[Usados] Chevrolet Onix Activ AT tem preço de Mobi e manutenção barata

Para quem enfrenta trânsito pesado diariamente, o câmbio automático é um conforto bastante procurado; o Onix une isso a um baixo custo de manutenção

img 0007 easy resize.com
Versão aventureira tem suspensão elevada e vem completa (Fotos: Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 07/07/2023 às 08h31
Atualizado em 22/08/2023 às 13h59

Mesmo com os descontos do programa de carros populares, ainda não é possível comprar um carro automático abaixo de R$ 70 mil. Quem estiver atrás de um carro urbano com esse conforto, pode considerar o Chevrolet Onix Activ, produzido entre 2017 e 2019.

Ele foi o carro mais vendido do Brasil na época, a versão topo de linha trazia visual aventureiro e a opção da caixa automática de 6 marchas. O motor é o 1.4 Família 1, evolução do propulsor que estreou no Corsa em 1994 e famoso pelo baixo custo de manutenção.

VEJA TAMBÉM:

Graças às seis marchas e as evoluções aplicadas ao propulsor, o consumo rivaliza com concorrentes mais modernos, como o Volkswagen Polo e o Ford Ka. O Onix fica devendo no desempenho, já que o câmbio automático “rouba” parte da força do motor.

O Chevrolet Onix Activ já vinha completo de fábrica, o único opcional era o câmbio automático. A central multimídia MyLink é a mesma que continua em uso no Spin, oferecendo Android Auto e Apple Carplay via cabo.

O que verificar antes da compra?

  • Procedência
  • Estado de conservação
  • Histórico de ocorrências
  • Registros de manutenção no manual do proprietário
  • Documentação e pendências junto ao Detran e financeiras
  • Avaliação de um mecânico
  • Recalls

O que verificar no ato da compra?

  • Pastilhas de freio
  • Lonas de freio
  • Velas de ignição
  • Cabo de vela
  • Bateria
  • Bomba d’água
  • Bomba de combustível
  • Corrente de comando
  • Correia dentada
  • Tensores da correia
  • Bobina de ignição

O que trocar quando comprar um Onix Activ?

  • Filtro de óleo;
  • Filtro de ar;
  • Filtro de combustível;
  • Lubrificante;
  • Líquido de arrefecimento;
  • Correia dentada;
  • Filtro de cabine.

Ficha técnica Chevrolet Onix Activ

O Chevrolet Onix marcou o fim da plataforma do Corsa nos carros de entrada da marca, adotando a arquitetura Gamma II do Sonic. Essa evolução se traduziu em ganhos no espaço interno e na segurança — apesar do fiasco em seu primeiro cash test.

A central multimídia era uma novidade na época e a Chevrolet equipou boa parte das versões com o equipamento. Isso aliado a mecânica robusta e econômica virou um chamariz para o Onix, tirando do Volkswagen Gol a liderança do mercado.

Por esses motivos, ele ainda é amplamente usado como táxi e carro de aplicativo. O Onix Activ que recomendamos é menos popular nesses usos, já que o câmbio automático aumenta o consumo no uso urbano. Isso faz que o modelo topo de linha seja mais fácil de ser encontrado com quilometragem mais baixa.

Qual é sua carroceria?

Hatchback compacto, com quatro portas e cinco lugares.

Onde era feito?

Na fábrica de Gravataí (RS).

Quanto custa?

De R$ 65.591 (2017) a 72.248 (2019) de acordo com a tabela Fipe.

Preço médio no varejo?

Os valores do Chevrolet Onix Activ costumam acompanhar a tabela fipe, com unidades em melhor estado de conservação sendo anunciadas por até R$ 4 mil acima da tabela.

O que ele oferece?

  • Ar-condicionado;
  • Direção com assistência elétrica;
  • Central multimídia MyLink com espalhamento de smartphone via cabo;
  • Sistema OnStar;
  • Vidros elétricos com função one-touch nas quatro janelas;
  • Travas elétricas com comando na chave;
  • Retrovisores com regulagem elétrica;
  • Computador de bordo;
  • Cruise control;
  • Rodas de liga leve;
  • Volante multifuncional.

Opcionais

O Onix Actriv não oferecia opcionais.

Itens de segurança

  • Airbag duplo;
  • Freios com ABS e EBD;
  • Sensor de pressão dos pneus;
  • Faróis de neblina;
  • Isofix;
  • Sensor de estacionamento;
  • Câmera de ré.

Como é o motor?

img 0039 easy resize.com
Motor 1.4 Família 1 trazia melhorias na versão SPE/4, como as bobinas individuais

O Chevrolet Onix Activ automático traz a versão mais evoluída do 1.4 Família 1, chamada de SPE/4. Isso significa que ele utiliza peças internas de menor atrito, bobinas individuais e outras melhorias que ajudaram a reduzir o consumo de combustível.

Esse motor produz 98 cv com gasolina e 106 cv com etanol, o torque é de 12 kgfm ou 13,9 kgfm respectivamente. O câmbio automático de 6 marchas é de projeto da própria General Motors, trazendo recomendação da troca de óleo da caixa a cada 80 mil km caso seja feito uso severo.

Segundo dados da fábrica, a aceleração de zero a 100 km/h é realizada em 12 segundos. A velocidade máxima é de 168 km/h.

Como é consumo?

[Table]

Combustível | Cidade | Estrada

Etanol | 7,6 km/l | 8,7 km/l

Gasolina | 11,1 km/l | 12,7 km/l

Qual é a capacidade do porta-malas?

O porta-malas do Onix de primeira geração tem capacidade para 280 litros.

Qual é a suspensão do Chevrolet Onix Activ?

O Chevrolet Onix utiliza a fórmula tradicional de McPherson na dianteira com eixo de torção na traseira. A versão Activ tem altura de rodagem 3 cm mais alta que as outras versões.

Freios

Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD.

Pontos positivos

  • Mecânica robusta e com manutenção barata;
  • Câmbio automático de 6 marchas, em uma época onde ainda existam de 4 ou automatizados;
  • Ágil no transito urbano;
  • Peças fáceis de encontrar;
  • Suspensão alta;
  • Tanque de combustível grande;
  • Lista de itens de série.

Pontos negativos

  • Desempenho limitado em rodovias;
  • Espaço no porta-malas;
  • Faltam itens de segurança como airbags laterais e controle de estabilidade;
  • Não tem banco traseiro bipartido.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tobias 8 de julho de 2023

Bom para uso diário urbano. Motor 1.4, câmbio automático, manutencao barata mesmo.

Avatar
Deixe um comentário