Alguns modelos que eram frequentes no trânsito andam meio sumidos, esses 10 carros são alguns que notamos estarem sumidos
Em nossa rotina de pegar trânsito é possível notar as tendências do mercado: quais carros estão vendendo bem, as cores favoritas e até mesmo os usados que são a paixão do brasileiro. Mas com o tempo alguns modelos que eram populares nas ruas acabam sumindo.
Você certamente já deve ter se deparado com algum carro na rua e pensou “faz tempo que não vejo um desses”. Agora com a popularização dos vendedores de raridades e de “neocolecionáveis” nas redes sociais, também ocorre de algum amigo mandar o anúncio de um desses sumidos em bom estado.
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Isso gerou um assunto na redação do AutoPapo, que acabou culminando nessa lista. Confiram a seguir 10 carros que sumiram das ruas brasileiras.
Carros voltados para o trabalho costumam ser usados sem dó. A Fiat Strada é um exemplo disso, suas rivais Volkswagen Saveiro e Chevrolet Corsa Pick-Up tinham mais apelo passional e, por isso, foram mais bem cuidadas. Já a valente picapinha italiana sumiu das nossas ruas.
Quando ainda encontramos uma rodando, costuma ser das gerações seguintes. Porém sempre surradas, sinal de que poderão sumir em breve.
O segmento de sedãs grandes nunca foi dos mais fortes no Brasil, mas o Hyundai Azera conseguiu boas vendas graças a um preço agressivo próximo ao de modelos menores. Por muitos anos era comum ver alguma unidade do sedã no trânsito urbano
Nos últimos anos o Azera começou a virar raridade nas cidades. Esse é um dos carros sumidos que podem ser justificados pelo uso no trabalho: no começo das atividades do aplicativo Uber, esse modelo da Hyundai foi popular na categoria Black.
Também existe os casos típicos do carro luxuoso que desvaloriza e algum desavisado compra sem saber que a manutenção continua de carro caro. Muitos modelos importados sofrem com isso, têm a manutenção negligenciada e são abandonados.
Hoje é comum ver carros chineses no trânsito, principalmente a linha da Caoa Chery. No início da década de 2010 os carros vindos desse país ainda tinham má fama e não vendiam em grandes volumes.
O que pode ser considerado como o primeiro chinês de sucesso do Brasil é o Jac J3. Ele veio com estratégia de vendas agressivas, tendo o apresentador Fausto Silva como garoto propaganda e o argumento de ter sido melhorado em pontos que o brasileiro se importa.
Suas vendas foram boas por um tempo e o Jac J3 virou um coadjuvante em nossas ruas. Hoje ele anda sumido, assim como os outros carros da marca dessa mesma época como o J5 e o J2.
A Toyota Fielder foi um caso de sucesso nas famílias de classe média do Brasil: a praticidade de uma perua unida à confiabilidade de um carro japonês. Quando virou um carro de segunda mão começou a ser usada de forma mais abusiva, por isso anda meio sumida.
É comum pessoas comprarem carros japoneses usados por causa da fama de serem robustos, mas negligenciam a manutenção. Isso acaba destruindo o veículo. Por isso, uma Toyota Fielder em bom estado é vendido a peso de ouro atualmente.
No início dos anos 2000 as minivans eram os carros da moda, assim como os SUVs são hoje. O primeiro carro nacional da Citroën foi a Xsara Picasso, que fez um sucesso relativo. Esse carro com formato de ovo era uma vista comum nas ruas brasileiras.
Hoje essa minivan francesa é um carro que desapareceu das ruas. Desse segmento ainda é possível encontrar unidades da Zafira rodando, mas a Xsara Picasso é raridade.
Os carros da Chevrolet de qualquer idade ainda são figurinhas carimbadas nas ruas brasileiras. A manutenção barata faz que eles seja desejáveis no mercado de usados. A primeira geração do Prisma, quando ainda era um sedã do Celta, parece ser a exceção.
Ele é tão robusto e fácil de manter quanto seus irmão, mas por algum motivo sumiu da paisagem. O motor 1.4 e o desenho inspirado no Vectra eram seus destaques diante do Classic, porém o veterano continua sendo o favorito até hoje.
Com a chegada de sedãs médias mais modernos nos anos 90, o Volkswagen Santana perdeu mercado e passou a focar nas vendas diretas. Por muitos anos era comum ver esse carro rodando como viatura policial ou táxi pelas ruas brasileiras, mas hoje ele anda sumido.
O Santana teve sua fase de carro rebaixada, porém até nesse meio está ausente. Hoje quando encontramos com um costuma ser de algum senhor que preserva o carro ou está em estado surrado.
A Ford importava Mondeo, mas vir da Europa sofrendo tributação maior e seu estilo discreto não ajudava nas vendas. O Fusion, produzido no México, e com sua chamativa grade cromada veio para incomodar as versões de topo dos médios nacionais.
Hoje esse carro anda sumido, em uma situação similar à do Hyundai Azera: virou um usado desejável por ser grande e bem equipado, mas muitos não conseguiram manter.
A Nissan começou a produção nacional com a picape Frontier e mais tarde veio o SUV Xterra, que fez boa fama pela aptidão no fora de estrada. Ela não vendeu em volumes grandes com o Chevrolet Blazer, mas estava longe de ser uma raridade como é hoje.
A Volkswagen Parati era um carro familiar que também fez sucesso com os jovens, sem contar com a popularidade na cena do tuning. Hoje ela anda sumida das ruas, quando encontramos uma usada está bastante surrada ou o vendedor cobra caro.
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Em que país vocês vivem? Único que não vejo com frequência é a xterra
Era exatamente o que eu iria dizer.
Eu já estava quase escrevendo isso,… Pois é! Exatamente isso!, Eu viajo muito pelas estradas todos os dias, o que mais se vê são estes veículos. Inclusive a estilosas Fielder e parati trackfield, lindas peruas, saudades!
Matéria de burguês, como sempre dando privilégios e status somente aos carros 0km absurdamente superfaturados. Moro em SP e vejo esses carros o tempo todo.
Minha cidade tem todos kkk
Aqui na minha cidade (Betim MG) vejo todos com frequência.
Santana, Parati e Fusion eu vejo bastante na minha cidade. São carros dos choraboy então, rebaixados e socados de som. O resto está bem sumido mesmo
Faltou mencionar os carros da Lada (Laika, Laika SW, Samara e Niwa), que há um bom tempo desapareceram por falta de peças e problemas com a tropicalização de um carro feito num país gelado como a Rússia… Há 10 anos pela última vez vi um Niwa funcionando e o cara ainda fazia trilha com ele. Já os demais, faz tempo. Recentemente vi um Laika SW num encontro de carros antigos, mas o dono disse que ele veio no guincho…