[Vídeo] Citroën ë-Jumpy é um furgão elétrico que anda como carro

A montadora francesa oferece seu furgão elétrico por R$ 334.990, prometendo menores custos de rodagem e de manutenção

citroen e jumpy branco dianteira em garagem fecahda
Somente a tampa do carregador no para-lama demonstra a versão elétrica (Fotos: Citroën | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/11/2023 às 11h02

O grupo Stellantis oferece no Brasil as versões elétricas de seus furgões médios. O AutoPapo testou o Citroën ë-Jumpy, que traz especificações e preço idêntico aos irmãos Fiat e-Scudo e Peugeot e-Expert.

Esses furgões trazem como foco as entregas urbanas. Como elas são mapeadas, a empresa, ou entregador, podem mapear o percurso dentro da autonomia do veículo.

VEJA TAMBÉM:

Ficha técnica Citroën ë-Jumpy

O Citroën ë-Jumpy oferece os mesmos predicados da versão equipada com motor turbodiesel, perdendo apenas 500 kg na capacidade de carga. Entretanto, o motor elétrico torna a condução mais cômoda por não ter que trocar marchas.

Essa família de furgões da Stellantis prima por ser fácil de dirigir: o banco do motorista apoia bem e traz boa amplitude de regulagem. As rodas esterçam em ângulo maior que o de carros de passeio, o que resulta em um diâmetro de giro de apenas 12,4 metros.

O maior problema na condução fica por conta dos retrovisores externos pequenos, que geram pontos cegos. Na hora de manobrar isso é compensado pela câmera de ré e os sensores de estacionamento.

citroen e jumpy van branco traseira portas abertas
A porta lateral traz praticidade em entregas urbanas

Qual é sua carroceria?

Furgão médio com porta lateral corrediça.

Onde é feito?

Produzido na planta da Sevel Nord, em Lieu-Saint-Amand, na França.

Quanto custa?

R$ 334.990

Quem são seus concorrentes?

Os concorrentes do Citroën ë-Jumpy são seus irmãos gêmeos Fiat e-Scudo e Peugeot e-Expert. Todos possuem os mesmos equipamentos, mecânica e preço. A escolha vai pela afinidade com a concessionária e condições de compra oferecidas por cada marca.

citroen e jumpy van interior painel
Por dentro muda o seletor do câmbio, o quadro de instrumentos e a central multimídia mostra informações do funcionamento do powertrain elétrico

O que ele oferece?

  • Ar-condicionado
  • Central multimídia com Android Auto e Apple Carplay;
  • Dois alto-falantes e dois tweeters;
  • Vidros elétricos com função one-touch;
  • Travas elétricas;
  • Chave canivete com telecomando;
  • Apoio de braço para o motorista;
  • Regulagem lombar para o motorista;
  • Cruise control;
  • Limitador de velocidade;
  • Computador de bordo.

Itens de segurança

  • Freios com ABS e EBD;
  • Airbag duplo com proteção para os três ocupantes;
  • Controle de estabilidade;
  • Alerta de fadiga;
  • Assistente de partida em rampa;
  • Freio de estacionamento eletrônico;
  • Faróis de neblina;
  • Acendimento automático dos faróis;
  • Sensor de chuva.

Como é o motor?

O motor elétrico do Citroën ë-Jumpy, que é o mesmo do Peugeot e-208 GT, produz 136 cv e 26,5 kgfm no modo de condução Power. Selecionando o modo normal a força é reduzida para 107 cv e 21,4 kgfm. No Eco ele é limitado em 90 cv e 19,3 kgfm.

citroen e jumpy visao de corte mostrando motor e baterias
As baterias vão sob o assoalho e não roubam o espaço da carga

Qual é a autonomia?

Segundo o padrão Inmetro, o furgão elétrico pode rodar 289 km, no ciclo europeu WLTP a autonomia é de 330 km.

Qual é a capacidade do baú de carga?

O volume do compartimento de cargas é de 6,1 m³, o mesmo da versão tradicional. A capacidade de carga é de 1 tonelada.

Qual é a suspensão do Citroën ë-Jumpy?

O furgão utiliza MacPherson na dianteira, na traseira é independente com braços triangulares e molas helicoidais.

citroen e jumpy van lateral plugado em ponto de recarga
A autonomia é de 289 km no padrão Inmetro

Freios

O Citroën ë-Jumpy utiliza freios com discos ventilados nas quatro rodas.

Medidas do Citroën ë-Jumpy

  • Comprimento: 5,30 m;
  • Largura: 1,92 m;
  • Largura com espelhos retrovisores: 2,20 m;
  • Altura: 1,93 m;
  • Entre-eixos: 3,27 m;
  • Diâmetro de giro: 12,4 m.

Medidas do compartimento de carga

  • Comprimento: 2,86 m;
  • Largura: 1,63 m
  • Largura entre as caixas de roda: 1,26 m;
  • Altura: 1,39 m;
  • Largura de entrada da porta traseira: 1,28 m
  • Altura da porta traseira: 1,22 m
  • Largura da porta deslizante: 93 cm
  • Altura da porta deslizante: 1,24 m
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário