Central eletrônica não te deixa na mão, mas cobra no bolso

A central eletrônica do automóvel conta com um recurso inteligente, capaz de operar, mesmo com algum sensor defeituoso

mecanico faz scanner da central eletronica do motor
Scanner é fundamental para identificar possíveis falhas na central eletrônica (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 21/05/2023 às 15h03

O motor do seu automóvel é regulado automaticamente, o ajuste vem da central eletrônica. A cada microssegundo ela está mudando a quantidade de combustível, de ar, a rotação, o funcionamento para lá e para cá. Em função do quê?

Das informações que a central recebe. Entre elas, existem diversos sensores colocados no automóvel. E esses sensores é que dizem lá para a central: “olha aqui, o motor está frio, o motor está quente.

VEJA TAMBÉM:

Olha aqui, tá vindo gasolina. Olha, está vindo o etanol. O ar está chegando, mais frio e mais quente. Qual é a massa de ar que está chegando”. Tudo isso vem de sensores instalados no automóvel.

Quando um desses sensores pifa, sabe o que acontece? Acende uma luzinha no painel com o desenho de um motorzinho, mas praticamente não muda nada. Sabe por quê?

Se pifa um sensor desses, a central é tão inteligente que ela entra automaticamente em um modo emergencial ou seja, ela fixa todos aqueles parâmetros, deixa o motor funcionando sem alterar nenhum desses parâmetros e o carro vai em frente.

É o que se chama “limp home”, vai mancando para casa. Mas o motorista vê ali a luzinha acesa e aparentemente não mudou nada. “Então essa luz acendeu à toa. Isso não deve significar nada”.

Significa sim, só que o motorista não percebe. Então, acendeu essa luz? Um desses sensores que eu contei e vários outros devem ter pifado. Vá assim que puder em uma oficina, passa carro no computador, do diagnóstico eletrônico para saber o que tem que ser reparado no seu automóvel.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário