Carros que não têm correia dentada: veja 10 motores que usam corrente
Com o brasileiro ficando mais tempo com os carros aumenta a preocupação com itens de trocas regulares, a correia dentada é um exemplo
Com o brasileiro ficando mais tempo com os carros aumenta a preocupação com itens de trocas regulares, a correia dentada é um exemplo
Preocupação com baixa manutenção é uma constante na vida dos brasileiros. Carros que trazem complicações na mecânica ou que são caros de manter costumam fracassar no mercado. Um item que exige verificações e trocas periódicas é a correia dentada, motores que vem sem ela e utiliza corrente possuem um item a menos para fazer nas revisões.
A correia dentada liga o comando de válvulas ao virabrequim, tendo a importante função de sincronizar esses eixos rotativos. Caso arrebente, pode causar danos caríssimos ao motor. A corrente tem a mesma função, mas com uma durabilidade maior.
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Por ser feita de borracha, a correia dentada tem durabilidade limitada. Fatores externos como poeira e minério podem acelerar o desgaste. Uma correia nova também pode ser condenada por um esticador sem tensão. Existem as correias imersas em óleo, que prometem durar até mais de 200 mil km em alguns motores — porém também são sujeitas a fatores externos.
Caso você rode muito e não quer ter que se preocupar em ter que trocar correia dentada, listamos aqui cinco motores usados em carros usados populares no mercado que utilizam a corrente de comando.
O motor Zetec Rocam foi lançado no Brasil em 2000 para substituir o Endura-E, de projeto antigo. O Rocam foi projetado para o Brasil, era derivado do Zetec-SE europeu mas usava bloco de ferro fundido, comando simples no cabeçote e duas válvulas por cilindro.
Essas mudanças mostram a intenção de fazer o motor agradar às manias do brasileiro: 2 válvulas por cilindro ajudam a priorizar o torque em baixa e a corrente reduz a manutenção. O propulsor estreou no Ka e mais tarde foi adotado por Fiesta, Focus, Escort e EcoSport. O seu sucessor, o motor Sigma de 16 válvulas, usa correia dentada.
O Zetec Rocam é um motor robusto e simples de manter, mas ele possui um calcanhar de Aquiles: a válvula termostática de plástico trinca com o tempo e se ignorada pode fazer o motor ferver. A solução é trocar por outra que usa carcaça de alumínio.
O 2.0 Duratec também não utiliza correia dentada, os comando são acionados por corrente. Isso também vale para os 2.3 e 2.5 aspirados do Fusion e 2.0 EcoBoost do sedã, Bronco Sport e Maverick.
Dentre os importados, a Ford dá preferência a corrente de comando. O V8 5.0 Coyote, o V6 3.5 aspirado de Fusion e Edge, o V6 2.7 biturbo do Edge ST e o V6 3.0 biturbo da Ranger Raptor utilizam esse recurso.
Assim como o Rocam, o Firefly da Fiat foi projetado tendo o brasileiro em mente. Por isso ele traz duas válvulas por cilindro e corrente de comando mesmo sendo um projeto totalmente novo e feito em alumínio. Isso deixa ele mais barato que o antigo Fire na hora de manter, as revisões tabeladas são mais baratas.
Sua variante turbo, chamada de GSE, adiciona um cabeçote diferente com quatro válvulas por cilindro e sistema MultiAir, mas mantém a corrente de comando.
Além desses propulsores novos, o já aposentado E.Torq também utiliza a corrente. Esse motor foi feito em versões 1.6 e 1.8. O Palio e seus derivados, Punto, Linea, Toro, Doblo, Idea, Argo, Cronos e o Jeep Renegade usam esse propulsor.
A Renault conseguiu construir boa imagem de robustez no Brasil com Sandero, Logan e Duster. A troca dos antigos motores franceses pela nova família SCe em 2016 apenas melhorou isso, junto de um gás no desempenho. Uma das mudanças na troca de motor foi abandonar a correia dentada.
Esses motores novos, o 1.0 de 3 cilindros e o 1.6 de quatro cilindros, são de origem Nissan e também podem ser encontrados no March, Versa e Kicks.
O motor do Fluence tabém pode ser incluído, ele não faz parte da família SCe, mas também tem origem Nissan. Outro propulsor utilizado pelo fabricante francês que usa corrente de comando é o novo 1.3 turbo utilizado por Duster, Oroch e Captur.
Os japoneses são adeptos da corrente de comando. Todos os modelos nacionais da Toyota usam esse recurso no lugar da correia dentada. Ou seja, tanto os compactos Etios e Yaris quanto o médio Corolla não exigem preocupar com esse item a curto prazo.
Essa característica se estende para o resto da gama, os motores V6 e turbodiesel da Hilux também não usam correia dentada. Até mesmo os luxuosos carros da Lexus usam corrente.
Está atrás de um Fit, Civic ou CR-V? Pode ficar tranquilo que a troca da correia dentada não estará na lista de manutenções a fazer. A Honda, assim como a Toyota, é adepta da corrente de comando.
Uma atenção necessária com os motores da Honda é que muitos demandam regulagem da folga das válvulas periodicamente. É um serviço simples, mas que muitos esquecem de fazer. Outra complicação que pode encarecer as manutenções é o uso de duas velas por cilindro e bobinas individuais no Fit 1.4 de primeira geração.
O único carro da marca japonesa vendido no Brasil com correia dentada é o Accord quando equipado com motor V6. Esse propulsor foi atualizado para usar corrente em 2022, porém os carros que o utiliza não são importados para cá.
Os franceses parecem ser o oposto dos japoneses no que tange a forma que o comando de válvulas é acionado. Seus motores tradicionalmente usam a correia dentada. A exceção fica pelo motor 1.6 THP, que utiliza corrente. Isso pode ser uma herança da BMW, que desenvolveu o motor em conjunto com a PSA.
Ironicamente, existem relatos de folga nessa corrente do motor THP. Na hora que for comprar um usado confira isso.
Hoje a Peugeot e a Citroën adotam o já citado motor 1.0 Firefly da Fiat em seus compactos 208 e C3. Futuramente, os motores 1.0 turbo e o 1.3 aspirado dessa família poderão ser adotados pelos franceses. Já o 1.6 16v da PSA que resiste por mais alguns anos continua com a correia dentada.
Enquanto os motores TSI 1.0 da Volkswagen usam a correia banhada a óleo que promete durar mais que uma comum, o 2.0 TSI EA888 adota a corrente metálica. Esse propulsor é usado pelo Jetta 2.0 TSI e GLI, Golf GTI, Passat, CC e Tiguan.
Outro propulsor da Volkswagen a adotar a corrente no lugar da correia dentada é o cinco cilindros 2.5 usado pelo primeiro Jetta a ser importado ao Brasil. Esse motor foi projetado para os EUA, onde é comum rodar altas quilometragens com os carros. Esse tipo de uso favorece o uso da corrente.
Assim como as compatriotas Toyota e Honda, a Nissan faz todos os seus motores usando a corrente metálica. Desde o 1.0 do V-Drive ao 2.0 do Sentra é usado esse recurso para o acionamento das válvulas. A exceção fica pelo 1.0 16v usado pelos primeiros March, mas esse motor é na verdade da Renault.
A Mitsubishi é o ponto fora da curva dentre os fabricantes japoneses. A maioria de seus motores usam correia dentada, incluindo os V6. Porém o motor 2.0 4B1, usado pelo Lancer, ASX e Outlander, os carros mais populares da marca no Brasil, utiliza a corrente metálica.
As coreanas Hyundai e Kia usam os mesmos motores, sem existir um padrão sobre a forma de acionamento dos comandos de válvulas. Os motores 1.0 e 1.6, usado pelos compactos HB20, Rio e Picanto usam a corrente. O 2.0 de Creta, Elantra, Sportage e Cerato também utilizam a corrente.
Dentre os motores coreanos a utilizar a correia dentada temos o 2.0 usado pela primeira geração de Tucson e i30 e o novo 1.6 turbo do Kia Sportage (o utilizado pelo New Tucson nacional usa corrente).
A Chery utiliza motores de projeto próprio e os chineses parecem que seguem a filosofia dos japoneses: utilizar a corrente para tocar o comando de válvulas. Tanto o motor 1.5 turbo quanto o 1.6 turbo da marca usam de tal artifício.
Os motores antigos da marca, como o 1.1 do QQ, o 1.3 do Face e o 1.6 do Cielo, utilizam correia dentada.
Os motores da Chevrolet construíram boa fama de durabilidade e baixa manutenção no Brasil, mas os quatro cilindros de origem Opel sempre usaram correia dentada. Existem exceções na marca: o 1.4 turbo do Cruze e o 1.5 turbo do Equinox.
Outro motor da marca que usa corrente é o V6 de comando duplo no cabeçote, que estreou em 2005 no Omega e também foi utilizado pelo Captiva e Trailblazer.
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TENHO UM ONIX LTZ 2019 QUAL E A QUILOMETRAGEM CERTA PARA TROCAR A CORREIA DENTADA? UNS FALAM 150 KM OUTROS FALAM DE 40 A 50KM. PODERIAM ME AJUDAR ? MEU ONIX ESTA COM 40.000 KM RODADO
primeiro carro com corrente banhada em óleo, cabeçote com 2 comandos foi o alfa romeu 2000;e o segundo foi o corcel.
Como se explica que os carros da Toyota e Honda, abaixo dia antes de 2002, sendo que os motores antigos dessas duas fabricante de automóveis, usam correia dentada, então mais amigos, prestem muita atenção, antes de falar, confira às coisas primeiro. Corrente de comando no Brasil, começou a chegar depois dos anos 2007. Antes disso, a maioria dos carros eram correia dentada. Temos um carro muito antigo, que depois a Fiat comprou e mudou o sistema, os alfa Romeu 2300, usavam correntes nos motores, depois esses motores, pra quem não se lembra, Tempra 2.0-8v e 16v, usavam correia dentada. Vamos analisar direitinho. Hoje concordo plenamente com o sistema de correntes de comando nos motores, duram muito mais.
Tem muitos modelos esquecidos, Na Mitsubishi os motores 4 cilindros Diesel usam corrente no comando de válvula e bomba distribuidora ou bomba decalta pressão pa5a o Comon Rail. Nos motores diesel 4 e V6 da Kia também só corrente. Na Volkswagen a Amarok V6 também é corrente e na Ford a Range V6 usa um motor Ford Inglês com correia dentada no comando de válvula. Assim como os motores a Diesel da Land Rover que também usam correia dentada, inclusive o V6 é o.mesmo da Ford.
O motor VW TSI 1.0 não usa correia banhada no óleo e sim esta correia dentada funciona no seco, ao contrário do que está escrito nesta matéria!
Melhor, porque a correia em banho de óleo é outro problema porque o óleo tem de ter características específicas para não atacar a borracha. De outra maneira a borracha é bastante tolerante a pó, desde que não tenha vazamento de óleo nos retentores.
Toyota Corolla 2000/2001, dos primeiros fabricados (ou montados) aqui no Brasil também tinham acionamento dos dois eixos comando por correia dentada. A Toyota só mudou pra corrente nos modelos de 2002 para frente. E no Ford Corcel com motor de origem Renault, desde o primeiro até o Corcel II, o Del Rey e a Pampa com motor CHT, o acionamento é por corrente. Tive um Corcel I 1977 e tenho um Corcel II 1978 que nunca deram trabalho na corrente de comando.
Correia dentada teve várias justificativas para aplicação em motores. Ou por “ser mais silenciosa, ou mais fácil de substituir quando externa ao motor e apenas coberta por uma capa, ou mais barata do que a corrente”. Mas a “verdade” (até certo ponto) foi o custo de produção em larga escala que impôs o uso da correia dentada. Porém já colecionaram tantos defeitos e quebras antes dos prazos informados no manual, que muitos fabricantes estão mudando pra corrente. E a “famigerada correia dentada banhada em óleo” é uma bomba relógio só aguardando algum deslize pra romper. Requerem óleo muito específico e qualquer descuido tipo completar com óleo fora da especificação, é prejuízo certo pro dono do veículo. Por isso sai de uma Chevrolet Tracker 1.0 com correia banhada em óleo pra um Chery Tiggo 5x cujo motor tem acionamento por corrente.
Dirijo um Étios 2018/19
Só oleo filtro pastilhas de freio
Esse ano,por muito uso do ar condicionado,que fiz o alternador que estava fazendo barulho!
Motor 1.5 show!
Olá amigo, motor de partida e alternador são problemas comuns nos Toyota brasileiros, fique tranquilo, japonês também quebra, mas tem conserto. E se o consumo deste 1.5 estiver um pouco acima, tente verificar as velas e cabos de vela com desgaste precoces. Abração.
ERRADO, fiat cronos 1.3 2020 tem corrente de comando
Várias informações erradas na matéria.
Nenhum TSI usa correia banhada a óleo, aliás a VW não usa essa tecnologia (pelo menos não nos veículos que comercializa no Brasil).
Além disso a Honda usava correia dentada nos Civic até 2006, e os V6 do Accord também usam.
A Hilux a Diesel também usava correia dentada até 2017 se não me engano.
Olá Vitor Gomes, tudo bem? De acordo com o fabricante e outros sites epecializados o VW 1.0 TSI EA211 usa correia dentada para sincronizar o comando e vávulas sim, infelizmente assim como a versão TSI 1,4. Outro detalhe: Todos os motores 4 clindors da AMAROK usam correia dentada :2.0 16V Bi-turbo TDI 163cv (CDCA)/EDC17CP20
2.0 16V TDI 122cv (CDBA)/EDC17CP20 ; 2.0 16V Bi-turbo TDI 180cv Automática (CSHA)/EDC17C54 ; 2.0 16V TDI 140cv (CNFB)/EDC17C54. Abração.
Usam correia dentada, mas não banhada a óleo como está desinformando na matéria.
O motor VW TSI 1.0, não usa correia dentada banhada no óleo, esta correia dentada funciona no seco.
O motor VW TSI 1.0, não usa correia dentada banhada no óleo, esta correia dentada funciona no seco, ao contrário do que afirma na matéria!
O interessante é que a corrente vem tomando o lugar da correia dentada, mas no Brasil o comando acionado por corrente chegou antes, no início dos anos 1960, equipando os primeiros FNMs 2.000 e 2.150 (JK) seguindo com os Alfas 2.300. Já a correia dentada só chegou ao nosso mercado a partir de 1973 com o lançamento do Chevette.
Carro???? Só Toyota ou Honda. Esqueçam o resto. Não quebram.
Disse o menor de idade que vai a escola no carro do papai! Fazia tempo que não lia essas asneiras….
Não é asneira. Peças normais de uso irão dar problema em qq carro. Os Toyota corolla e Honda civic são projetos melhores e tem uma durabilidade maior e isto é fato. O problema do brasileiro q ele não faz manutenção adequada nem qdo vai trocar o óleo( e pior com estes motores com correia banhada a óleo que nem com óleo certo funciona)ou o líquido de arrefecimento…e por aí vai…Corolla e Civic fazendo manutenção básica correta dura uma eternidade…agora pega qq outra marca…só fala mal de Corolla e Civic quem nunca teve e anda de mobi e kwid….olha q nem citei outros modelos como Hilux por exemplo…não quero humilhar S10 e cia.
Não quebra uma pinoia, carros são de adamantium por acaso??? Meu honda civic, quebrou o motor de arranque. E ai, sabe tudo!
Concordo. Se misturar os outros todos não dá um Honda ou Corolla.
Se misturar Honda e Toyota nasce um Hyundai, alías deve ter sido isso que aconteceu… KKKKKK Eu também acreditava em papai Noel, Coelhindo da Pascoa e também acreditava que Japonês não quebrava …
Meu mecânico disse uma vez que já viu corrente de motores do Ford Escort e outros com corrente partida. Dizia ele que os motores Mercedes possuíam corrente dupla e essa nunca quebrava. Nessa época eu tinha um Chevette 1.4, cuja correia dentada era de fácil substituição e quando quebrava não causava maiores danos. Como a do meu Monza 2.0 à gasolina. Já com outros Monzas, 1.8 e motores 2.0 à etanol, as válvulas que se cuidem.
Tive vários carros. O primeiro, um Renault Gordini, usava engrenagem de fibra no comando de válvulas. O segundo, um DKW Vemag, não usava nada, pois seu motor a 2 tempos não tinha válvulas. O terceiro, um Chevette, veio com correia dentada. Não havia, no plano de revisão periodica dele, nada sobre troca da correia. Comprei uma e andava com ela no porta-malas. Aos 110 mil Km a danada partiu. Substitui a mesma na rua mesmo. No motor em questão, como no motor do meu Monza 2.0 à gasolina, não existe o risco de atropelamento de válvula. Os primeiros Fiat Uno tinham uma correia dentada mal projetada que partia dentro do período de validade. E empenava válvulas. O autor falou e não citou que de uns tempos para cá foi adotado um novo material nas correias, mais resistente ao ataque por óleo. Não falou que motores da Toyota já usaram correia dentada.Cujo tempo de troca era de 120 mil Km, contra os normalmente 50 mil de outros motores da época. Meu barbeiro tinha um Toyota desses, e discutíamos isso. A correia do meu carro na época durava 40 mil Km, contra 120 mil do dele. Mas o preço da correia do meu era 20 reais, contra 100 reais do dele. Meu Fiat Way com motor Fire partiu a correia recentemente, dentro da validade. Um cabeçote novo na concessionária ficaria em R$4 mil reais. Preferi retificar. Gastei em torno de R$2 mil reais com retifica e peças/ mão de obra da oficina.
Pela importância fundamental da peça, a corrente metálica é o lógico e óbvio!
Difícil entender que a correia dentada de borracha tenha dominado por tanto tempo.
Existem engenheiros e “engenheiros”….
Parabéns pelo seu artigo. Gostaria de lembrar que no caso do título “Carros que não tem correa dentada:…” Esse tem deveria estar acentuado.
Vanderlei
Concordo PLENAMENTE com você, Santiago! Considero até uma questão de respeito ao consumidor a montadora usar corrente no comando de válvulas! Não compro veículo com correia dentada de jeito nenhum!
A informação de que os motores tsi usam correia dentada banhada no óleo está correta? Tem certeza?
Não é banhada a oleo. Troquei a minha com 60.000km de acordo com o plano de manutenção
1.0/ 1.4 TSI usam as temidas correia detadas, porém correia a seco… mais facil de trocar…. porém muito pior o que Chevrolet fez em seus 1.0Turbo do Onix e Montana e Traker que usam correia dentada banhada a Oleo que para serem trocadas precisa desmontar quase metade do motor,… tristes sofredores segundos donos de GM que comprarem este veiculos…
Frontier 2015 com 240.000 oque devo me preocupar
Mwm sprint com sincronismo por engrenagens é pra vida toda!
Meganet 2.0 1.6 é correia dentada ou corrente
O Cruze 1.4 2017 usa corrente?
Tenho um veiculo Cruze sedan turbo flex 1.4 ano 2016/2017 gostaria de saber se ele usa correia dentada ou corrente dentada ? Obrigado !
O cruize 2017 é corrente de comando ok
O motor VW TSI 1.0 não usa correia banhada no óleo e sim esta correia dentada funciona no seco, ao contrário do que está escrito nesta matéria!
Os Mitsubishi tbm são corrente.
Tucson, 2.0 tbm tem corrente de comando.
Motor Fiat 1.8 etork, tranqueira Argentina que não anda e só bebe. Tive um Punto com essa porcaria. Veja que era o mais caro, Sporting. A Fiat demorou muito para tirar de linha.
Pelo seu comentário, eata claro que você nunca teve….pois não sabe nem escrever o nome correto… kkkkkkkkkk
Pelo jeito, você nunca teve o carro porque não sabe nem escrever o nome do motor corretamente.
Basta ver os comentários abaixo para ver que seu comentário não tem nenhum fundamento.
Tenho um linea 2012 motor etorq 1.8, nada a reclamar, não é um avião mas para os limites de velocidade urbano e rodovias atende muito bem
Tenho ford ka 1.5 16 v alguém sabe si e correria ou corrente por favor ano dele e 206 2017
Dirceu, vc não entende nada mesmo… primeiro se escreve eTorq, e por sinal um bom motor que a Fiat adquiriu, um projeto BMW & CHRYLER. Os motores eTorq equiparam toda a linha fiat e Jeep. Os eTorq 1.6 e 1.8 usam corrente no sincrnismo de vávulas, bloco reforçado e privilegiam o torque em baixas rotações como em alguns motores turbo, apesar de serem aspirados. Fiat Srada CD 1.8, Toro 1,8, Linea 1.8, Punto 1.8, Argo 1.8, Doblo 1.8, Bravo 1.8, GranSiena 1.6, Palio 1.6, Jeep Renegade 1.8 usam este excelente motor. Tenho um Linea, e adoro vijar com ele, anda bem e o cosumo na estrada gasolina comum com ar ligado é 12Km/Litro com familia e bagagem, viajando sozinho consigo medias 13 ou 14Km/Litro. Abração.
Os motores da Chevrolet Spin ltz manual 2014 também usam corrente ?
Não. Esses motores da Spin são da época do Monza da década de 80. Foi se modernizando após isso, mas até hj nunca recebeu a corrente de comando.
Os Coreanos Hiunday tbm tem corrente de comando
Uma observação não é a válvula termostática que é de plástico e sim a carcaça da válvula do fiesta Zetec Rocam excelente motor . Abraços
Impressionante ver que o motor do Fiat Mobi 2023 usa uma aberração dessas.
E o Kwid usa Corrente.
As Hilux e SW4 de 1993 já usavam corrente de comando.
Vcs esqueceram do motor kappa da hiundai
Gostaria de saber se o Motor do Kia Cerato também é Corrente
Kia cerato , tem corrente comando
Kia cerato , sim corrente comando
Tenho um Kia soul….ele também é corrente de comando….esquecerem de falar da Kia tem excelentes carros.
Os fluence 2.0 também usam corrente são nissan
A vw amarok v6 irá corrente também!
motor mwm 3.9 engrenagem de comando 35 anos para que se preocupar com corrente
Troquei a correia do meu 308 e durou 6750km, deu defeito no tensor e atropelou válvulas. Se eu soubesse teria deixado a correia e tensor antigos kkk.
O motor Fiat e- torq 1.6 16v do GrandSiena também possui esse sistema de corrente de comando segundo orienta o manual do proprietario.
Na verdade os motores 1.0 usados no March são de origem Renault.
A Fiat tem a mesma qualidade de Toyota e Honda (motor e suspensão), e os VWminions piram de raiva sem acreditar… os VWs tem motores turbo com correia que correm serissimos riscos de romper e quando rompem dão um PT enorme ou custo altissimo, ja vi 3 VWs / Audis com motores abertos no mesmo dia em oficinas de esquina no Leblon no Rio, uma ao lado da outra, e os mecanicos disseram que os proprietarios deixaram la pra eles “tentarem” consertar por que na CSS da VW era acima e 10K o custo do conserto… fora q suspensão da VW tb bate mais (fora o eixo de torça que trinca no Virtus – perigosissimo). Pra defender a FIAT ainda mais , a Toyota compra veiculos comerciais da FIat na Europa e revende com logo da Toyota, literalmente isto.
Você esqueceu de um dos motores mais robustos e confiáveis: o 1.8 e-Torq da Fiat. Apesar de muitos falarem baboseiras por aí, esse motor é inquebrável, não tem manutenção cara, foi utilizado em diversos modelos da Fiat e, para a potência, torque e robustez, não é tão beberrão como falam… tem muito carro 1.0, 1.5, 1.6 de outras marcas que bebem tanto ou mais e que não tem a mesma força, potência e robustez que o 1.8 e-Torq.
Assino em baixo.
Já tive 2 carros com esse motor e também confirmo tudo o que afirmou acima.
Eu sei que o que surge novo sempre aparece algum defeito até ser aperfeiçoado !
Assim mesmo foi quando surgiu as motos com correntes de comando no lugar das varetas de válvulas, todos reprovaram, mas hoje estão convencido que a corrente de comando veio para ficar ! Mas como foi falado acima, o que não se deve esquecer é da revisão e peças com qualidades!
Motores com correia dentada, isso o Inmetro deveria banir.Kkkkk
Fale com o juiz cabeca de ovo podre que resolve…….kkkkkkkkkkk
É isso aí amigo, muito bem lembrado ???
Exatamente Rodrigo. Tenho uma Palio Weekend Adventure 2013 táxi com esse motor desde 0km. Lá se foram 350 mil km e nada de me preocupar com a corrente. O 1.6 e-torq é o mesmo esquema. Inquebráveís motores.
EtOrq 1.8 é vida amigo! Punto 1.8 no etanol voa baixo. No Linea apesar do tamanho a barca anda bem nele. A manutenção dele, giras em torno de 250,00 a cada 10.000Km… são 5L oleo 5W30 SN Selenia, Filtro comb, Filtro Oleo Carter, Anilha vedação, filtro ar motor. Nosso esta com 100.000km rodados e perfeito estado. Abraço