Até chefão da Ford admite que carros chineses estão bombando

O CEO da Ford, Jim Farley, participa de test drive secreto e reconheceu que os carros elétricos chineses são uma "ameaça existencial"

Changan CS75 PLUS prata carros chineses
SUV CS75 Plus é um dos vários modelos da marca chinesa Changan (Foto: Changan | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 19/09/2024 às 17h00
Atualizado em 03/10/2024 às 14h54

Antigamente, carros chineses eram sinônimo de automóveis ruins e de baixa qualidade. Atualmente essa concepção não poderia estar mais enganada, já que esses veículos,  principalmente os elétricos, se destacam pela alta tecnologia e desempenho, deixando a concorrência no chinelo. Isso  foi inclusive constatado por ninguém mais, ninguém menos, que Jim Farley, o CEO da Ford, além de outros executivos de alto escalão da marca.

No ano passado, Farley e o CFO da montadora americana, John Lawler, foram para China, onde a Ford tem uma forte presença. A viagem tinha o objetivo de avaliar e experimentar um SUV elétrico da Changan Automobile. O que os executivos não esperavam era que o modelo da empresa local fosse surpreender tanto por sua qualidade e avanço.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com o The Wall Street Journal, o CEO e o CFO ficaram tão impressionados que Lawler teria dito a Farley: “esses caras estão à nossa frente”.  A publicação não mencionou o modelo exato da Changan que a dupla dirigiu, mas aparentemente agradou tanto que o CEO teria afirmado que “essa é uma ameaça existencial”.

Em meio a essa onda de veículos eletrificados, as altíssimas taxas estabelecidas pelos EUA sobre carros elétricos feitos na China devem proteger a Ford, por enquanto. A empresa ainda está levando o processo de eletrificação de seus carros em marcha lenta, mesmo sabendo da ameaça que está se desenvolvendo do outro lado do mundo.

No início de julho, Farley disse que a marca está preparada para lançar um elétrico de 30 mil dólares, cerca de R$ 160 mil, até o início de 2027. Esse carro é um compacto que foi projetado para competir com as opções da China.

Porém, pouco tempo depois, a Ford afirmou que os planos de se tornar totalmente elétrica na Europa até 2030 não eram mais viáveis. Por isso, a empresa continuará a vender carros a combustão, híbridos e elétricos.

Em seguida, no mês de agosto, ela cancelou os planos para um SUV elétrico de três fileiras que deveria entrar em produção em 2025. Um grande caminhão elétrico também foi adiado de 2025 para 2027.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário