Carros do Senai: conheça cinco modelos exóticos cedidos por montadoras
É praxe que os fabricantes doem carros para serem usados como laboratório no Senai, isso inclui modelos que nem foram vendidos aqui
É praxe que os fabricantes doem carros para serem usados como laboratório no Senai, isso inclui modelos que nem foram vendidos aqui
É difícil encontrar um brasileiro que não conheça o Senai. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é uma instituição de ensino que forma pessoas para trabalhar na indústria. Para ajudar no ensino, os fabricantes doam carros para os cursos usarem de laboratório.
Esses carros doados costumam ser unidades pré-série que não poderiam ser vendidas ou emplacadas para rodar em vias públicas. Nesses casos o fabricante geralmente destrói o veículo, a doação do carro ao Senai dá um propósito a o que viraria sucata.
VEJA TAMBÉM:
O perfil do Instagram @abandonados.br realizou uma série de postagens sobre esses carros do Senai. Ele mostra modelos curiosos que foram feitos no Brasil para exportação e até mesmo carros lançamento que chegaram ao curso antes mesmo de ser entregue nas concessionárias.
Duas edições especiais do Volkswagen Golf GTI foram publicadas pela página, ambas destinadas ao mercado estadunidense. A primeira é a 337 Edition, versão equivalente a edição de 25º aniversário do Golf na Europa. Ele trazia carroceria de duas portas, rodas BBS de 18 polegadas e detalhes cromados no interior.
A outra edição limitada que serviu de laboratório foi uma 20th Anniversary, que comemora os 20 anos do Golf GTI nos EUA. Esse carro é azul e tem a numeração 0000 na plaqueta de identificação da série. Esse carro já virou sucata, mas nas fotos da página é possível ver que montaram um sistema de som potente no porta-malas.
O Fiat Fastback está em seus primeiros meses de mercado, mas os alunos do Senai já conhecem o carro bem de perto. A Fiat doou uma unidade da versão de entrada Audace, equipada com motor 1.0 turbo e câmbio CVT.
Esse Renault Captur cedido ao Senai traz uma combinação de cores curiosa e que nunca foi ofertada no Brasil: carroceria laranja com teto bege. Essa cor de carroceria só foi disponível com teto preto por aqui, mas essa combinação existiu em modelos de exportação.
A Volkswagen lançou o Fox apenas em carroceria de duas portas e mais tarde chegou a de quatro portas. Por isso, existem algumas raras unidades com motor 1.6 e com todos os opcionais trazendo apenas duas portas. Como é essa doada ao Senai, que traz até opcionais raros de achar como airbags e comandos do som no volante.
Até mesmo carros luxuosos são usados para capacitar os alunos do Senai. Esse Chrysler 300C presta o mesmo serviço que outros carros mais “simples” na hora de educar os estudantes.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Eu entrei para o curso de Mecânica do Senai em agosto de 1983, na unidade do Horto em Belo Horizonte. Os “carros” eram monstruosos Aero Willis dos anos 60 que logo em 1984 foram substituídos por Opalas de todos os modelos vindos de outra unidade. Curiosamente, meu primeiro carro foi Opala 75, 4 cilindros!