Junto dos retoques visuais e do interior renovado pelas novas telas, vieram mudanças no componente que virou alvo na internet
A Chevrolet lançou a linha 2026 do Onix com um face-lift e aproveitou para resolver algumas das maiores críticas. E sim, a correia dentada banhada a óleo recebeu uma atenção especial.
Essa mudança de ano/modelo veio junto de uma leve redução nos preços, graças a inclusão do Onix no Programa Carro Sustentável. Ele também foi a última novidade nacional da marca para o ano, agora só faltam os dois elétricos importados.
VEJA TAMBÉM:
Versão | Preço |
---|---|
Onix 1.0 MT | R$ 99.990 |
Onix 1.0 MT 100 Anos | R$ 104.990 |
Onix 1.0 Turbo MT | R$ 107.290 |
Onix 1.0 Turbo AT | R$ 112.290 |
Onix 1.0 Turbo LT AT | R$ 118.290 |
Onix Turbo LTZ AT | R$ 123.490 |
Onix Turbo Premier AT | R$ 129.190 |
Onix Turbo RS AT | R$ 130.190 |
Versão | Preço |
---|---|
Chevrolet Onix Plus 1.0 MT | R$ 106.790 |
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo MT | R$ 113.990 |
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT | R$ 118.990 |
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LT AT | R$ 123.790 |
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LTZ AT | R$ 129.990 |
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Premier AT | R$ 136.490 |
A gama recebeu uma reposicionada também junto do face-lift. A versão LT 1.0 aspirada saiu de cena, a 1.0 MT de entrada agora conta com o que vinha nela. Já o esortivado RS deixou de ser baseado no LTZ e foi para o topo da gama, com o pacote de equipamentos do Premier.
No Onix Plus 2026 a única mudança foi a troca da nomenclatura do modelo de entrada, que antes partia do LT 1.0 e agora se chama 1.0 MT. Em ambas carrocerias segue existindo a opção pelo câmbio manual de seis marchas junto do motor turbo em apenas uma versão.
A Chevrolet havia atualizado o motor 1.0 do Onix no início de 2025 para atender ao Proconve L8, mas sem adotar a injeção direta como fez no Tracker e na Montana. Essas mudanças deram uma força adicional ao três cilindros junto da redução nas emissões.
O 1.0 aspirado ganhou 2 cv com gasolina, passando para 80 cv, com etanol manteve os 82 cv. Seu torque com gasolina também subiu, de de 9,6 para 10,2 kgfm — o maior do segmento com esse combustível. Com etanol manteve em 10,6 kgfm.
O 1.0 turbo do Onix também tinha ficado mais potente, subiu para 121 cv com etanol. Mas na linha 2026 essa força foi reduzida para enquadrá-lo no Programa Carro Sustentável. Agora ele rende 115 cv independente do combustível, o torque fica em 16,8 kgfm com álcool e 16,3 kgfm com gasolina.
Apesar dessa mudança, o desempenho do Chevrolet Onix segue esperto. As versões com motor aspirado acelera de zero a 100 km/h em 12,9 segundos, o turbo manual faz em 9,9 s e o turbo automático cumpre em 10,5 segundos. Segundo a Chevrolet, tanto o sedã quanto o hatch possuem os mesmo números de aceleração.
A linha Onix é a única no Brasil que oferece câmbio manual de seis marchas aliado com o motor 1.0 aspirado. As versões turbinadas utilizam essa mesma caixa ou uma automática de seis marchas.
Confira o consumo da linha 2026:
Versão | Consumo urbano | Consumo rodoviário |
---|---|---|
Onix 1.0 MT | 9,5 km/l (E) / 13,5 km/l (G) | 11,3 km/l (E)/ 16,3 km/l (G) |
Onix 1.0 turbo MT | 9,8 km/l (E)/ 13,7 km/l (G) | 12,4 km/l (E)/ 17,7 km/l (G) |
Onix 1.0 turbo AT | 8,6 km/l (E)/ 12,1 km/l (G) | 10,9 km/l (E)/ 15,3 km/l (G) |
Onix Plus 1.0 MT | 9,8 km/l (E) / 13,9 km/l (G) | 12,1 km/l (E)/ 17,1 km/l (G) |
Onix Plus 1.0 turbo MT | 9,2 km/l (E)/ 13,3 km/l (G) | 12,3 km/l (E)/ 16,8 km/l (G) |
Onix Plus 1.0 turbo AT | 8,5 km/l (E)/ 12,2 km/l (G) | 11,2 km/l (E)/ 16 km/l (G) |
Em 2024 o Chevrolet Onix virou alvo de críticas devido a sua correia dentada banhada a óleo. Ela exige um óleo específico, que possui aditivação que protege a correia que cuida do sincronismo do motor. Se for usado o lubrificante errado, ela pode desmanchar e causar prejuízos.
Na linha 2026 foi adotada uma correia nova, de outro fornecedor inclusive. Ela é reforçada com kevlar, o mesmo material usado em coletes a prova de bala.
Esse reforço não elimina a necessidade de usar o óleo especificado no manual, mas torna a correia mais resistente aos lubrificantes inadequados. Isso reduz a chance de danos em caso de erros nesse serviço. Tanto a durabilidade quanto a garantia do componente seguem sendo de 240 mil km.
Outra crítica costumeira ao Chevrolet Onix que recebeu atenção na linha 2026 foi o ângulo de ataque. A altura de rodagem baixa e o balanço dianteiro grande fazia que a frente do compacto raspasse com frequência em rampas, valetas e lombadas.
O novo para-choque dianteiro traz um desenho diferente e também é mais alto. Ele também não possui o defletor que havia no modelo anterior. Isso irá ajudar a reduzir as raspadas em obstáculos.
Segundo a Chevrolet, esse desenho novo também melhorou o fluxo de ar e ajudou na aerodinâmica. Na traseira não foram feitas mudanças.
O conjunto ótico foi redesenhado e agora é de LED a partir da versão LT. As lanternas do Onix Plus 2026 recebeu lentes translucidas e máscara negra, lembrando o tratamento recebido pela Trailblazer.
Por dentro foi adotado um novo painel, que utiliza uma moldura única que une o quadro de instrumentos com a central multimídia. O desenho agora segue o estilo que foi iniciado pela nova Montana.
A partir da versão LT é utilizado o painel digital com tela de 8 polegadas, abaixo dela foi mantido o quadro analógico. A nova central MyLink com tela de 11 polegadas também vem a partir desse modelo, os inferiores conta com o modelo antigo de 8 polegadas. Mas ambas contam com espelhamento sem fio.
A linha 2026 do Chevrolet Onix já está disponível na rede de concessionárias da marca. A garantia é de 5 anos.
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Deixar de usar essa droga de correia dentada banhada a óleo, nem pensar, não é mesmo? Se o consumidor deixar de comprar, COMPLETAMENTE, aí veremos!