Carros que fazem 20 km por litro, mito ou verdade?
Até dá para atingir esse consumo, mas trabalhamos com dados oficiais seguindo a metodologia do Inmetro para ser mais justos
Até dá para atingir esse consumo, mas trabalhamos com dados oficiais seguindo a metodologia do Inmetro para ser mais justos
O brasileiro sempre deu muito valor a economia de combustível. O motor CHT, por exemplo, não era um primor de desempenho mas ainda é lembrado com carinho por gastar pouco. Muitos querem carros que fazem 20 km por litro, porém isso ainda não existe.
Bom, não existem na tabela do Inmetro, que publica médias de consumo com base em testes padronizados com fins comparativos. Alguns híbridos chegam bem perto, mas ainda não quebraram essa barreira mágica dos 20 km/l.
VEJA TAMBÉM:
É importante lembrar sempre que os testes do Inmetro não são um retrato da realidade. O morador de uma cidade com trânsito leve e mais plana irá gastar menos que o dado divulgado, enquanto o morador de uma metrópole engarrafada e cheia de subidas deverá gastar mais. Os dados servem para referência e comparação.
Ou seja, podem sim existir os carros que fazem 20 km por litro, basta as condições de rodagem serem favoráveis e o motorista ter pé leve. A foto que abre essa matéria foi um exemplo disso, durante o lançamento do Honda Accord Advanced Hybrid onde rodamos por estradas paulistas no modo de maior eficiência.
De acordo com o Inmetro, os cinco carros a seguir são os que chegam mais perto dos 20 km/l na metodologia oficial.
O Niro nasceu em 2016 para ser o mostruário de tecnologias eletrificadas da Kia. Na primeira geração ele era ofertado como híbrido tradicional, plug-in ou 100% elétrico.
Na segunda, e atual, geração seguiu com as mesmas ofertas de powertrain, porém ainda mais eficiente. Para o Brasil vem o híbrido tradicional, que alia um motor 1.6 aspirado com um elétrico. Em conjunto geram 141 cv e 27 kgfm, além de ser o carro mais econômico disponível no Brasil atualmente.
Enquanto o Kia Niro é um híbrido com visual mais moderno e esportivo, o Hyundai Kona HEV é o seu irmão com pegada mais aventureira. Seu conjunto mecânico é similar, com motor 1.6 aspirado e câmbio de dupla embreagem, mas perde em eficiência devido ao desenho parrudo.
Ele é um dos carros que quase fazem 20 km por litro, se as condições ajudarem é bem capaz de atingir esse número no computador de bordo. E por R$ 169.990, é um dos híbridos mais baratos do país.
O Toyota Corolla foi o primeiro carro híbrido nacional. Seu conjunto composto por um motor 1.8 aspirado e um elétrico é o mesmo que foi usado pelo Prius.
O formato convencional da carroceria faz ele ser menos eficiente, mas isso ajuda a ser mais bem aceito pelo público. Nos fóruns da internet não é difícil achar o dono de um Corolla se vangloriar do carro ter feito 20 km por litro, mostrando o potencial do sedã.
O Honda Civic deixou de ser nacional e agora vem apenas como importado. O sedã é ofertado apenas como híbrido, que usa o genial sistema E:HEV feito para aproveitar o melhor de cada motor.
Em baixas velocidades, o motor elétrico traciona o sedã enquanto o 2.0 a gasolina atua como gerador para a bateria. Em velocidades de rodovia ele é acoplado às rodas através de uma marcha direta, removendo as perdas mecânicas do câmbio.
A bateria é bem compacta, possui apenas 1,05 kWh de capacidade. Isso resulta num conjunto mais leve.
Se o Toyota Corolla sedã já é um fenômeno, seu SUV não seria diferente. Todo mês eles estão juntos no ranking de carros mais vendidos, com quase o mesmo número de emplacamentos.
O Corolla Cross Hybrid é o SUV médio mais econômico de seu segmento, superando até o Jeep Compass 4XE plug-in. Ele está mais longe do irmão sedã no fator “carro que faz 20 por litro” por causa de seu formato SUV. É o preço da moda.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Na verdade existe sim…. O Subaru vivio faz 20kml na cidade!!!! E chega a fazer até 25kml na estrada!!! Com um motor de 660 cilindradas….. Depois dele vem o Daihatsu cuore com 18kml na cidade e 22kml na estrada!!! Com o motor de 850. Cilindradas
No meu trajeto diário de trabalho, 90% rodoviário, com pista dupla, pouco trânsito, pé leve e paciência, consigo várias vezes médias acima dos 20km/l na gasolina no meu Peugeot 208 1.2 2017. O carro é fantástico na economia de combustível. Na volta que o trajeto tem mais descida cheguei a fazer 30 km/l, ficando a média do dia em cerca de 24 km/l. Hoje estou rodando no etanol fazendo médias diárias na faixa de 14 a 16 km/l, chegando a fazer 20 km/l no retorno. Médias aferidas no CB (muito preciso nesse carro) e validadas na bomba, onde já aconteceu de sair média melhor que a apresentada no painel. Além da manutenção preventiva rigorosamente em dia, combustível de qualidade, pneus bem calibrados, a forma de dirigir ajuda bastante. Mas sem a eficiência do carro não seria possível atingir esses números, eu fazia médias uns 40% inferiores no carro anterior.
Tinha um Clio 2013 que fez 24 km/l no trecho Florianópolis/ Porto Alegre. Tinha computador de bordo, cheguei em Porto Alegre e ninguém acreditou no consumo, poderia voltar pra Florianópolis e consumiria meio tanque no total.
Aqui em casa, o up! da patroa passa fácil dos 20km/l na estrada andando a 80km/h… Já fiz POA-Gramado com 24 a 25 km/l no inverno (sem uso do ac) várias vezes (aproximadamente 250 km’s ida e volta).
Poa litoral, estrada plana, sem ac também bate 25km/l… 2 pessoas, dog e malas… Muitas fotos do painel pra turma que duvida…
Uma lástima a VW ter parado de fabricar esse excelente veículo… era pra ser o 2º carro da família, mas considerando o consumo, tornou-se o daily car…