GM comemora centenário no Brasil com anúncio de carro elétrico chinês
A marca prometeu cinco lançamentos para o ano, dois deles virão da China, os outros três serão atualizações na linha nacional
A marca prometeu cinco lançamentos para o ano, dois deles virão da China, os outros três serão atualizações na linha nacional
A General Motors realizou a celebração de seu centenário no Brasil e anunciou as novidades para 2025. Serão cinco lançamentos de carros novos da Chevrolet durante o ano e a promessa de 10 modelos inéditos eletrificados durante os próximos anos.
Durante a festa foi mostrado uma das cinco novidades: o Chevrolet Spark EUV. É um SUV compacto elétrico da Baojun, marca chinesa que é fruto de uma joint-venture entre a GM e a chinesa Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC Motor).
VEJA TAMBÉM:
Na China ele é vendido como Baojun Yep Plus e possui preço similar ao do BYD Dolphin. O Spark EUV será a primeira ofensiva de uma marca tradicional contra os novos chineses que estão chegando ao Brasil.
Esse SUV compacto possui visual bem aventureiro, com carroceria quadrada no estilo de modelos como o Ford Bronco Sport e o Land Rover Defender. Mas o porte é bem menor que o desses modelos, o comprimento é de 3,99 m, a largura fica em 1,76 m e o entre-eixos é de 2,56 m. São medidas parecidas com as do Onix de primeira geração.
O Chevrolet Spark EUV é vendido com apenas com motor elétrico de 102 cv tracionando as rodas traseiras. A bateria tem 41,9 kWh de capacidade, que proporciona uma autonomia de 401 km no ciclo chinês CLTC. O Dolphin vendido no Brasil possui alcance similar no padrão chinês, então espere por algo na faixa de 280 a 300 km para esse SUV no Brasil.
Como é de costume em carros chineses, o Spark EUV possui interior minimalista e marcado por duas telas. A do painel de instrumentos, com 8,8 polegadas, e a da central multimídia com 10,1 polegadas.
Ele se difere de outros chineses por ter comandos físicos para o ar-condicionado. Não é apenas um atalho que traz as opções para a tela, os controles da velocidade e da temperatura são por botões.
A segunda das cinco novidades não foi exibida, mas já foi flagrada rodando em testes por aqui. É o Wuling Starlight S, um SUV médio com porte de BYD Song e motorização híbrida plug-in ou elétrica.
O visual do Starlight S é mais convencional e tem um foco grande na aerodinâmica. O coeficiente de arrasto é de 0,27, melhor que o de alguns sedãs. O SUV médio tem 4,74 m de comprimento, 1,89 m de largura e 2,80 m de entre-eixos.
Segundo o portal Autos Segredos, ele será vendido no Brasil como híbrido plug-in ou elétrico. O modelo 100% a bateria tem 204 cv e 31,6 kgfm, a autonomia no ciclo chinês é de 510 km.
O modelo híbrido plug-in combina um motor 1.5 aspirado de 102 cv com um elétrico de 203 cv. A força combinada não é divulgada. A bateria pode ser de 9,5 kWh ou 20,5 kWh, com autonomia elétrica de 60 ou 130 km respectivamente. Em modo combinado pode chegar a 1.100 km.
De acordo com com o Autos Segredos, os outros três lançamentos da Chevrolet em 2025 serão as reestilizações do Onix, Onix Plus e Tracker. O hatch e o sedã receberão injeção direta junto da cara nova.
O visual desses face-lifts será inédito no mundo, o desenho atualizado foi desenvolvido no Brasil. O trio irá receber atualizações que já vimos em 2024 no Spin e na S10, como o painel digital, nova central multimídia e frenagem autônoma de emergência.
Fora esses produtos atualizados e os dois eletrificados chineses, a linha nacional da Chevrolet deverá ganhar também edições comemorativas em alusão ao centenário.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |