Alça PQP: entenda porque os carros estão sem ela
Segundo os fabricantes, essas alças foram eliminadas pela falta de uso causado pela obrigatoriedade dos cintos de segurança
Segundo os fabricantes, essas alças foram eliminadas pela falta de uso causado pela obrigatoriedade dos cintos de segurança
As alças no teto do carro, popularmente apelidadas de alça PQP e outras variações dessa expressão, estão começando a desaparecer. Isso pode ser visto principalmente em carros compactos, com a Volkswagen praticamente eliminando-a de sua linha.
Esse equipamento tem duas utilidades principais: uma é ajudar os ocupantes ao entrar e sair do carro, outra é apenas para poderem segurar com o veículo em movimento. Alguns carros trazem junto um gancho para pendurar cabides, que continuam presente mesmo após a eliminação da alça PQP.
VEJA TAMBÉM:
Segundo estudos das próprias montadoras, a alça PQP está saindo de cena por causa dos próprios consumidores. As pessoas estão usando menos as alças desde a obrigatoriedade do uso dos cintos de segurança. Com isso, ainda conseguem cortar custos.
Entretanto, em SUVs e caminhonetes as alças ainda tem utilidade para facilitar o acesso. Nesses casos elas são localizadas nas colunas A e B, geralmente já moldados no acabamento plástico.
O site Top Gear Netherlands consultou a Mercedes-Benz, que lançou recentemente o sedã elétrico EQE sem as alças PQPs. A resposta dos alemães foi mais complexa.
Um dos motivos apresentados é que os carros não estão ficando mais altos por dentro. Ou seja, o teto fica próximo dos ocupantes. Tirando as alças, o teto pode ser mais baixo e, assim, melhorando a aerodinâmica.
O fato da alça PQP ser feita em plástico rígido obriga que os fabricantes deixem uma distância entre ele e os ocupantes, para evitar que batam a cabeça nele em um impacto.
Por que alças de segurança, ou alças de teto, recebem o nome de alça PQP? Não existe uma explicação certa, mas é possível deduzir que tem relação com a sensação de insegurança que os passageiros podem sentir dentro do carro, segurando a alça e exclamando o palavrão.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Como vários aqui concordam, a minha opinião é que a alça PQP deveria ser item de série e obrigatório, e deveria constar como exigência no CTB, pois é fundamental para a segurança de idosos e pessoas com mobilidade reduzida, ao entrar, sair e ser transportada em um veículo. Sem esse item, os riscos de queda ou traumatismo por choque da cabeça na borda da porta aumentam consideravelmente.
O que mais revolta nos carros da VW (e deixo aqui claro que gostaria de comprar 01 Virtus) é não ter NEM SEQUER a espera para dar a opção do comprador adquirir as alças na Concessionária ou no mercado paralelo. Isso é de uma mendigaria inadmissível. Tenho certeza que a VW venderia bem mais carros se tivesse pelo menos as furações para futura instalação. Tenho pais idosos e continuo comprando carros que já venham de fábrica com esses acessórios imprescindíveis. Meu filho tem um Polo 2023 Highline e os meus pais não querem andar no carro dele por se sentirem inseguros sem as alças. O barato sai caro.
É fácil, eu não comprei um carro da VW e sim um da Renault. Motivo? A Renault oferece alça pqp. Minha mulher não quis de jeito nenhum um carro sem alça pqp, diz se sentir solta dentro do carro. O mercado se ajusta. Quem não oferece perde venda.
Essas alças são extremamente úteis, para os idosos principalmente, parece que transmite mais segurança, mais firmeza a eles, agora montadora falar em corte de custos, que lorota, que conversinha fiada, corte de custos para eles faturarem cada vez mais, porque para o bolso dos trouxas dos consumidores é só aumento semanal, esse nosso Brasil é o paraíso para esse cartel de abutres.
Ele é útil para idosos sentarem no banco do carro.
Penso que o fato de usar o cinto de segurança fez as montadoras abolirem a alça PQP.
Dizer que três alças que devem custar 50 reais cada encarece o produto é osso.
Pra que mexer em algo que é tudo como útil para a maioria dos compradores, deixa lá e pronto. Nossa, como as montadoras fazendo que querem e pouco se importam com quem paga muito caro por seus produtos..
Com certeza é um item muito útil, deveria ser mantido pelas montadoras, mais ainda, todo carro deveria sair com as 3 peças já instaladas de fábrica.
meu gol e 2005 e ja nao tem
O meu g3 power 1.6 também não veio, mas comprei na Shopee, 3 alças por R$ 60.
Mas imagino que as linhas mais caras do gol deveriam sair de fábrica com elas sim.
Um acessório extremamente útil, tanto para entrar, mas principalmente para se segurar em condições de tráfego em estradas sinuosas e irregulares. Atrapalhar a aerodinâmica?? Ahh?
Nunca vi tanta justificativa fajuta, até da MB!! Uma economia de custo idiota, que sequer é repassada ao consumidor.
O que interessa para eles, não tiram. Um monte de acessórios desnecessários, que não servem para nada, que quase não usamos, mas que encarecem o carro.
O PQP é um excelente cabide, além de apoio importante aos ocupantes.
As respostas dos fabricantes são, tipicamente, de marqueteiros ! Tentando te convencer q tu não precisa de uma coisa útil !
Parece aquele papo furado q acompanha as contas de luz, telefone, etc… no ‘e-mail’: parece q estão te entregando a melhor notícia q tu poderia esperar nos últimos 50 anos: “A sua conta chegou !”. Oba ! Que beleza ! Eu não agüentava mais esperar !!!
Fala sério !
Não sei se é costume, mas meus pais idosos usam o PQP com o carro em movimento.