Celular no Carnaval: 5 dicas para proteger seu telefone
Confira algumas dicas para evitar que seu celular seja furtado durante a folia e também amenizar o prejuízo caso o pior aconteça
Confira algumas dicas para evitar que seu celular seja furtado durante a folia e também amenizar o prejuízo caso o pior aconteça
Em 2024 não dá mais para sair de casa sem celular, inclusive no Carnaval. Afinal, os telefones contam com aplicativos de transportes e armazenam nossos documentos e cartões bancários.
VEJA TAMBÉM:
Mas cair na folia com smartphone também pode ser um grande risco. Como o telefone se tornou a nova carteira e com acesso a conta do banco e outros dados valiosos, a bandidagem está de olho nos aparelhos. E quando um furto ou roubo acontece, o prejuízo é enorme.
Para ajudar o folião a aproveitar a Festa de Momo e voltar para casa com seu telefone, vamos dar cinco dicas de segurança.
A primeira coisa a fazer é guardar em casa o número do IMEI do celular. Em caso de perda, furto ou roubo, autoridades podem bloquear o telefone e até mesmo rastreá-lo. Para descobrir o número do IMEI basta digitar *#06# que o número será exibido. Em telefones do tipo Android também é possível descobrir na lupa de busca, pesquisando por IMEI.
O bloqueio também pode ser feito pelo aplicativo Celular Seguro, da Agência Nacional de Transportes. Para isso é necessário ter o app instalado e dar autorização para que outro aparelho possa fazer o bloqueio.
Também tenha login e senha de sua conta Google (Android) e iCloud (iPhone), com estes acessos é possível bloquear o aparelho, emitir sinais e alertas, rastrear e até mesmo apagar.
Celulares Samsung também contam com a ferramenta SmartThing Find. Com a conta Samsung é possível localizar, bloquear ou inutilizar o aparelho. Assim, se o folião perder o celular durante o Carnaval há uma chance de recuperá-lo.
Da mesma maneira que o folião não irá para o bloco com todos seus documentos e dinheiro, também não faz sentido carregar um telefone com todos aplicativos.
Assim, remova durante os dias de folia tudo aquilo que não for essencial. Aplicativos de bancos devem ser desinstalados para evitar que sejam acessados e o prejuízo seja ainda maior.
Remova também apps de consumo como pedidos de comida, e-commerce e até mesmo aplicativos institucionais. Assim quanto menos informação estiver vulnerável, melhor.
O ideal é manter o app do transporte para facilitar o deslocamento, assim como um aplicativo de mensagem instantânea. E mantenha também o aplicativo do plano de saúde, caso seja necessário correr para o médico.
Muita gente tem o hábito de colocar o celular no bolso, seja da frente ou atrás da calça, saia ou bermuda. Na folia, deixar o telefone nestes compartimentos é um risco fácil de ser subtraído.
O ideal é deixar o telefone em doleiras ou bolsos por dentro das vestimentas, que torna mais difícil ser alcançado pelas mãos leves.
Outra opção são capinhas com cordões, há modelos que oferecem cabos reforçados, difíceis de serem cortados.
Tirar fotos da festa é legal, mas são nos momentos para eternizar o passeio que o pior acontece. Fique atento ao redor na hora de fazer selfies ou filmar a folia.
E seja rápido, deixe para postar nas redes sociais quando estiver em um lugar seguro. E também busque um local protegido para acessar aplicativos de conversa ou mesmo pedir uma corrida por aplicativo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |