A General Motos junto da brasileira WEG ajudaram a eletrificar a frota oficial, incluindo a instalação de carregadores no Palácio do Planalto
A frota que serve a Presidência e a Vice-Presidência da República agora pode usar um comboio composto apenas por carros elétricos. A General Motors cedeu quatro unidades do Chevrolet Blazer EV RS em regime de comodato para o uso oficial do Governo Federal.
Como complemento, a WEG forneceu a infraestrutura de recarga no Palácio do Planalto. Foram instalados dois carregadores do tipo wallbox, com corrente alternada, e um rápido com corrente contínua.




VEJA TAMBÉM:
Essa ração coloca os carros da Chevrolet de volta ao posto de servir ao Presidente da República. O último carro a prestar esse serviço foi o Omega, que foi sucedido pelo Ford Fusion durante o segundo mandato de Lula.
As quatro unidades do Chevrolet Blazer EV entram na frota junto de um BYD Tan e um Dolphin Plus, que foram emprestados até 2026. Segundo comunicado da GM, os veículos cedidos à Presidência da República são de propriedade da General Motors e foram disponibilizados ao Governo Federal sem qualquer custo, por meio de contrato de comodato, válido por um ano e com possibilidade de renovação.
Os carregadores fornecidos em parceria com a WEG, também foram cedidos no mesmo modelo de comodato.
O Blazer EV é o carro elétrico mais caro da marca no Brasil e vem apenas na versão RS. Ele utiliza um único motor, no eixo traseiro, que gera 347 cv. O pacote de baterias é enorme, com 102 kWh, rendendo 481 km de autonomia no ciclo do Inmetro — a segunda maior dentre os carros vendidos aqui.

Com o fim do Ford Landau em 1982, o Chevrolet Opala começou a se popularizar na frota que serve ao Presidente da República. Isso foi interrompido com o governo de Fernando Collor, que usava carros importados.
Após seu impeachment, Itamar Franco tomou posse e voltou a usar o Opala. Na gestão de de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 2002, o carro presidencial passou a ser o Chevrolet Omega — tanto o nacional quanto o importado.
O Chevrolet Omega importado da Austrália marcou os anos 2000 como carro de político. Por ser um carro caro de marca generalista, não havia tanto apelo no público generalista. Mas era o carro mais espaçoso de sua faixa de preço e não chamava tanta atenção quanto um BMW ou Mercedes-Benz.
Todas as duas gerações do modelo australiano foram usadas na frota presidencial, até a Ford começar a fornecer os veículos. Os novos Blazer EV retomaram essa tradição, mantendo a pintura preta e o bom espaço interno.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|
Faltou mais fotos da Blazer presidencial!
Infelizmente a General Motors enviou apenas essas três fotos do carro. Mas se trata de um Blazer EV preto, sem modificações adicionais.