Veja como funciona o curso online para profissionais do Detran e quais os requisitos para se participar do processo de habilitação
Entre as mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) propostas pelo Ministério dos Transportes, está a regulamentação dos instrutores de trânsito autônomos. Isso significa que na etapa das aulas práticas de direção, o candidato à CNH em 2026 pode optar por realizar o curso com profissionais credenciados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), sem vínculo obrigatório com uma autoescola.
Segundo o governo, a nova modalidade é uma oportunidade tanto para os cidadãos que já são instrutores de trânsito vinculados a uma autoescola, quanto para aqueles que gostam de dirigir e desejam ingressar nesse mercado. Mas, para fazer isso, é necessário atender a uma série de requisitos e cumprir o curso de formação com vários módulos e etapas.
VEJA TAMBÉM:
As exigências básicas para obter a Carteira de Identificação Profissional de instrutor autônomo, que será disponibilizada gratuitamente no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), são:
Além dos requisitos para os profissionais, os veículos utilizados em aulas também precisam atender a alguns padrões:
Com esses requisitos atendidos, o nome do instrutor de trânsito deve constar nos registros oficiais do Detran e do Ministério dos Transportes. Dessa forma, o aluno pode conferir o nome do instrutor e os horários e locais para realização das aulas nos respectivos sites.
Uma vez contratado pelo candidato, o instrutor deve registrar e validar a presença e participação do aluno em cada aula. Mesmo vinculado a uma autoescola, o instrutor pode oferecer aulas de forma independente.
Durante as aulas práticas de direção, o instrutor deve portar os seguintes documentos:
Isso é de extrema importância, pois o instrutor de trânsito pode ser fiscalizado a qualquer momento por parte dos órgãos de trânsito, que podem realizar inspeções a qualquer momento para garantir que as atividades estejam sendo realizadas de acordo com a legislação”, informou o Ministério dos Transportes.
O curso para se tornar instrutor seguia as regras estabelecidas pela Resolução 789/20 do Contran, norma que regia as regras e padrões para obtenção da CNH antes das recentes mudanças. A formação previa uma carga horária de 116 horas-aula. Esse total incluía vários módulos e um limite de 10 horas-aula por dia.
Agora, para se tornar um instrutor de trânsito, basta acessar o aplicativo CNH do Brasil ou site do Ministério dos Transportes e fazer login com a sua conta gov.br.
O novo curso gratuito do Governo Federal trata de técnicas pedagógicas e outros conhecimentos para orientar novos condutores. A formação é organizada em três módulos, totalizando 27 aulas, que abordam desde fundamentos da educação até práticas avançadas de segurança e comportamento no trânsito.
Para receber o certificado de conclusão, é obrigatório realizar a avaliação online ao final da jornada. A prova possui 30 questões que não tem tempo limite. Uma vez aprovado, você recebe o certificado de “Instrutor de Trânsito” imediatamente.
Nesse ponto, embora o curso esteja concluído, a autorização para exercer a atividade depende do registro no Detran.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|