Carros de Zootopia foram criados por designer da Ford

A Pixar queria dar o máximo de realismo possível a esse universo e chamou um especialista para imaginar como seriam os carros dirigidos por animais

Zootopia carro alce
As preocupações com particularidades dos animais foi similar a que um designer precisa ter com o corpo humano (Foto: Pixar | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 04/12/2025 às 21h00

Com apenas uma semana em cartaz, Zootopia 2 já se consagrou como a maior bilheteria de 2025 e está no top 10 das maiores arrecadações na história do cinema. Apesar de ser uma animação infantil, essa franquia possui um cuidado especial com os carros que aparecem em cena e teve até ajuda de um renomado designer.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Esse cuidado não é apenas em Zootopia, nos bastidores da Pixar existem muitos entusiastas. O filme Carros foi um projeto de John Lasseter, que diz que é tão apaixonado por automóveis quanto é por animação.

VEJA TAMBÉM:

Foi a partir de Carros que a Pixar começou a usar a consultoria de J. Mays, designer norte-americano que criou o Volkswagen New Beetle, o primeiro conceito do Jaguar F-Type e chefiou o design da Ford de 1997 a 2013.

J. Mays contribuiu também em Operação Big Hero, no desenho da armadura do robô protagonista. Mas sua maior contribuição foi em Zootopia, onde recebeu o desafio de desenhar carros para serem dirigidos por animais.

Foi um trabalho com um grande exercício de imaginação. Seu cérebro voltado a desenhar pensando no corpo humano teve que considerar roedores, girafas, alces e outros animais.

Em entrevista ao portal Jalopnik o designer revelou alguns dos detalhes que ele pensou para viabilizar os carros de Zootopia. No feito para girafas o centro de gravidade é baixo, mas o teto e a área envidraçada ficam em posição alta. Para ajudar nas curvas, o topo da carroceria inclina.

Para animais como o alce havia o desafio do espaço para os chifres. Ele foi resolvido fazendo um conversível, cujo desenho foi inspirado no Cord 910, um carro bastante inovador da década de 1930.

Para os porcos, J. Mays pensou em homenagear o Morgan 3 Wheeler e fez um roadster de três rodas com o rabicó na traseira. Já os pequenos ratos andam em microcarros em miniatura, como o BMW Isetta.

Um conceito original do designer que aparece em cena é o Ford 021C, apresentado no salão de Tóquio em 1999. Seu design é de um sedã retrô com medidas compactas e motor 1.6.

Como no filme a polícia de Zootopia é retratada como um ambiente para animais mais brutos, como rinocerontes, búfalos, lobos e tigres, as viaturas são SUVs. O modelo desenhado por J. Mays lembra um protótipo do Rally Dakar civilizado.

No filme existem alguns carros que são mais próximos dos reais, como a limusine Lincoln Town Car dos mafiosos. Para um filme infantil, a parte dos automóveis foi muito bem pensada.

Global collaboration between Volkswagen and Walt Disney Animatio
No novo filme há uma parceria com a Volkswagen (Foto: Pixar | Divulgação)

J. Mays voltou a colaborar com a Pixar em Carros 3, dando instruções e sugestões para a produção criar os veículos novos. Não encontramos mais participações dele no estúdio após esse filme.

Em Zootopia 2 esse carinho com os carros parece ter sido mantido. Existe um carro similar ao Volkswagen ID.3 no filme e a marca alemã fez publicidade em conjunto com o estúdio na Europa. Fique de olho quando for ao cinema.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário