CNH 2026; veja como se tornar um instrutor de trânsito autônomo

Veja como funciona o curso online para profissionais do Detran e quais os requisitos para se participar do processo de habilitação

shutterstock instrutor de trânsito autoescola CNH 2026
Antiga formação do instrutor de trânsito previa uma carga horária de 116 horas-aula, mas agora pode ser feita online em menos de um dia. (Foto: Freepik )
Por Julia Vargas
Publicado em 13/01/2026 às 15h00

Entre as mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) propostas pelo Ministério dos Transportes, está a regulamentação dos instrutores de trânsito autônomos. Isso significa que na etapa das aulas práticas de direção, o candidato à CNH em 2026 pode optar por realizar o curso com profissionais credenciados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), sem vínculo obrigatório com uma autoescola.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Segundo o governo, a nova modalidade é uma oportunidade tanto para os cidadãos que já são instrutores de trânsito vinculados a uma autoescola, quanto para aqueles que gostam de dirigir e desejam ingressar nesse mercado. Mas, para fazer isso, é necessário atender a uma série de requisitos e cumprir o curso de formação com vários módulos e etapas.

VEJA TAMBÉM:

Requisitos para ser instrutor de trânsito autônomo

As exigências básicas para obter a Carteira de Identificação Profissional de instrutor autônomo, que será disponibilizada gratuitamente no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), são:

  • Ter, no mínimo, 21 anos e habilitação legal para condução de veículo há pelo menos dois anos;
  • Não ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima nos últimos 60 dias, nem ter sofrido penalidade de cassação da CNH;
  • Ensino médio concluído;
  • Formação específica em habilidades pedagógicas, com foco em legislação de trânsito e direção segura;
  • Certificado de curso específico realizado pelo órgão executivo de trânsito;
  • Veículo usado nas aulas devidamente identificado como de instrução e atender às exigências de segurança estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB);

Além dos requisitos para os profissionais, os veículos utilizados em aulas também precisam atender a alguns padrões:

  • Motos devem ter, no máximo, 8 anos de fabricação;
  • Carros devem ter até 12 anos de fabricação;
  • Veículos de carga não devem ter mais de 20 anos de fabricação.

Com esses requisitos atendidos, o nome do instrutor de trânsito deve constar nos registros oficiais do Detran e do Ministério dos Transportes. Dessa forma, o aluno pode conferir o nome do instrutor e os horários e locais para realização das aulas nos respectivos sites.

Uma vez contratado pelo candidato, o instrutor deve registrar e validar a presença e participação do aluno em cada aula. Mesmo vinculado a uma autoescola, o instrutor pode oferecer aulas de forma independente.

Durante as aulas práticas de direção, o instrutor deve portar os seguintes documentos:

  • CNH;
  • Credencial de Instrutor ou crachá fornecido pelo órgão competente;
  • Licença de Aprendizagem Veicular;
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Isso é de extrema importância, pois o instrutor de trânsito pode ser fiscalizado a qualquer momento por parte dos órgãos de trânsito, que podem realizar inspeções a qualquer momento para garantir que as atividades estejam sendo realizadas de acordo com a legislação”, informou o Ministério dos Transportes.

Como funciona o curso de formação de instrutores do Detran

O curso para se tornar instrutor seguia as regras estabelecidas pela Resolução 789/20 do Contran, norma que regia as regras e padrões para obtenção da CNH antes das recentes mudanças. A formação previa uma carga horária de 116 horas-aula. Esse total incluía vários módulos e um limite de 10 horas-aula por dia.

Agora, para se tornar um instrutor de trânsito, basta acessar o aplicativo CNH do Brasil ou site do Ministério dos Transportes e fazer login com a sua conta gov.br.

O novo curso gratuito do Governo Federal trata de técnicas pedagógicas e outros conhecimentos para orientar novos condutores. A formação é organizada em três módulos, totalizando 27 aulas, que abordam desde fundamentos da educação até práticas avançadas de segurança e comportamento no trânsito.

Módulos do Curso

  • Fundamentos da Educação — princípios pedagógicos essenciais para ensino de adultos, reforçando valores como gentileza e tolerância;
  • Didática Aplicada — métodos e estratégias para ministrar aulas teóricas e práticas, incluindo planejamentos, abordagens recomendadas e outros;
  • Segurança e Comportamento no Trânsito — aprofundamento técnico e comportamental, com conteúdos como princípios de segurança e física aplicada, manutenção preventiva, sinalização viária e primeiros socorros

Para receber o certificado de conclusão, é obrigatório realizar a avaliação online ao final da jornada. A prova possui 30 questões que não tem tempo limite. Uma vez aprovado, você recebe o certificado de “Instrutor de Trânsito” imediatamente.

Nesse ponto, embora o curso esteja concluído, a autorização para exercer a atividade depende do registro no Detran.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário