Por R$ 90 mil, Citroën Basalt é o SUV mais barato do Brasil
Partindo de R$ 90 mil SUV cupê francês será o único modelo do segmento com preço abaixo dos R$ 100 mil, para fazer Citroën decolar de vez
Partindo de R$ 90 mil SUV cupê francês será o único modelo do segmento com preço abaixo dos R$ 100 mil, para fazer Citroën decolar de vez
A Citroën acaba de lançar o Basalt, o SUV cupê que chega para completar a família C3. Mas muito além disso, a marca tem grandes expectativas para o SUV que chega como o modelo mais barato do segmento.
Com apenas três versões e preços que partem de R$ 89.990, o Basalt é mais barato que o primo Fiat Pulse, que até então era a opção mais acessível do mercado.
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A linha é bastante enxuta e com duas opções de conjunto mecânico, sendo que a versão de acesso utiliza motor Firefly 1.0 de 75 cv e 10,5 kgfm, combinado com transmissão manual de cinco marchas. Já as demais versões utilizam motor Turbo 200 1.0 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, assim como transmissão automática, do tipo CVT, com emulação de sete marchas. Confira os valores:
Versão | Preço |
---|---|
Basalt Feel 1.0 | R$ 89.990 |
Basalt Feel Turbo | R$ 96.990 |
Basalt Shine Turbo | R$ 104.990 |
Basalt First Edition | R$ 107.390 |
Os preços agressivos têm suas razões. A Citroën ainda não conseguiu decolar no mercado. Hoje a marca é a décima terceira colocada no ranking de emplacamentos, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Com menos de 22 mil licenciamentos entre janeiro e agosto, incluindo os furgões Jumpy e Jumper que são importados, sua participação é de apenas 1,4%. Ou seja, para uma fábrica com capacidade superior a 130 mil unidades anuais, o volume atual está bem aquém do ideal.
Assim, o Basalt estreia com preço de hatch compacto, mas com atributos interessantes. A começar pela lista de conteúdos. Todas as versões, partindo da Feel, contam com quadro de instrumentos digital de 7 polegadas (como no C3 Aircross), multimídia de 10 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay), assim como câmera de ré, três portas USB, ar-condicionado, direção elétrica, regulagem de altura do banco do motorista, vidros elétricos dianteiros e traseiros, quatro airbags e rodas de liga leve de 16 polegadas. A versão de entrada Feel Turbo oferece os mesmos equipamentos, mas com a adição do motor Turbo 200 1.0 e transmissão do tipo CVT.
Já a versão topo de linha Shine Turbo 200 acresce os seguintes equipamentos:
O único opcional para a versão é pintura bitom, com teto preto.
Já a edição de lançamento First Edition oferece o mesmo pacote do Basalt Shine Turbo 200, mas com acabamento exclusivo, que adiciona:
O Citroën Basalt é o maior modelo da família C3, com 4,34 m de comprimento ele é 2 cm maior que o C3 Aircross. No entanto, seu entre-eixos de 2,65 m é 3 cm menor que do irmão familiar, mas 11 cm maior do que no C3, o que comprova a versatilidade da plataforma modular CMP, que também é utilizada nos Peugeot 208 e 2008.
Mas o principal destaque do Basalt está no porta-malas. São 490 litros, no modo VDA (aquele dos bloquinhos). Para se ter uma ideia, o gigantesco bagageiro do Fiat Fastback comporta 516 litros, no mesmo modo de aferição.
O consumo de cada versão do Citroën Basalt, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 9,3 km/l | 10,2 km/l |
Gasolina | 13,0 km/l | 14,6 km/l |
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 8,3 km/l | 9,6 km/l |
Gasolina | 11,9 km/l | 13,7 km/l |
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