As versões Premier de cada um desses carros são bastante similares na lista de equipamentos, mas há uma diferença grande nos preços e na motorização
O lançamento da linha 2026 do Chevrolet Tracker chamou a atenção do público pelos preços, a versão Premier agora custa R$ 189.590. Mas para quem procura um carro familiar da marca, a maior concorrência pode estar na mesma concessionária: o Spin.
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A atualização do Tracker 2026 trouxe equipamentos e tecnologias que a Chevrolet estreou em 2024 no Spin. O pacote de equipamentos de ambos ficaram bem parecidos, com as diferenças sendo apenas alguns mimos, na quantidade de lugares e a motorização.
Vamos comprar aqui o Tracker Premier com o Spin Premier, para ver qual Chevrolet familiar se sai melhor no cenário atual.
Escolhemos as versões Premier para o comparativo por serem as mais próximas na oferta de equipamentos. Os modelos topo de linha também costumam ser os preferidos do varejo por causa da revenda mais fácil, já que os de entrada costumam ser taxados de veículos de trabalho.
O Chevrolet Spin Premier 2026 custa R$ 160.390, enquanto o Tracker Premier 1.2 turbo é tabelado em R$ 189.590. Eles não possuem opcionais, os únicos acréscimos são as pinturas.
Essa diferença de R$ 29.200 coloca o Chevrolet Spin em vantagem.
Ao contrário do que muitos acreditam, os motores de projeto mais recente são mais baratos na hora das manutenções programadas. Eles usam peças com maior durabilidade, como velas, e já são projetados pensando nesse custo menor.
O 1.8 Família 1 do Spin é o motor mais antigo em produção no Brasil e foi bastante modernizado ao longo dos anos. Mas na hora da manutenção ele cobra mais por ter a troca da correia dentada e da vela com 60 mil km.
Já o três cilindros turbo do Tracker, tanto o 1.0 quanto o 1.2, exigem a troca das velas só com 80 mil km. Quanto a correia dentada, ela tem durabilidade de 240 mil km por ser banhada a óleo, mas exige o uso de lubrificante com a aditivação correta para isso.
Na tabela abaixo estão os valores das revisões de cada carro para os 60 mil km. A Chevrolet recomenda os serviços a cada 10 mil km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.
Carro | 10 mil km | 20 mil km | 30 mil km | 40 mil km | 50 mil km | 60 mil km | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Spin |
R$ 388 | R$ 860 | R$ 964 | R$ 828 | R$ 632 | R$ 2.020 | R$ 5.692 |
Tracker |
R$ 456 | R$ 808 | R$ 732 | R$ 896 | R$ 824 | R$ 808 | R$ 4.524 |
Aqui não existe discussão, o motor 1.2 turbo dá um desempenho superior ao Chevrolet Tracker. Na virada do ano ele ganhou injeção direta, subindo a potência para 141 cv.
O antigo motor 1.8 do Spin foi atualizado em 2024 com o mesmo gerenciamento eletrônico do três cilindros turbo. Segundo a Chevrolet, a maior capacidade de processamento permitiu reduzir as emissões sem afetar a potência.
O grande destaque nesse 1.8 é entregar todo o torque a apenas 2.600 rpm, o que dá agilidade ao arrancar e retomar em baixas velocidades. Mas esse motor deixa a desejar nas estradas, onde é necessário mais potência para ultrapassar.
Mesmo se o Tracker usado na comparação fosse o 1.0 turbo, ele levaria vantagem sobre o Spin. Quem procura um Chevrolet para levar a família e faz questão de bom desempenho vai gostar o 1.2 turbo.
Item | Spin 1.8 | Tracker 1.2 turbo |
---|---|---|
Potência | 106/111 cv (G/E) | 141/139 cv (G/E) |
Torque | 16,8/17,7 kgfm (G/E) | 22,9/22,4 kgfm (G/E) |
Zero a 100 km/h | 11 s | 9,7 s |
Retomada de 80 a 120 km/h | 9,3 s | 8 s |
Velocidade máxima | 170 km/h | 190 km/h |
As diferenças entre os motores diminuem quando o assunto é o consumo de combustível. As atualizações recebidas pelo Família desde o lançamento do Spin, que incluíram cabeçote novo, bobinas individuais, pistões mais leves e outras melhorias técnicas ajudaram a torná-lo mais eficiente.
Nas médias do Inmetro ele ficou bem próximo do eficiente 1.2 turbo do Tracker, com diferenças que não passam de 0,5 km/l. Mas nos números absolutos, o SUV mais moderno foi melhor em todas as situações.
Uma vantagem do Spin é ter o tanque de combustível 9 litros maior, proporcionando mais autonomia. Para quem viaja muito isso pode fazer diferença.
Carro | Consumo urbano | Consumo rodoviário | Volume do tanque |
---|---|---|---|
Spin | 7,4/10,5 km/l (E/G) | 9,3/13,4 km/l (E/G) | 53 litros |
Tracker | 7,6/11 km/l (E/G) | 9,7/13,7 km/l (E/G) | 44 litros |
A reestilização do Chevrolet Tracker para a linha 2026 trouxe um painel redesenhado e novo equipamentos. Mas tudo que entrou na lista de itens de série já havia estreado na gama da marca no Spin em 2024.
Essas adições foram o painel digital, a nova central multimídia, a frenagem autônoma de emergência, o alerta de saída de faixa e os faróis full-LED. Mas o Tracker Premier se destaca por contar com teto solar panorâmico e sistema de estacionamento automático. Já o Spin possui as saídas de ventilação para o banco traseiro de exclusividade.
Fora essa diferença, tanto o Spin quanto o Tracker contam com os seguintes itens em suas respectivas versões Premier:
Se o consumidor não fizer questão de ter o teto solar ou sistema de baliza automática, o Chevrolet Spin oferece o melhor custo/benefício dentro da marca. O acabamento de ambos é similar.
O Chevrolet Tracker está abaixo da média de seu segmento quando o assunto é o espaço interno. Seu entre-eixos de 2,57 m é menor que o de modelos como o Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks e Hyundai Creta.
O Spin possui 2,62 de entre-eixos, mas conta também com outro artifício que ajuda a melhorar a situação do banco traseiro: ele corre em um trilho com curso de 11 cm. Isso permite deixar a segunda fileira com mais espaço ou melhorar a situação da terceira.
A versão Premier do Spin conta com sete lugares de série, um diferencial que só existe no segmento de compactos com o Citroën Aircross. Esse banco do fundão pode ser rebatido para aumentar o porta-malas quando está fora de uso.
O Spin também leva vantagem no espaço para a cabeça, devido ao teto alto. Mas o Tracker é melhor no espaço lateral para ombros, já que sua cabine é mais larga. Ainda assim, a vitória fica com o monovolume.
O porta-malas é uma das características mais importante em um carro familiar. Mesmo se a viagem de férias for de avião, é preciso ter espaço para levar as malas até o aeroporto.
O Chevrolet Tracker possui volume de 393 litros, dentro da média de seu segmento. O Spin Premier leva 553 litros na configuração de cinco lugares ou 162 litros. Se a terceira fileira for removida, ação que exige retirar dois parafusos, o volume chega a 756 litros.
Um detalhe que chamou nossa atenção quanto ao Tracker foi a baixa capacidade de carga. O SUV pode levar apenas 410 kg, enquanto o Spin é homologado para levar até 515 kg.
A diferença de preços entre o Chevrolet Spin Premier e o Tracker Premier é bem grande, principalmente se levarmos em conta que os pacotes de equipamentos são similares. Nos quesitos que apresentamos, o monovolume levou vantagem em mais itens mesmo custando menos.
O Tracker é mais indicado apenas para quem faz questão do desempenho superior ou do teto solar. Com o valor do Spin é possível levar apenas o modelo LT, que é menos equipado. Esse é o preço cobrado pela moda.
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