Chevrolet Agile: relembre o pior carro que a GM vendeu no Brasil
Lançado no fim de 2009, quando a General Motors vivia sua maior crise, Agile era literalmente o Corsa de 1994 fantasiado de carro novo
Lançado no fim de 2009, quando a General Motors vivia sua maior crise, Agile era literalmente o Corsa de 1994 fantasiado de carro novo
Quem nunca reaproveitou um presente esquecido no guarda-roupas, trocou o embrulho e deu de bom grado para alguém querido (ou não), naqueles dias de vacas magras? Pois é, a General Motors fez algo parecido em 2009 quando lançou o Chevrolet Agile.
A história é mais ou menos assim: na primeira década do milênio, a General Motors andava ruim das pernas ao redor do mundo. O quadro ficou ainda mais grave quando a matriz norte-americana precisou pedir ajuda financeira ao governo norte-americano, devido aos efeitos da crise financeira de 2008, causada por uma bolha imobiliária nos Estados Unidos.
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Foi uma época em que as filiais passaram a ter que se virar com o que tinham na prateleira para competir. A GM brasileira já tinha em linha modelos como Corsa (de segunda geração), Celta e o sedã Classic. Os dois últimos eram construídos sobre a plataforma GM4200 enquanto o “novo” Corsa era montado sobre a base GM4300, mais moderna.
Com o bolso raso, os executivos da General Motors perceberam que poderiam dar um novo embrulho a um produto velho (pela segunda vez). Isso mesmo, pois o Celta já era uma reembalagem empobrecida do Corsa de primeira geração.
Mas dessa vez não seria para criar um popular paupérrimo, mas um compacto que tentava fingir ser mais sofisticado. Mas na essência, era tão defasado quanto o Celta, a diferença era que com o popular, GM não tentava vender gato por lebre.
Assim, a GM pegou o velho Corsinha, e substituiu a simpática carroceria por uma lataria desenhada com a calculadora do departamento financeiro e não da engenharia.
Foi um carro projetado para ser o mais barato possível. Sua produção foi delegada à fábrica da GM, em Rosario, na Argentina.
O Agile é considerado por muitos como o pior Chevrolet já vendido no mercado brasileiro. E a pexa se justifica por vários fatores. A começar pelo fato de o Agile ter sido projetado para concorrer com rivais bem mais qualificados como o Volkswagen Fox e Ford Fiesta.
Com preço inicial de R$ 37.700, o Agile estreou caro. Para se ter uma ideia, o Fox partia de R$ 32,7 mil em outubro de 2009. E o Corsa, com o mesmo motor 1.4, era oferecido por R$ 32 mil.
Mas a GM quis imprimir um status de carro sofisticado ao Agile. Para isso desenhou um painel bem luminoso, com direito a um computador de bordo central. Adicionou ao ar-condicionado uma tela digital para se assemelhar com os sistemas eletrônicos de modelos realmente sofisticados. No entanto, era o mesmo climatizador analógico utilizado, sem gradação precisa da temperatura.
A simplicidade era tamanha que o volante não tinha comandos satélites, apenas dois botões no aro para fazer acionar a buzina. O acabamento era bastante inferior, com plásticos duros e uma maçaneta tão simples que nem tinha moldura em volta.
O pacote do Agile, em sua versão mais sofisticada, a LTZ, era complementado por direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, rádio (com CD, USB e Bluetooth), faróis de neblina e rodas de liga leve aro 15. Airbags frontais e ABS eram itens opcionais.
Para um compacto da época, a cesta agradava, mas era nítida a simplificação em relação ao Corsa. Detalhes como os faróis de parábola simples, menos eficientes que o conjunto do irmão mais velho (e mais barato) mostravam que a GM buscava explorar o máximo de rentabilidade com o Agile.
Sob o capô, o Agile chegou equipado com o velho conhecido bloco Família I 1.4 de 102 cv e 13,5 kgfm de torque. Ou seja, ele tinha menos potência e torque que Fox e Fiesta, com seus blocos 1.6.
Se não bastasse, seu consumo também deixava a desejar. Para se ter uma ideia, o consumo urbano declarado era de 6,6 km/l (etanol) e 9,0 km/l (gasolina). Já na estrada, ele rendia 8,2 km/l (etanol) e 11,7 km/l (gasolina).
Assim, além da percepção de ser um carro popular com pinta de compacto moderninho, ter motor de baixo desempenho e consumo aquém do desejado, o Agile ficou marcado por falhas recorrentes no sistema elétrico, dentre outras reclamações recorrentes de proprietários. Muitos mecânicos e proprietários reclamam do vazamento excessivo de óleo, que é crônico no Chevrolet.
Mesmo assim, o Agile ficou em linha até o final de 2016. No Brasil, o modelo deixou de ser importado no segundo semestre de 2014, quando licenciou menos de 10 mil unidades. Ele foi engolido pelo Onix e se tornou o compacto definitivo da GM por aqui.
Ao todo foram produzidas 347 mil unidades na planta de Rosario. Desse total, cerca de 250 mil carros foram vendidos no Brasil.
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Que matéria senso comum, ja foi desmistificando há muito tempo que o agile é um carro bom
Jornalista que não entende de carro. O carro é muito melhor que muitos que ele fala. Tenho um 2013 e nunca me deu problema.
Este carro é ruim mesmo, além de feio. Como vc não vendeu logo, agora casou com essa xiboca
Reportagem mal feita e mal elaborada ,o cara que escreve essas baboseiras já vem com a opinião pronta ele não fala a verdade sobre o carro,ele simplesmente não gosta do carro,o que e um direito dele,e escreve sua opinião pronta,se ele gostasse do carro falaria mil maravilhas,quem pode dar opinião e só quem tem ou teve um,e pelo que vi a maioria dos que tem ou tiveram não reclama
Deduzindo: o carro e bom
Desculpem aos donbos que falam que é bom… não dá problema e tals… a questão não é esta! O carro é frágil, Agile não tem a mínima resistência estrutural nem em comparação ao fox da época… é literalmente uma casca de ovo com rodas. Tudo por conta do corte de custos de produção nos materiais empregados. Abraço.
Exato, o fato da mecânica não dar problema é porque é a boa e conhecida mecânica herdada do Corsinha e Celta, fácil de manter e com peças a disposição… isso não é um demérito mas não quer dizer muita coisa, se for assim o Fusca é o melhor carro atual pois continua sendo um carro de manutenção fácil.
Se o Agile tivesse sido posicionado no lugar do celtinha, creio que teria sido uma opção mais coerente e duradoura. Por outro lado, pode se dizer que o produto foi um sucesso, pois vendeu até que bem nos seus primeiros 3 anos considerando o investimento que não precisou ser do zero.
Errado, tive um Agile 2011, já subi aquelas ruas esburacadas de Almirante Tamandaré com ele e foi de boa, carro frágil nada, foi um ótimo carro, seu argumento não procede
O mais próximo que eu tive de um Agile foi o Prisma da 1° geração, com a mesma plataforma e mecânica. Bom carro, tanto na estrada quanto na cidade, nada a reclamar.
Mesmo ambos já tendo saído de linha há um bom tempo, ainda se vê muitos deles circulando por aí, o que prova não serem tão “ruins”assim.
O meu é perfeito não dá mecânica suoer econômico.Amooo
Reportagem ridícula, típico de alguém que realmente não sabe o que está falando, tenho um Agile 2012 a cinco anos, não pretendo me desfazer dele, até porque a mecânica é muito boa não dá problema, manutenção básica, vazamento de óleo kkk, só se for um dono muito relaxado, ando todos os dias com o carro, troco óleo a cada três meses de tanto que rodo. Problema elétrico nunca tive um se quer nesses 5 anos, não é só porque tenho o modelo, mas se entendesse o mínimo de carro peças e acessórios do Agile são usados em outros modelos até hoje, então só resta rir de uma reportagem piada dessas.
Não se preocupe, ninguém vai comprar. O rojão acabou na sua mão.
Discordo totalmente desse anúncio já tive vários carros popular e tenho um agile ltz foi o melhor carro na minha opinião o carro é completo motor não dá dor de cabeça carro pra qualquer viagem.
Meu amigo, se o Agile for o melhor, eu imagino que fubicas vc dirigiu antes
Bem, que foi um projeto de baixíssimo custo e gosto duvidoso, concordo. Mas sobre a mecânica, bem, tive um Gol Rallye 1.6 (mesmo motor do fox, aclamado na matéria) e fundiu com 27.000km. Hoje tenho um agile pra mais de 160.000… e lá está a mecânica problematica sem vazamento e sem luz da injeção.
O pior carro que a GM vendeu no Brasil é melhor que outros de outras montadoras, kkkkk
Eu tenho um Agile LT 2011 comprei zero só tive problema por falta de manutenção preventiva mais o carro anda bem econômico discordo da matéria
Boa tarde .também tenho um agile 2012,nunca tive problema com ele. Oficina só manutenção normal p qualquer carro.sou muito feliz com o meu .problema zero
O melhor carro, melhor custo benefício …não me dá trabalho
Dizer que o Agile é feio, é uma coisa… dizer que é o pior carro da Chevrolet, é outra.
Apesar de nunca ter tido um, pois sou cliente fiel de outra marca, tenho vários conhecidos que já tiveram ou ainda tem é elogiam bastante.
Bonito, ele não é, ainda mais quando se compara com o Corsao de 2002, mas dizer que é, discordo.
Obrigado Hugo pelo comentário, este pessoal falam demais, eu duvido se tem algum Carro que eles não acham um defeito o negocio deles e Like para faturar. Abraços.
Matéria mais sem fundamento, tenho meu Agile a cinco anos excelente carro, completo e super confortável
Não concordo. Carro muito bom e econômico. Estou com um a 3 anos e nunca deu prpblemas.,Claro tem que ter as revisões em dia.
Quem fez a reportagem não sabe do que tá falando, eu tenho um 2012 e é um dos melhores que já tive.
Melhor carro nunca tive .não me dá dor de cabeça chega fazer 16 na pista modelo 12
16 só se for na descida e em ponto morto
Por que o pior carro..não acho já é o segundo Agile que tenho..nunca tive problemas…Agora explica pra nós pq eo pior carro. Da GM..
Tenho um 2010 e não tenho quase nenhum problema com ele faço as manutenções mais necessárias e não tenho que reclamar. Pequei com 40.000 e hoje já está em torno dos 90 e o problema que surgiu foi trocar reparo na alavanca de marcha. Sem mais bom desempenho e etc.
Concordo com o José Carlos. Tenho um Agile 2010/2011 e estou muito satisfeita. Não pretendo desfazer dele tão cedo. Me atende muito bem. Melhor que muitos carros que já dirigi e são mais novos. Para mim ele é sim um ótimo custo benefício.
Aqui vai uma dica pra quem tem carro da GM, especialmente todos da época da Opel (Corsa, Astra, Vectra, etc), ou seja, antes da família Onix: se vc tiver qualquer problema elétrico, mande reforçar os pontos de aterramento entre bateria/carroceria e motor/carroceria. Melhora toda a parte elétrica do carro e o funcionamento do sistema de injeção.
Jabulas, não tive Agile, mas acho que foi um erro estratégico da GM. Eles tentaram criar um carro mais espaçoso e alto internamente com uma plataforma antiga e mais barata. O padrão de acabamento dele me parece que esta no nível do Fiesta Rocam da época que também era fraco. Já sobre o motor, discordo com vc, pois tenho um Corsa C 1.4 e posso afirmar que esse motor não é ruim não. Ele anda muito bem, praticamente igual ao Rocam 1.6 da Ford e EA-111 da VW. Digo isso, pois já tive Fiesta 1.6 e já dirigi bastante o Polo 1.6, então em relação ao motor ser fraco, digo a vc que não é. Experimente dirigir um Corsa C 1.4 ou um Prisma de primeira geração e comprovará o que eu disse.
Não concordo tenho 1 e discordo do que foi escrito carro bom, confortável e melhor que muitos que são fabricados hoje5
Discordo completamente da matéria. Tenho um e não me arrependo, além de econômico é amplamente confortável sem falar do motor LTZ com potência e forte , quatros anos e meio sem me deixar na mão . É sim o carro mais injustiçado no Brasil.
Também não concordo. Esse carro é sensacional. Tenho um Agile LTZ a dois anos e nunca tive problemas com ele.
Só alegria. Melhor carro que tive e não tenho coragem de vendê-lo. Não entendo por ele está sendo tão injustiçado assim.
Essa matéria está completamente equivocada. Adquiri um Agile LTZ 1.4 há um ano, e posso garantir que é o melhor carro que tive. Ótimo desempenho na estrada, super confortável e super econômico. Um absurdo essas criticas contra o AGILE. Estou super satisfeito com o meu carro
Não concordo com nada que esse senhor escreveu,tenho um e já foi o mais fácil e barato de se manter ,quase não da mecânica, faço todas as preventivas e pronto
Acho o maior barato quando dizem que o carro tem muito plástico por dentro,e qual ,nos dias de hj não tem?
Não gostar do carro ,tudo bem,agora,inventar histórias sobre o veículo é outra coisa,aliás essa kilometragem por litro tbm está errada,o meu faz uma média de 11 na cidade com gasolina e quinze na estrada
Também não concordo com estes comentários, tenho um Agile 2010/2011 e estou super satisfeito com Meu Carro, não troco Ele por nenhum, desses carros que foi falado aí na reportagem Gol,Fox, Fiesta, Palio,Uno tudo fraco e caro a manutenção, Meu Carro edta com 365000 mil kilometros e não tem nenhum desses problemas ja viajei este Brasil com, já vi muito carrão quebrado na Estrada, Toyota,Honda etc e Ele firme, quem esta atraz do Volante que faz a diferença. O Meu Agile faz 15 km com 1 litro de gasolina na Estrada com 13 anos de idade e deixa muito Carro novo pra traz. O dia que precisar mexer nk Motor dele vai ficar mais Barato do que edtes Carros de hoje que precisar jogar o Motor no Lixo d comprar outro Motor novo ou Vender o carro para o ferro Velho, então estas reportagem são papo furado, qualquer Carro tem seus defeitos pequenos ou grandes, para minimizar estes problemas tem que fazer as manutenções Preventivas que a Fabricas pede e não deixar quebrar para concertar.
Concordo com o José Carlos. Falaram demais no carro. Mas o carro é bom demais. E esses problemas aí que estão citando não são isso tudo não.
Não concordo ,tive um 2011 , nunca deu problema …comprado zero …não acredito que tenha sido o pior carro !!!!