Chevrolet Onix 2026 ganha correia dentada mais resistente

Junto dos retoques visuais e do interior renovado pelas novas telas, vieram mudanças no componente que virou alvo na internet

chevrolet onix hatch e plus 2026 (3)
A engenharia focou nos pontos onde haviam mais criticas (Fotos: Chevrolet | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 12/08/2025 às 19h00

A Chevrolet lançou a linha 2026 do Onix com um face-lift e aproveitou para resolver algumas das maiores críticas. E sim, a correia dentada banhada a óleo recebeu uma atenção especial.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Essa mudança de ano/modelo veio junto de uma leve redução nos preços, graças a inclusão do Onix no Programa Carro Sustentável. Ele também foi a última novidade nacional da marca para o ano, agora só faltam os dois elétricos importados.

VEJA TAMBÉM:

Preços do Chevrolet Onix 2026

Versão Preço
Onix 1.0 MT R$ 99.990
Onix 1.0 MT 100 Anos R$ 104.990
Onix 1.0 Turbo MT R$ 107.290
Onix 1.0 Turbo AT R$ 112.290
Onix 1.0 Turbo LT AT R$ 118.290
Onix Turbo LTZ AT R$ 123.490
Onix Turbo Premier AT R$ 129.190
Onix Turbo RS AT R$ 130.190

Preços do Chevrolet Onix Plus 2026

Versão Preço
Chevrolet Onix Plus 1.0 MT R$ 106.790
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo MT R$ 113.990
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT R$ 118.990
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LT AT R$ 123.790
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LTZ AT R$ 129.990
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Premier AT R$ 136.490

A gama recebeu uma reposicionada também junto do face-lift. A versão LT 1.0 aspirada saiu de cena, a 1.0 MT de entrada agora conta com o que vinha nela. Já o esortivado RS deixou de ser baseado no LTZ e foi para o topo da gama, com o pacote de equipamentos do Premier.

No Onix Plus 2026 a única mudança foi a troca da nomenclatura do modelo de entrada, que antes partia do LT 1.0 e agora se chama 1.0 MT. Em ambas carrocerias segue existindo a opção pelo câmbio manual de seis marchas junto do motor turbo em apenas uma versão.

Chevrolet Onix 2026 perdeu potência e ganhou confiabilidade

A Chevrolet havia atualizado o motor 1.0 do Onix no início de 2025 para atender ao Proconve L8, mas sem adotar a injeção direta como fez no Tracker e na Montana. Essas mudanças deram uma força adicional ao três cilindros junto da redução nas emissões.

O 1.0 aspirado ganhou 2 cv com gasolina, passando para 80 cv, com etanol manteve os 82 cv. Seu torque com gasolina também subiu, de de 9,6 para 10,2 kgfm — o maior do segmento com esse combustível. Com etanol manteve em 10,6 kgfm.

O 1.0 turbo do Onix também tinha ficado mais potente, subiu para 121 cv com etanol. Mas na linha 2026 essa força foi reduzida para enquadrá-lo no Programa Carro Sustentável. Agora ele rende 115 cv independente do combustível, o torque fica em 16,8 kgfm com álcool e 16,3 kgfm com gasolina.

Apesar dessa mudança, o desempenho do Chevrolet Onix segue esperto. As versões com motor aspirado acelera de zero a 100 km/h em 12,9 segundos, o turbo manual faz em 9,9 s e o turbo automático cumpre em 10,5 segundos. Segundo a Chevrolet, tanto o sedã quanto o hatch possuem os mesmo números de aceleração.

A linha Onix é a única no Brasil que oferece câmbio manual de seis marchas aliado com o motor 1.0 aspirado. As versões turbinadas utilizam essa mesma caixa ou uma automática de seis marchas.

Confira o consumo da linha 2026:

Versão Consumo urbano Consumo rodoviário
Onix 1.0 MT 9,5 km/l (E) / 13,5 km/l (G) 11,3 km/l (E)/ 16,3 km/l (G)
Onix 1.0 turbo MT 9,8 km/l (E)/ 13,7 km/l (G) 12,4 km/l (E)/ 17,7 km/l (G)
Onix 1.0 turbo AT 8,6 km/l (E)/ 12,1 km/l (G) 10,9 km/l (E)/ 15,3 km/l (G)
Onix Plus 1.0 MT 9,8 km/l (E) / 13,9 km/l (G) 12,1 km/l (E)/ 17,1 km/l (G)
Onix Plus 1.0 turbo MT 9,2 km/l (E)/ 13,3 km/l (G) 12,3 km/l (E)/ 16,8 km/l (G)
Onix Plus 1.0 turbo AT 8,5 km/l (E)/ 12,2 km/l (G) 11,2  km/l (E)/ 16 km/l (G)

Correia dentada mudou

Em 2024 o Chevrolet Onix virou alvo de críticas devido a sua correia dentada banhada a óleo. Ela exige um óleo específico, que possui aditivação que protege a correia que cuida do sincronismo do motor. Se for usado o lubrificante errado, ela pode desmanchar e causar prejuízos.

Na linha 2026 foi adotada uma correia nova, de outro fornecedor inclusive. Ela é reforçada com kevlar, o mesmo material usado em coletes a prova de bala.

Esse reforço não elimina a necessidade de usar o óleo especificado no manual, mas torna a correia mais resistente aos lubrificantes inadequados. Isso reduz a chance de danos em caso de erros nesse serviço. Tanto a durabilidade quanto a garantia do componente seguem sendo de 240 mil km.

Mudanças de estilo melhoraram também a convivência

Outra crítica costumeira ao Chevrolet Onix que recebeu atenção na linha 2026 foi o ângulo de ataque. A altura de rodagem baixa e o balanço dianteiro grande fazia que a frente do compacto raspasse com frequência em rampas, valetas e lombadas.

O novo para-choque dianteiro traz um desenho diferente e também é mais alto. Ele também não possui o defletor que havia no modelo anterior. Isso irá ajudar a reduzir as raspadas em obstáculos.

Segundo a Chevrolet, esse desenho novo também melhorou o fluxo de ar e ajudou na aerodinâmica. Na traseira não foram feitas mudanças.

O conjunto ótico foi redesenhado e agora é de LED a partir da versão LT. As lanternas do Onix Plus 2026 recebeu lentes translucidas e máscara negra, lembrando o tratamento recebido pela Trailblazer.

Por dentro foi adotado um novo painel, que utiliza uma moldura única que une o quadro de instrumentos com a central multimídia. O desenho agora segue o estilo que foi iniciado pela nova Montana.

A partir da versão LT é utilizado o painel digital com tela de 8 polegadas, abaixo dela foi mantido o quadro analógico. A nova central MyLink com tela de 11 polegadas também vem a partir desse modelo, os inferiores conta com o modelo antigo de 8 polegadas. Mas ambas contam com espelhamento sem fio.

A linha 2026 do Chevrolet Onix já está disponível na rede de concessionárias da marca. A garantia é de 5 anos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tiburtino Lacerda 12 de agosto de 2025

Deixar de usar essa droga de correia dentada banhada a óleo, nem pensar, não é mesmo? Se o consumidor deixar de comprar, COMPLETAMENTE, aí veremos!

Avatar
Deixe um comentário