Avaliação do Citroën ë-Jumpy; furgão elétrico que anda como carro

A montadora francesa oferece seu furgão elétrico por R$ 334.990, prometendo menores custos de rodagem e de manutenção

citroen e jumpy branco dianteira em garagem fecahda
Somente a tampa do carregador no para-lama demonstra a versão elétrica (Fotos: Citroën | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/11/2023 às 11h02
Atualizado em 16/06/2025 às 14h29

O grupo Stellantis oferece no Brasil as versões elétricas de seus furgões médios. O AutoPapo testou o Citroën ë-Jumpy, que traz especificações e preço idêntico aos irmãos Fiat e-Scudo e Peugeot e-Expert.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Esses furgões trazem como foco as entregas urbanas. Como elas são mapeadas, a empresa, ou entregador, podem mapear o percurso dentro da autonomia do veículo.

VEJA TAMBÉM:

Ficha técnica Citroën ë-Jumpy

O Citroën ë-Jumpy oferece os mesmos predicados da versão equipada com motor turbodiesel, perdendo apenas 500 kg na capacidade de carga. Entretanto, o motor elétrico torna a condução mais cômoda por não ter que trocar marchas.

Essa família de furgões da Stellantis prima por ser fácil de dirigir: o banco do motorista apoia bem e traz boa amplitude de regulagem. As rodas esterçam em ângulo maior que o de carros de passeio, o que resulta em um diâmetro de giro de apenas 12,4 metros.

O maior problema na condução fica por conta dos retrovisores externos pequenos, que geram pontos cegos. Na hora de manobrar isso é compensado pela câmera de ré e os sensores de estacionamento.

citroen e jumpy van branco traseira portas abertas
A porta lateral traz praticidade em entregas urbanas

Qual é sua carroceria?

Furgão médio com porta lateral corrediça.

Onde é feito?

Produzido na planta da Sevel Nord, em Lieu-Saint-Amand, na França.

Quanto custa?

R$ 334.990

Quem são seus concorrentes?

Os concorrentes do Citroën ë-Jumpy são seus irmãos gêmeos Fiat e-Scudo e Peugeot e-Expert. Todos possuem os mesmos equipamentos, mecânica e preço. A escolha vai pela afinidade com a concessionária e condições de compra oferecidas por cada marca.

citroen e jumpy van interior painel
Por dentro muda o seletor do câmbio, o quadro de instrumentos e a central multimídia mostra informações do funcionamento do powertrain elétrico

O que ele oferece?

  • Ar-condicionado
  • Central multimídia com Android Auto e Apple Carplay;
  • Dois alto-falantes e dois tweeters;
  • Vidros elétricos com função one-touch;
  • Travas elétricas;
  • Chave canivete com telecomando;
  • Apoio de braço para o motorista;
  • Regulagem lombar para o motorista;
  • Cruise control;
  • Limitador de velocidade;
  • Computador de bordo.

Itens de segurança

  • Freios com ABS e EBD;
  • Airbag duplo com proteção para os três ocupantes;
  • Controle de estabilidade;
  • Alerta de fadiga;
  • Assistente de partida em rampa;
  • Freio de estacionamento eletrônico;
  • Faróis de neblina;
  • Acendimento automático dos faróis;
  • Sensor de chuva.

Como é o motor?

O motor elétrico do Citroën ë-Jumpy, que é o mesmo do Peugeot e-208 GT, produz 136 cv e 26,5 kgfm no modo de condução Power. Selecionando o modo normal a força é reduzida para 107 cv e 21,4 kgfm. No Eco ele é limitado em 90 cv e 19,3 kgfm.

citroen e jumpy visao de corte mostrando motor e baterias
As baterias vão sob o assoalho e não roubam o espaço da carga

Qual é a autonomia?

Segundo o padrão Inmetro, o furgão elétrico pode rodar 289 km, no ciclo europeu WLTP a autonomia é de 330 km.

Qual é a capacidade do baú de carga?

O volume do compartimento de cargas é de 6,1 m³, o mesmo da versão tradicional. A capacidade de carga é de 1 tonelada.

Qual é a suspensão do Citroën ë-Jumpy?

O furgão utiliza MacPherson na dianteira, na traseira é independente com braços triangulares e molas helicoidais.

citroen e jumpy van lateral plugado em ponto de recarga
A autonomia é de 289 km no padrão Inmetro

Freios

O Citroën ë-Jumpy utiliza freios com discos ventilados nas quatro rodas.

Medidas do Citroën ë-Jumpy

  • Comprimento: 5,30 m;
  • Largura: 1,92 m;
  • Largura com espelhos retrovisores: 2,20 m;
  • Altura: 1,93 m;
  • Entre-eixos: 3,27 m;
  • Diâmetro de giro: 12,4 m.

Medidas do compartimento de carga

  • Comprimento: 2,86 m;
  • Largura: 1,63 m
  • Largura entre as caixas de roda: 1,26 m;
  • Altura: 1,39 m;
  • Largura de entrada da porta traseira: 1,28 m
  • Altura da porta traseira: 1,22 m
  • Largura da porta deslizante: 93 cm
  • Altura da porta deslizante: 1,24 m
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário