Catalisador: tirar rende multa? Quando trocar? Respondemos

Essa peça serve para o controle de emissões, mas também atua diretamente no funcionamento do motor de seu carro

shutterstock catalisador montado no escapamento de um carro
Ele fica posicionado próximo ao coletor de escape para atingir logo a temperatura de trabalho (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 25/01/2026 às 09h00

O catalisador do carro é o principal componente no controle de emissões. Ele costuma ser muito esquecido na hora da manutenção, porém ele também atua para o bom funcionamento do motor.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A central eletrônica do carro utiliza vários parâmetros para acertar a injeção e outros componentes vitais para funcionamento do motor. Parte desses parâmetros são as leituras feitas pela sonda lambda que fica após o catalisador, que analisa o resultado da queima de combustível.

VEJA TAMBÉM:

Por isso, é importante ter o catalisador em dia. Uma análise errada dessa sonda pode fazer o motor trabalhar de forma menos eficiente e até acarretar outros problemas mais graves.

A função do catalisador no veículo

O conversor catalítico, popularmente conhecido como catalisador, tem a função de reduzir a quantidade de poluentes emitidos pelo veículo. O primeiro carro a usar esse componente foi o Volvo 240 em 1977, no Brasil a adoção começou com o Volkswagen Santana em 1991.

O catalisador fica no início da tubulação do escapamento, próximo ao coletor de escape, pois precisa estar em temperatura de 400°C para funcionar corretamente. Nos carros atuais são usados dois, um integrado ao coletor e outro mais adiante na tubulação.

No interior da peça existe um núcleo cerâmico que parece uma colmeia e que também possui metais preciosos, como paládio, platina e ródio. Esses elementos produzem reações químicas com os gases resultantes da combustão, reduzindo a quantidade de óxido de nitrogênio e convertendo o monóxido de carbono em dióxido de carbono e água.

O que acontece quando o catalisador está ruim

O catalisador fica saturado após rodar muito. Isso irá restringir o fluxo de gases que saem do do motor, resultando em perda de potência e aumento do consumo.

O fato de perder a capacidade de filtrar os gases também irá afetar nas leituras da sonda lambda. Ela analisa o que sai do motor para saber como está o seu funcionamento, esses dados são usados para ajustar vários parâmetros.

Se o catalisador tiver sofrido um dano físico irá emitir um ruído metálico, proveniente do miolo ter se soltado.

O que pode abreviar a vida do catalisador

velas de ignição do moto Foto shutterstock
Problemas no sistema de ignição e combustível de baixa podem resultar em queima incompleta (Foto: Shutterstock)

O catalisador está entre as diversas peças do carro onde o desgaste depende de vários fatores externos. Segundo Ludovico Ballesteros, mecânico experiente e proprietário da Pitucha Centro Automotivo, diversos fatores externos podem abreviar a vida útil da peça:

Ele estraga muito rápido por causa da parte de ignição, velas, cabos de velas, bobinas, filtros e combustível ruim”

Negligenciar a manutenção desses componentes irá prejudicar a queima do combustível. A insistência no descaso causará danos ao catalisador, que por sua vez irá atrapalhar mais no funcionamento.

Usar combustível de baixa qualidade ou adulterado também compromete a vida útil da peça. Quando os danos chegam ao catalisador significa que podem existir problemas maiores no motor.

Quando chega perto da hora de trocá-lo irá acender a luz de alerta do motor, popularmente conhecida como “luz de injeção”. Em alguns carros ela vem acompanhada do texto “check engine”.

Pode andar com carro sem catalisador?

O proprietário só lembra da existência do catalizador quando há um problema, seja na luz da injeção, ou pelo fato de o miolo ter se danificado e começar a gerar ruído. Muitas vezes o proprietário escolha a maneira mais barata, que é “ocar” do catalizador, como se diz por aí. Mas é fundamental substituir a peça por outra nova.

E há diversos motivos para manter o catalisador em perfeito estado de funcionamento, fora a redução das emissões: o motor irá funcionar conforme foi projetado pela fábrica, a injeção trabalhará com maior precisão e isso irá te salvar de uma multa pesada. Ou seja, sem o catalizador, o motor funcionará de maneira irregular, com perda de desempenho e aumento de consumo, uma vez que a central eletrônica terá dificuldade para balancear a mistura em função da leitura incorreta da sonda lambda.

Além disso, rodar sem o catalisador é infração grave, resultando em multa  no valor de R$ 195,23 e somando cinco pontos na CNH.

Tirar o catalisador deixa o carro mais potente?

Catalisador esportivo de alt fluxo magnaflow
Retirar não traz muitos ganhos, usar um catalizador esportivo de alto fluxo ajudará o carro preparado a atender as normas de emissões (Foto: Magnaflow | Divulgação)

É um procedimento praticamente padronizado hoje em dia de remover o catalisador na hora de preparar um carro. Isso até ganhou um nome importado da língua inglesa, “cat delete“. Mas está mais para mitos que só servem para tomar dinheiro de motoristas incautos e que piorará o funcionamento do motor.

Como o carro depende das leituras feitas pela sonda lambda para acertar a injeção, é feito junto um mapa específico para compensar isso. Porém é crime rodar dessa forma, o motorista será multado se for pego rodando em um carro assim.

Remover o catalisador em um carro moderno não é tão vantajoso na hora de ganhar potência como era antigamente. O preparador Steve Dinan, proprietário de uma preparadora especializada em BMW que leva o seu nome, contou ao The Smoking Tire Podcast que já realizou testes em dinamômetro para medir isso.

O carro que serviu de cobaia foi um BMW M5 preparado com 921 cv. Remover o catalisador trouxe um ganho de apenas 11 cv, valor insignificante para um carro dessa potência.

Existem catalisadores de alta performance para carros preparados no mercado. Eles possuem fluxo maior e fazem a filtragem dos gases, permitindo o motor gerar mais potência e atender às normas ambientais.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário