Cinco defeitos do Fusca que colocavam os motoristas em apuros
O Fusca foi um carro onipresente no Brasil, mas seu projeto antigo e falta de atualizações são vetores para defeitos bem perigosos
O Fusca foi um carro onipresente no Brasil, mas seu projeto antigo e falta de atualizações são vetores para defeitos bem perigosos
O Volkswagen Fusca ainda é um carro muito amado e utilizado no Brasil. Sua simplicidade e o motor traseiro faz dele tão valente na lama quanto os jipes. Além de ser um clássico charmoso e descomplicado. Mas nem tudo são flores, ele possui sua cota de defeitos.
O saudosismo e boas memórias com o carro fazem as pessoas deixarem isso de lado, lembrando apenas dos bons momentos. Mas o Fusca podia fazer seus donos passarem por perrengues e até mesmo deixá-los na mão. Pelo menos não era por um radiador furado…
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Ver um Fusca pegando fogo não era uma cena muito incomum nos tempos que ele era um carro popular nas ruas. Um dos principais motivos para isso era uma falha de projeto “boba”: a posição da bateria.
Ela fica sob o banco do passageiro e sem uma proteção. Por isso, o peso do passageiro pode fazer as molas metálicas sob o assento entrarem em contato com os polos da bateria e, assim, iniciar um incêndio. Ele pode espalhar rápido devido a espuma dos bancos.
A solução mais comum é colocar um tapete de borracha sobre a bateria.
Seu Fusca pegou fogo e o culpado não foi a bateria? Pode ser culpa da mangueira de combustível ressecada. Com isso, o combustível pode vazar sobre alguma parte quente do motor e começar um incêndio. Felizmente existem mangueiras de material mais resistente no mercado para prevenir isso.
O Fusca utiliza suspensão traseira independente por semieixos oscilantes. Ou seja, cada semieixo é ligado ao diferencial e não articula próximo as rodas. Isso faz que a cambagem mude conforme o movimento das rodas.
Esse tipo de suspensão faz que o comportamento dinâmico do Fusca seja perigoso. Curiosamente, a Kombi abandonou esse conceito em 1976. O Chevrolet Corvair utilizava esse tipo de suspensão e sofreu duras críticas pela dinâmica.
No exterior houve o Volkswagen 1302, também conhecido como Super Beetle, que utilizava McPherson na frente e braços arrastados na traseira. Era o mesmo conceito de suspensão usada pelo Porsche 911. Aqui no Brasil tivemos esse conjunto apenas na Variant II, enquanto o Fusca viveu até o fim com a perigosa cambagem variável.
Existe mais um motivo para o Fusca pegar fogo: a posição da bomba de combustível. Ela fica próxima ao distribuidor e pode vazar. Como esse componente é responsável por produzir a centelha da ignição, o resultado acaba sendo um incêndio.
Quem nunca ouviu dono de Fusca falar que o volante do carro não tem folga, tem férias? O besouro da Volkswagen utiliza um sistema do tipo setor e rosca sem fim, que tendem a se desgastar e ficar com folga. E sabe o 1302 que falamos acima? Ele trazia uma direção mais moderna do tipo pinhão e cremalheira.
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Olá. Tenho pensado em comprar um fusca para fazer o percurso São Paulo X São José dos Campos duas vezes por semana (400 km/mes). Vocês acham que ele aguenta?
O fusca foi otimo quando não havia asfalto, usei um 1972 por muitos anos fazendo percurso ate um sitio da familia, era imbativel, coloquem qualquer carro atual na estrada de chão e vejam o resultado depois de 1 ano.Por isso tem aquele desalinhamento das rodas traseiras,elas evitam a falta de tração em terrenos irregulares, não se pode exigir conforto de jeeps,land rover,toyota bandeirantes.Como não pode exigir capacidade off road de um Fox 1,0.
Quem gosta de coisa velha tem que casar, morar com a sogra e a mãe da sogra também…
Tive um Fusca, e foi o último. Isso nunca foi carro de verdade, era mais um brinquedo pra dar relaxo. Não entendo a paixão que o povo tem por essa tranqueira nazista.
Gente que não sabe zelar de carro era bom nunca tê-los
Gente que não sabe zelar de carro era bom nunca tê-los
Você é uma bichinha isso sim. O Fusca é carro sim, você é que não é gente
Marcos Boleio, o Fusca é carro pra macho, não é pra vc.
Meu Brinquedo é um GURGEL 91 ORIGINAL mecanica Chassi VLKSWAGEN . O grande Eng° João Conrrado do Amaral Gurgel idealizador de suas mais diversas ROUPAGENS sobre CHASSIS VOLKSWAGEM . Também não podemos esquecer de outras roupagens em outros modelos SPORTS , como o PUMA , MP Lafer . Bugs ….
Quebra com uma certa frequência o Cabo do acelerador
Já possui vários, o chicote do acelerador tende a quebrar, no pé do acelerador, como também perto do carburador.tinhamos que fazer adaptação, para prosseguir a viagem
Já possui vários, o chicote do acelerador tende a quebrar, no pé do acelerador, como também perto do carburador.tinhamos que fazer adaptação
Tenho 2 Fuscas 1 é 1968 e o outro é 1980, os dois restaurados e estou vendendo.
Tenho um fusca ano 1982, 1300 sedan, Verde Álamo ( cor original), adquirido em 1985, rodo com ele até hoje pela cidade de São Paulo, deixei de viajar com ele 2019, por ter adquirido um Chevrolet Classic 2010 , mais confortável .
Tenho um 1.300L. 1976. O adquiri em 1978 e o mantenho em meu poder. Em estado de conservação bem regular, com umas coisinhas pra ajustar. Nas saidinhas, para movimentar motor, rodas, curtir, pessoas perguntam se está a venda;
Respondo: Não. É de maroca: Não se dá; Não se vende; nem se troca.
Eu so tenho saudade dos carros da epoca….por isso coleciono até hoje ….
Tive 1963 depois 1978 sou apaixonado por FUSCA ESTOU né preparando pra ter um na velhice só pra passar
Meu fusca sempre tinha poeira no motor.
Um cara que se achava, com uma falta de educação do tamanho dele na monvep (Montes Claros MG) dizia que era mau uso.
Coloquei um filtro de óleo no bagagito e nunca mais voltei na oficina deles.
tenho um 66 modelito 1200 mudei para 12 volts e coloquei um motor 1300. esqueceram do aquecimento da bobina.
O fusca prova que foi o melhor lançamento da época, em termo de custo benefício, tanto é que até hoje ainda tem muitos rodando. Não tem como comparar a tecnologia passada com a de hoje. Há 25 anos tenho meu 76 e não quero me desfazer dele tão cedo.
A maioria dos itens citados ocorre se a manutenção for negligenciada. A respeito da suspensão traseira esse problema foi minimizado em 1967 nos EUA com a introdução do sistema similar à Kombi e VariantII por força da legislação na época, provocada pelos problemas com o Corvair. Só que aqui ninguém exigiu essa melhoria.
Professor “xato”
Meu primeiro carro foi um fusca 1300 74 vermelho, nunca tive qualquer dos problemas citados. Mas de toda forma, alguém pode me citar um, apenas um, carro que não tenha pelo menos um, apenas um, defeito?????
Meu primeiro carro foi um fuscão 1500 ano 1972 verde guarujá placa QA9690 Bauru SP
Viajava c representações de indústrias de tecidos no estado todo de SP…
Usava na época aquela gasolina pura c “tetra etila” na velocidade máxima parecia o som de reversão do giro do motor…
Morava em Pederneiras SP de onde sai as pressas para ir até o hospital da Beneficência Portuguesa onde estava pra nascer minha primeira filha …Renata…fui pego pela Polícia Rodoviária na baixada da “bica d’água” á 140 k.s p / h…
Expliquei o motivo e os guardas me liberaram prontamente …
SDS do meu fuscão…
Foi nele que “conheci mais á fundo” minha atual esposa ..kkk
ABS.
Fusca so deixa na mao sem manutençao moro na roça tenho fuscao 1600 com pneu militar passa a onde hilux nen entra!!! ?
Tive muitos nem lembro quantos,e meu primeiro era um 1963 acabadinho sofri pra compra me.diverti muito com ele sem conta que esqueceram de menciona atrás do bancobtraseiro tem aquele pequeno espaço eu carregava as criançada conheço por chiqueirinho,era só alegria minha filha de 11 anos lembra e sente saudades e quer um pra ela adoro o fusca mesmo com seus prós e contras!!!!!
Tive um fusca 15 anos nunca me dechou na estrada mas eu dechei ele
vezes.
Mas o português te deixou …
O defeito maior do Fusca que eu acho é que ele sempre ta com fogo no régo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não da nem para fazer uma viagem longa
Tive 6 Fuscas na Familia e nenhum destes problemas. Graças a Deus! ?????? . Como a própria matéria fala, havia e há solução para tudo. Mas uma vez um
sé do caixão incendiou comigo no banco de trás. Peguei o extintor não funcionou. Meus amigos desesperados e eu rindo… Por sorte estava ao lado da Kombi do meu pai, peguei o extintor dela e resolvi o problema. Detalhe, tinha 17 anos.
Sério que eu sobrevivi a tudo isso? Tive dois fuscas e agora tô pensando em comprar um para dar uns rolês e ficar bonito para as minas, as velhinhas é claro ?????. É caro um bem conservado, restaurar não tenho saco. Fusca é foda, em 1982 eu tinha um 78. Meus primos da Catalunha em visita, acharam que eu era rico por causa do Fusca ??????, lá só quem tinha muito dinheiro, aqui pobre e táxi. ♥️?
Tenho um fusca 1980, não vendo, tenho outro carro mas o prazer em andar no fusca é sem igual! Eu faço manutenção preventiva e não tenho problemas. Rodo em média 600 km por semana.
Meu primeiro carro foi um Fusca, arrebentava direto o cabo de acelerador e uma vez capotou comigo do nada, na chuva. Carro inseguro, do qual tenho zero saudade. Os carros de hoje são infinitamente melhores. Fora nostalgia.
Fusca pega fogo no banco de trás de duas maneiras: por causa da bateria e quando o casal vai namorar lá trás!!
Pega fogo mesmo!!
Kkk boa!!! No meu primeiro Fusca nos idos de 1989 pegava fogo fora mesmo, sobre o capô, eu tenho 1,84m e minha namorada tinha 1,80m. Não cabíamos lá atrás kkk
Danado
O Fusca brasileiro tinha lata ruim ! Vidros da dimensão dos fuscas antigos diferente do mexicano e do 1302, freios ruins, abria porta sozinho em curvas desalinhava portas, capô.
EM 1976 eu trabalhava de taxista aqui em Sorocaba.Éra um fusca marrom 1500 . Éra um carro guerreiro.
Kkk taí falar do Fusca é fácil mas ninguém fala dos carros chinês né, a diferença tá na qualidade das peças e da mão de obra, se coloca peça de qualidade e o profissional que mexe tem qualificação seja o Fusca ou o Mercedes ou Ching ling não vai causar problema algum.
Tenho um fusca 94 a mais de 2 anos é unca me deixou na mão
Porque eu mesmo fasso manutenção nele todos os meses
É vô trabalhar com ele todos os dias sem problema nenhum
Qualquer carro que não der manutenção vai dar problema com certeza
Meu primeiro carro foi um Fusca, arrebentava direto o cabo de acelerador e uma vez capotou comigo do nada, na chuva. Carro inseguro, do qual tenho zero saudade. Os carros de hoje são infinitamente melhores. Fora nostalgia.
Tem razão amigo…trabalho com carros antigos há anos e todos são bons e de custo baixo
Faça um curso de português também
Professor “xato”
Os carros daquele tempo, no geral eram porcaria,os opalas caiam as rodas dianteiras(suspensão),os fiats 147 câmbio parecia a combinação de um cofre,os Ford corcel tinha a corrente da distribuição,o melhor carro de 60 a 75 foi o Ford Galaxie
Qta bobagem!
Tive 53 fuscas, a Bateria vinha de fabrica com uma tampa plástica fixada por 2 estojos aparafusados no assoalho, se o dono foi relaxo e ao recolocou problema dele,, mesmo assim sempre foram raro dar curto e mais raro pegar fogo
Bomba de combustível Vazar outra raridade e qq carro isso pode acontecer.
Tenho hj um Fusion Titanium e sinto saudades do bom e fiel fusca
Pagar fogo, todo carro pega. Mesmo com radiador, basta que a Correia de seu motor arrebente. E, como as rodas traseiras do Fusca, não são alinhadas, e são tortas para dentro. Hoje, já existe no mercado, um kit de suspensão traseira independente, que pode ser instalada,nele, para dar maior estabilidade em curvas muito fechadas, ou rabeadas, no caso de frenagens muito bruscas. Também, todo, carro pode pegar fogo, se a mangueira do motor vazar, pois, todo motor tende à esquentar.
Post absolutamente desnecessário e ridículo, para quem é merecedor de possuir um FUSCA que, com certeza, não é o caso de quem o escreveu. Tive vários FUSCAS: 1969, 1972, 1976 (taxi no RJ), 1978, 1982 (táxi no RJ), 1984, 1986 e hoje tenho um 1978, e incrivelmente, nenhum pegou fogo…..e os táxis, rodavam a média de 300 km por dia e era só felicidade. Então, desculpa aí, mas o projeto FUSCA é o mais vitorioso da indústria automobilística mundial. Basta cuidar dele. Será que Mercedes, BMW e FEŔRARI nunca pegaram fogo? Ah vá pra………
Esqueceu de falar do dínamo que não carregava suficiente a bateria; no meu, tive de por um.alternador.
Me lembro do meu falecido sogro e o fusca 77 dele , sempre arriava a bateria por causa do dínamo , comprei um kit de polia de diametro menor e uma correia , ele deu risada dizendo que não ia resolver o problema nunca mais ele ficou na mão por causa da bateria
Sobre o Fusca.
Tenho um ano 72 motor 1500
Troquei as mangas por tubos especial
Cobre , isolei os canos barria.
Aos poucos melhorando o sistema de frei e direção.
Wh
Tive um fusca por 5 anos, nossa quanto sofrimento, vantagem manutenção baratissima.
Pagar fogo, todo carro pega. Mesmo com radiador, basta que a Correia de seu motor arrebente. E, como as rodas traseiras do Fusca, não são alinhadas, e são tortas para dentro. Hoje, já existe no mercado, um kit de suspensão traseira independente, que pode ser instalada,nele, para dar maior estabilidade em curvas muito fechadas, ou rabeadas, no caso de frenagens muito bruscas. Também, todo, carro pode pegar fogo, se a mangueira do motor vazar, pois, todo motor tende à esquentar.
Meu primeiro carro … às vezes dá saudades ,tinha ,dentro e fora um cheiro de gasolina preocupante e tambor nas 4 rodas ,dia de chuva era perigoso além de tb não ter pneus radiais…forçando ,saia de traseira violentamente,não era econômico,nem tinha segurança em caso de batidas fortes,bancos não tinham conforto,não era espaçoso,mas apesar de tudo ,tinha um engate de cambio sem igual (da segunda à quarta) chegava a 110 km/ora ,quando começava a chacoalhar totalmente e a tremer! Mas era robusto como um “tanque do guerra”!
Muito bacana
O fuca tem uma terceira de grande elasticidade e, por isso, um conforto inesperado para dirigir. A segunda também é fantástica. Funciona, muitas vezes, como marcha de arrancada.