Nova Spin ou Citroën C3 Aircross? Comparamos os carros de 7 lugares

A renovação do crossover da Chevrolet veio logo em seguida de lançamento francês, aquecendo um mercado bastante parado

chevrolet spin premier 2025 azul boreal dianteira parado
O Spin está no mercado há 12 anos, mas sua renovação o deixou competitivo (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
De Ibiúna (SP)
Publicado em 26/03/2024 às 09h02
Atualizado em 27/03/2024 às 16h19

Acabou a expectativa, a ChevroletChevrolet lançou a nova Spin 2025. O modelo era aguardado, pois ganhou a concorrência do Citroën C3 Aicross em dezembro de 2023.

Cada um dos crossovers buscam conquistar o público que precisa de um carro com 7 lugares de uma forma diferente. A Spin 2025 está mais equipado e reforçou o pacote de segurança, já o C3 Aircross tem o apelo do motor turbo mais potente e de parecer mais com um SUV tradicional.

VEJA TAMBÉM:

Ambos possuem versões de cinco e de sete lugares, mas apenas o Citroën traz a escolha para todos os níveis de acabamento. A Chevrolet limitou a Spin de 5 lugares ao modelo de entrada LT.

Preços do Citroën C3 Aircross e do Chevrolet Spin

citroen c3 aircross feel
O 7 lugares mais barato é o Aircross (Foto: Citroën | Divulgação)

A Citroën lançou o C3 Aircross com o mote de ser o carro de sete lugares mais barato do Brasil. A Chevrolet ter lançado a nova Spin sem a versão LS ajuda a manter os franceses com esse posto.

Preços Citroën C3 Aircross

Modelo Preço
C3 Aircross Feel R$ 112.990
C3 Aircross Feel Pack R$ 119.990
C3 Aircross Shine R$ 129.990
C3 Aircross 7 Feel R$ 120.990
C3 Aircross 7 Feel Pack R$ 127.990
C3 Aircross 7 Shine R$ 136.590

A Citroën já está promovendo descontos consideráveis para o C3 Aicross, mesmo sendo um lançamento. Mas, para fins comparativos e para retirar variáveis regionais, vamos considerar os preços de tabela.

Preços Chevrolet Spin 2025

Versão Preço
Spin LT MT6 R$ 119.990
Spin LT AT6 R$ 126.990
Spin LTZ AT6 R$ 137.990
Spin Premier AT6 R$ 144.990

Com isso posto, o Citroën C3 Aicross Shine de cinco lugares está com preços alinhados aos do Chevrolet Spin LT automático. Mesmo sendo a versão de entrada, o veterano sai com vantagem por trazer os seguintes itens:

  • Banco traseiro corrediço e bipartido;
  • Seis airbags;
  • Sistema OnStar;
  • Central multimídia com WiFi;
  • Chave canivete;
  • Saídas de ar-condicionado para o banco traseiro;
  • Faróis em LED;
  • Rack de teto funcional;
  • Porta-luvas iluminado.

O SUV francês traz como vantagem a maior altura de rodagem, o computador de bordo, o carregador de smartphone por indução, rodas de liga leve, sensor de ré e faróis de neblina.

Nas versões de sete lugares, o embate nos equipamentos fica ainda mais favorável ao Chevrolet Spin 2025. A versão LTZ fica equiparada em preços com a Shine do C3 Citroën Aircross. Suas vantagens são;

  • Ar-condicionado automático;
  • Saídas de ventilação para a traseira (o C3 usa um ventilador no teto);
  • Chave presencial;
  • Sensor crepuscular;
  • Sensor de chuva.

O Citroën C3 Aircross possui a vantagem de poder remover a terceira fileira de bancos. Em compensação, o fato dos bancos do Spin serem fixos trazem mais segurança por não terem o risco de ficarem mal encaixados.

A Spin também traz o benefício da segunda fileira ser regulável, dando a possibilidade de negociar o espaço para os ocupantes. Por fim, ele traz mais porta-objetos e detalhes de ergonomia positivos como os botões do vidro localizados nas portas.

Se o comprador quiser desembolsar mais dinheiro, a Chevrolet Spin Premier traz recursos ativos de segurança: alerta de colisão, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa e alerta de ponto cego.

Motorização

comparativo c3 aircross c4 cactus18
Motor Turbo 200 1.0 de 130 cv já equipa modelos como Pulse, Fastback, Strada e 208 (Foto: Marcelo Jabulas | Divulgação)

Esse é o quesito mais polêmico na contenda entre Citroën C3 Aircross e Chevrolet Spin. O estreante traz um moderno 1.0 turbo de 3 cilindros, enquanto o veterano está com o velho conhecido 1.8 8 válvulas Família 1.

A Chevrolet atualizou o gerenciamento eletrônico desse propulsor para reduzir as emissões e melhorar as respostas. A potencia e o torque continuam os mesmos, confira na tabela comparando com os dados o 1.0 turbo do C3 Aircross:

Item Citroën C3 Aircross Chevrolet Spin
Potência 125 cv (G) 130 cv (E) 106 cv (G) 111 cv (E)
Torque 20,4 kgfm (G e E) 16,8 kgfm (G) 17,7 kgfm (E)
0 a 100 km/h 9,7 s 11 s
Consumo urbano 7,4 km/l (E); 10,6 km/l (G) 7,4 km/l (E); 10,5 km/l (G)
Consumo rodoviário 8,6 km/l (E); 12 km/l (G) 9,3 km/l (E); 13,4 km/l (G)

Não é possível cravar qual carro oferece a melhor motorização por serem escolas bastante distintas: o Citroën C3 Aircross traz um propulsor mais complexo e potente, enquanto o Spin é simples e econômico.

O comportamento também é bem distinto, com o 1.8 Chevrolet entregando todo o torque bem cedo e dando agilidade na cidade. O motor turbo mais potente deixa o C3 Aircross mais agradável em rodovias, proporcionando ultrapassagens mais rápidas.

Porta-malas

Carros feitos para a família acabam tendo o porta-malas como interesse. Com todos os sete lugares armados, ambos vão mal: o C3 Aircross fica com 42 litros sobrando enquanto a Spin deixa 162 litros.

Se rebater a terceira fileira de bancos, o Citroën fica com 398 litros, enquanto o Chevrolet deixa 553 litros disponíveis. Na versão de cinco lugares, o C3 Aircross oferece 493 litros enquanto a Spin oferece cavernosos 756 litros.

Apenas a Spin coloca o estepe dentro da cabine mesmo na versão de sete lugares, mantendo o pneu sobressalente protegido sempre. No C3 Aircross isso ocorre apenas na versão de cinco lugares, na de sete ele fica na parte de baixo do assoalho devido ao local onde os bancos extras são fixados.

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4 Comentários
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Rufus 30 de março de 2024

Esse motor do SPIN é muito defasado, bebe muito, e ainda usa correia dentada! Ou seja, anda igual a 1.4 e bebe igual a 2.0! Viajei uns 100 Kilometros numa SPIN 1.8 AT… O consumo na gasolina ficava em torno de 5.5Km/L no trânsito pesado e 9Km/L na estrada livre…. Achei consumo muito alto! Abraço a todos.

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HAF 28 de março de 2024

Eu quase parei de ler de indignação quando a reportagem tentou ludibriar afirmando que esse 1.8 é econômico?…. Prezados, já tive o desprazer de viajar numa Spin 1.8 AT 2017…. o consumo fica em torno de 5.5Km/l na ESTRADA com Etanol e 8km/l na gasolina comum!!! Ou seja, CONSUMO é absurdo! Até o 1.8 eTorq da FIAT Toro e do FIAT Linea fazem média de 10Km/litro ETANOL na estrada!!!! Esse Citroen não dirigi ainda,…. mas os motores três cilindros da Fiat já se mostraram confiáveis sim, e provavelmente muito mais econômico que esse mozatec 1.8 da Spin. Abraço a todos.

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Eu 27 de março de 2024

Por experiência própria já tive 4 carros com esse motor 3 GM e 1 Fiat. Rodei pelo menos 500.000 km e nunca tive um probleminha com eles. Todos peguei zero um 98 um 2003 um 2004 e 2013.
Eu gostei muito dessa nova Spin e penso muito em comprar um 7 lugares pq meus pais estão ficando idosos e meus filhos estão aí… E para levar todo mundo só um 7 lugares ou dois carros como atualmente.
Penso nessa Spin LTZ como uma boa opção.
Citroen até o momento não me agrada.

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HAF 31 de março de 2024

Em família, Já tivemos diversos veículos Fiat ,GM e VW e um Ford, alguns mais atuais, outros mais antigos, alguns 1.0 outros 1.6 e 1.8… e posso afirmar sem medo: motores Fiat eram ligeiramente os mais econômicos quando comparados na mesma cilindrada, sempre. Atualmente temos uma Duster 1.6 16v que surpreendeu com o baixo consumo, superando as expectativas em comparação a todas as outras marcas que já tivemos. Só a qualidade da pintura dos Renault é que é sensível demais a riscos, apenas um ponto negativo que encontramos. Fato é que só no futuro com a chegada dos GM Híbridos, é que o consumo destes motores GM deve melhorar.

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