[Vídeo] Citroën ë-Jumpy é um furgão elétrico que anda como carro
A montadora francesa oferece seu furgão elétrico por R$ 334.990, prometendo menores custos de rodagem e de manutenção
A montadora francesa oferece seu furgão elétrico por R$ 334.990, prometendo menores custos de rodagem e de manutenção
O grupo Stellantis oferece no Brasil as versões elétricas de seus furgões médios. O AutoPapo testou o Citroën ë-Jumpy, que traz especificações e preço idêntico aos irmãos Fiat e-Scudo e Peugeot e-Expert.
Esses furgões trazem como foco as entregas urbanas. Como elas são mapeadas, a empresa, ou entregador, podem mapear o percurso dentro da autonomia do veículo.
VEJA TAMBÉM:
O Citroën ë-Jumpy oferece os mesmos predicados da versão equipada com motor turbodiesel, perdendo apenas 500 kg na capacidade de carga. Entretanto, o motor elétrico torna a condução mais cômoda por não ter que trocar marchas.
Essa família de furgões da Stellantis prima por ser fácil de dirigir: o banco do motorista apoia bem e traz boa amplitude de regulagem. As rodas esterçam em ângulo maior que o de carros de passeio, o que resulta em um diâmetro de giro de apenas 12,4 metros.
O maior problema na condução fica por conta dos retrovisores externos pequenos, que geram pontos cegos. Na hora de manobrar isso é compensado pela câmera de ré e os sensores de estacionamento.
Furgão médio com porta lateral corrediça.
Produzido na planta da Sevel Nord, em Lieu-Saint-Amand, na França.
R$ 334.990
Os concorrentes do Citroën ë-Jumpy são seus irmãos gêmeos Fiat e-Scudo e Peugeot e-Expert. Todos possuem os mesmos equipamentos, mecânica e preço. A escolha vai pela afinidade com a concessionária e condições de compra oferecidas por cada marca.
O motor elétrico do Citroën ë-Jumpy, que é o mesmo do Peugeot e-208 GT, produz 136 cv e 26,5 kgfm no modo de condução Power. Selecionando o modo normal a força é reduzida para 107 cv e 21,4 kgfm. No Eco ele é limitado em 90 cv e 19,3 kgfm.
Segundo o padrão Inmetro, o furgão elétrico pode rodar 289 km, no ciclo europeu WLTP a autonomia é de 330 km.
O volume do compartimento de cargas é de 6,1 m³, o mesmo da versão tradicional. A capacidade de carga é de 1 tonelada.
O furgão utiliza MacPherson na dianteira, na traseira é independente com braços triangulares e molas helicoidais.
O Citroën ë-Jumpy utiliza freios com discos ventilados nas quatro rodas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |