Chevrolet volta a ser o carro do Presidente da República com Blazer EV

A General Motos junto da brasileira WEG ajudaram a eletrificar a frota oficial, incluindo a instalação de carregadores no Palácio do Planalto

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Fabio Rua vice presidente general motors chevrolet blazer EV RS preto frente
Lula recebeu o carro de Fábio Rua, vice-presidente da GM no Brasil (Fotos: Chevrolet | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 18/09/2025 às 21h02
Atualizado em 19/09/2025 às 00h24

A frota que serve a Presidência e a Vice-Presidência da República agora pode usar um comboio composto apenas por carros elétricos. A General Motors cedeu quatro unidades do Chevrolet Blazer EV RS em regime de comodato para o uso oficial do Governo Federal.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Como complemento, a WEG forneceu a infraestrutura de recarga no Palácio do Planalto. Foram instalados dois carregadores do tipo wallbox, com corrente alternada, e um rápido com corrente contínua.

VEJA TAMBÉM:

Essa ração coloca os carros da Chevrolet de volta ao posto de servir ao Presidente da República. O último carro a prestar esse serviço foi o Omega, que foi sucedido pelo Ford Fusion durante o segundo mandato de Lula.

As quatro unidades do Chevrolet Blazer EV entram na frota junto de um BYD Tan e um Dolphin Plus, que foram emprestados até 2026. Segundo comunicado da GM, os veículos cedidos à Presidência da República são de propriedade da General Motors e foram disponibilizados ao Governo Federal sem qualquer custo, por meio de contrato de comodato, válido por um ano e com possibilidade de renovação.

Os carregadores fornecidos em parceria com a WEG, também foram cedidos no mesmo modelo de comodato.

O Blazer EV é o carro elétrico mais caro da marca no Brasil e vem apenas na versão RS. Ele utiliza um único motor, no eixo traseiro, que gera 347 cv. O pacote de baterias é enorme, com 102 kWh, rendendo 481 km de autonomia no ciclo do Inmetro — a segunda maior dentre os carros vendidos aqui.

Chevrolet já serviu a Presidência da República

chevrolet omega 3 6 v6 2005 prto frente parado
O Omega importado da Austrália não foi um sucesso comercial, mas ficou marcado por servir aos políticos de alto escalão

Com o fim do Ford Landau em 1982, o Chevrolet Opala começou a se popularizar na frota que serve ao Presidente da República. Isso foi interrompido com o governo de Fernando Collor, que usava carros importados.

Após seu impeachment, Itamar Franco tomou posse e voltou a usar o Opala. Na gestão de de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 2002, o carro presidencial passou a ser o Chevrolet Omega — tanto o nacional quanto o importado.

O Chevrolet Omega importado da Austrália marcou os anos 2000 como carro de político. Por ser um carro caro de marca generalista, não havia tanto apelo no público generalista. Mas era o carro mais espaçoso de sua faixa de preço e não chamava tanta atenção quanto um BMW ou Mercedes-Benz.

Todas as duas gerações do modelo australiano foram usadas na frota presidencial, até a Ford começar a fornecer os veículos. Os novos Blazer EV retomaram essa tradição, mantendo a pintura preta e o bom espaço interno.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 19 de setembro de 2025

Faltou mais fotos da Blazer presidencial!

AutoPapo
Eduardo Rodrigues 19 de setembro de 2025

Infelizmente a General Motors enviou apenas essas três fotos do carro. Mas se trata de um Blazer EV preto, sem modificações adicionais.

Avatar
Deixe um comentário