Citroën C3 Aircross chega por R$ 110 mil

SUV francês será oferecido em três versões acabamento, apenas com motor turbo de 130 cv e opção de 5 ou 7 lugares

suv citroen c3 aircross 8
C3 Aircross chega para ocupar o inexplorado segmento de SUVs compactos de sete lugares (Fotos: Citroën Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 29/11/2023 às 17h30

A Citroën acaba de lançar o C3 Aircross, SUV derivado do hatch C3, que chega para brigar no segmento de compactos e tem como principal destaque a opção com sete lugares. Com preço inicial de R$ 109.990, o francês tem linha enxuta com apenas três versões de acabamento e o mesmo conjunto mecânico, que combina motor 1.0 turbo de 130 cv e transmissão automática do tipo CVT.

VEJA TAMBÉM:

Em relação ao irmão, o utilitário-esportivo se assemelha no conjunto ótico, com assinatura em forma de Y e os vincos da linguagem visual C-Cubed. Fora isso, são carros muito distintos.

O SUV tem formas musculosas e dimensões generosas com 4,32 m de comprimento, 2,67 m de distância entre-eixos e 1,76 m de largura. A razão é que ele precisa de espaço para a terceira fileira de bancos.

suv citroen c3 aircross 62
Terceira fileira de bancos é uma exclusividade no segmento de SUVs compactos

E por falar nela, a Citroën desenvolveu um sistema inteligente que permite não apenas o rebatimento dos bancos, mas também a remoção completa deles. Cada assento pesa pouco mais de 8 kg.

Isso permite elevar a capacidade do porta malas para até 493 litros, no padrão VDA. Com os bancos centrais rebatidos, o volume chega a próximo dos 1.100 litros. No entanto, quem quiser levar o C3 Aircross com sete lugares terá que aguardar, a opção chegará às lojas até o final do primeiro trimestre.

Versões e conteúdos do C3 Aircross

A Citroën definiu três versões de acabamento para o C3 Aircross: Feel, Feel Pack e Shine, tanto para opção com 5 ou 7 lugares. Confira os conteúdos de cada versão.

Feel (R$ 109.990)

  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado analógico
  • Multimídia de 10 polegadas (com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay)
  • 4 portas USB
  • Porta USB de recarga
  • 6 auto-falantes
  • Alarme
  • Assistente de partida em rampa (Hill Holder)
  • Monitor de pressão dos pneus
  • Vidros dianteiros elétricos
  • Vidros traseiros elétricos
  • DRL em LED
  • Duplo airbag frontal

Feel Pack (R$ 119.990)

A versão adiciona os seguintes itens:

  • Quadro de instrumentos digital de 7 polegadas
  • Roda de liga leve de 16 polegadas
  • Airbags laterais
  • Apoio de braço central para motorista
  • Retrovisor externo com ajuste elétrico
  • Sensor traseiro de estacionamento

Shine (R$ 129.990)

A versão topo de linha inclui os equipamentos abaixo

  • Bancos em material sintético
  • Rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas
  • Teto Bitom preto
  • Câmera traseira
  • Faróis de neblina
  • Limitador e regulador de velocidade
  • Moldura nos para-choques
  • Volante com revestimento em material sintético

Motor e transmissão

alta 8666
Motor Turbo 200 promete bom torque sem exageros no consumo

O C3 Aircross é equipado com o motor Turbo 200 1.0 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. A unidade que estreou no Fiat Pulse, também equipa Fastback, Strada e o Peugeot 208. A unidade é combinada com transmissão do tipo CVT, com emulação de sete velocidades. Segundo a Citroën, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos.

Consumo do C3 Aircross

O consumo do Citroën C3 Aircross, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) é:

Combustível Urbano Rodoviário
Etanol 7,4 km/l 8,6 km/l
Gasolina 10,6 km/l 12,0 km/l

Suspensão

O Citroën C3 Aircross utiliza sistema McPherson (frente) e eixo de torção (atrás). Executivos da Stellantis afirmam que foi feito um trabalho extenso no desenvolvimento capaz de associar o conhecido DNA em suspensão da marca francesa com a realidade das estradas brasileiras. Na prática, a marca quer provar que os anos de suspensão frágil ficaram no passado, na época da primeira geração do C3.

Dimensões

suv citroen c3 aircross 57
Com a terceira fileira rebatida, porta-malas beira os 500 litros
  • Comprimento: 4,32 m
  • Largura da carroceria: 1,72 m (s/espelhos) 1,79 m (c/espelhos)
  • Altura do veículo: 1,65 m (sem barras) / 1,67 m (c/barras no teto)
  • Distância entre eixos: 2,67 m
  • Altura mínima do solo: 2,0 m
  • Ângulo de entrada: 23,3°
  • Ângulo de saída: 32º
  • Volume do porta-malas: 493 litros (VDA/com terceira fileira removida)
  • Tanque de combustível: 47 litros

Cores

  • Branco Banquise
  • Cinza Artense
  • Cinza Grafito
  • Vermelho Rubi
  • Preto Perla Nera

As cores podem receber teto em tonalidades preta e branca.

suv citroen c3 aircross 74
Saída de ar no teto promete mais eficiencia na climatização das fileiras traseiras

Versões e preços

  • Feel 1.0 AT7 – R$ 109.990
  • Feel Pack 1.0 AT7 – R$ 119.990
  • Shine 1.0 AT7 – R$ 129.990
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Pedro Pinto 7 de dezembro de 2023

Tá claro que o alvo do C3 Aircross é a Spin. Mas duvido que consiga fazer alguma ferida na favorita do segmento 7.

Avatar
Cássio 29 de novembro de 2023

Estava acompanhando e aguardando o lançamento, preciso de um 7 lugares. Fiquei decepcionado com os valores(alto), a falta definição dos valores para 7 lugares, sem contar que o consumo declarado pelo Inmetro deixou a desejar. O design é fantástico, na terceira fileira dois bancos bipartidos, podendo usar 6 ou 7 lugares é um de muitos diferenciais positivos em relação a Spin. Quem sabe o acabamento seja melhor que o irmão pobre C3, e acabe convencendo em um test-drive. Estou mais para uma Tiguan ou Tiggo8 com 3 anos de uso, por esse mesmo valor.

Avatar
Deixe um comentário