8 16v Família 1 a gasolina, ou o 1.3 turbodiesel da Fiat. Os níveis de acabamento eram alinhados com versões intermediárias do Astra hatch.

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1 Comentário
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Maurício Brisolara 30 de junho de 2024

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