10 carros que sumiram das ruas: qual foi a última vez que você viu esses?
Alguns modelos que eram frequentes no trânsito andam meio sumidos, esses 10 carros são alguns que notamos estarem sumidos
Alguns modelos que eram frequentes no trânsito andam meio sumidos, esses 10 carros são alguns que notamos estarem sumidos
Em nossa rotina de pegar trânsito é possível notar as tendências do mercado: quais carros estão vendendo bem, as cores favoritas e até mesmo os usados que são a paixão do brasileiro. Mas com o tempo alguns modelos que eram populares nas ruas acabam sumindo.
Você certamente já deve ter se deparado com algum carro na rua e pensou “faz tempo que não vejo um desses”. Agora com a popularização dos vendedores de raridades e de “neocolecionáveis” nas redes sociais, também ocorre de algum amigo mandar o anúncio de um desses sumidos em bom estado.
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Isso gerou um assunto na redação do AutoPapo, que acabou culminando nessa lista. Confiram a seguir 10 carros que sumiram das ruas brasileiras.
Carros voltados para o trabalho costumam ser usados sem dó. A Fiat Strada é um exemplo disso, suas rivais Volkswagen Saveiro e Chevrolet Corsa Pick-Up tinham mais apelo passional e, por isso, foram mais bem cuidadas. Já a valente picapinha italiana sumiu das nossas ruas.
Quando ainda encontramos uma rodando, costuma ser das gerações seguintes. Porém sempre surradas, sinal de que poderão sumir em breve.
O segmento de sedãs grandes nunca foi dos mais fortes no Brasil, mas o Hyundai Azera conseguiu boas vendas graças a um preço agressivo próximo ao de modelos menores. Por muitos anos era comum ver alguma unidade do sedã no trânsito urbano
Nos últimos anos o Azera começou a virar raridade nas cidades. Esse é um dos carros sumidos que podem ser justificados pelo uso no trabalho: no começo das atividades do aplicativo Uber, esse modelo da Hyundai foi popular na categoria Black.
Também existe os casos típicos do carro luxuoso que desvaloriza e algum desavisado compra sem saber que a manutenção continua de carro caro. Muitos modelos importados sofrem com isso, têm a manutenção negligenciada e são abandonados.
Hoje é comum ver carros chineses no trânsito, principalmente a linha da Caoa Chery. No início da década de 2010 os carros vindos desse país ainda tinham má fama e não vendiam em grandes volumes.
O que pode ser considerado como o primeiro chinês de sucesso do Brasil é o Jac J3. Ele veio com estratégia de vendas agressivas, tendo o apresentador Fausto Silva como garoto propaganda e o argumento de ter sido melhorado em pontos que o brasileiro se importa.
Suas vendas foram boas por um tempo e o Jac J3 virou um coadjuvante em nossas ruas. Hoje ele anda sumido, assim como os outros carros da marca dessa mesma época como o J5 e o J2.
A Toyota Fielder foi um caso de sucesso nas famílias de classe média do Brasil: a praticidade de uma perua unida à confiabilidade de um carro japonês. Quando virou um carro de segunda mão começou a ser usada de forma mais abusiva, por isso anda meio sumida.
É comum pessoas comprarem carros japoneses usados por causa da fama de serem robustos, mas negligenciam a manutenção. Isso acaba destruindo o veículo. Por isso, uma Toyota Fielder em bom estado é vendido a peso de ouro atualmente.
No início dos anos 2000 as minivans eram os carros da moda, assim como os SUVs são hoje. O primeiro carro nacional da Citroën foi a Xsara Picasso, que fez um sucesso relativo. Esse carro com formato de ovo era uma vista comum nas ruas brasileiras.
Hoje essa minivan francesa é um carro que desapareceu das ruas. Desse segmento ainda é possível encontrar unidades da Zafira rodando, mas a Xsara Picasso é raridade.
Os carros da Chevrolet de qualquer idade ainda são figurinhas carimbadas nas ruas brasileiras. A manutenção barata faz que eles seja desejáveis no mercado de usados. A primeira geração do Prisma, quando ainda era um sedã do Celta, parece ser a exceção.
Ele é tão robusto e fácil de manter quanto seus irmão, mas por algum motivo sumiu da paisagem. O motor 1.4 e o desenho inspirado no Vectra eram seus destaques diante do Classic, porém o veterano continua sendo o favorito até hoje.
Com a chegada de sedãs médias mais modernos nos anos 90, o Volkswagen Santana perdeu mercado e passou a focar nas vendas diretas. Por muitos anos era comum ver esse carro rodando como viatura policial ou táxi pelas ruas brasileiras, mas hoje ele anda sumido.
O Santana teve sua fase de carro rebaixada, porém até nesse meio está ausente. Hoje quando encontramos com um costuma ser de algum senhor que preserva o carro ou está em estado surrado.
A Ford importava Mondeo, mas vir da Europa sofrendo tributação maior e seu estilo discreto não ajudava nas vendas. O Fusion, produzido no México, e com sua chamativa grade cromada veio para incomodar as versões de topo dos médios nacionais.
Hoje esse carro anda sumido, em uma situação similar à do Hyundai Azera: virou um usado desejável por ser grande e bem equipado, mas muitos não conseguiram manter.
A Nissan começou a produção nacional com a picape Frontier e mais tarde veio o SUV Xterra, que fez boa fama pela aptidão no fora de estrada. Ela não vendeu em volumes grandes com o Chevrolet Blazer, mas estava longe de ser uma raridade como é hoje.
A Volkswagen Parati era um carro familiar que também fez sucesso com os jovens, sem contar com a popularidade na cena do tuning. Hoje ela anda sumida das ruas, quando encontramos uma usada está bastante surrada ou o vendedor cobra caro.
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Em que país vocês vivem? Único que não vejo com frequência é a xterra
Era exatamente o que eu iria dizer.
Eu já estava quase escrevendo isso,… Pois é! Exatamente isso!, Eu viajo muito pelas estradas todos os dias, o que mais se vê são estes veículos. Inclusive a estilosas Fielder e parati trackfield, lindas peruas, saudades!
Matéria de burguês, como sempre dando privilégios e status somente aos carros 0km absurdamente superfaturados. Moro em SP e vejo esses carros o tempo todo.
Minha cidade tem todos kkk
Aqui na minha cidade (Betim MG) vejo todos com frequência.
Santana, Parati e Fusion eu vejo bastante na minha cidade. São carros dos choraboy então, rebaixados e socados de som. O resto está bem sumido mesmo
Faltou mencionar os carros da Lada (Laika, Laika SW, Samara e Niwa), que há um bom tempo desapareceram por falta de peças e problemas com a tropicalização de um carro feito num país gelado como a Rússia… Há 10 anos pela última vez vi um Niwa funcionando e o cara ainda fazia trilha com ele. Já os demais, faz tempo. Recentemente vi um Laika SW num encontro de carros antigos, mas o dono disse que ele veio no guincho…