CNH do Brasil; criança de 3 anos recebe certificado de instrutor de trânsito

Novo sistema de instrutores permitiu que dados de uma criança fossem usados para realização do curso de formação e emissão de certificado

Certificado de instrutor de trãnsito de Caleo criança de 3 anos de idade
Novo curso de formação pode ser concluído em uma hora, enquanto antigo tinha carga horária de 116 horas-aula (Foto: Rafaela Lira Machado | Reprodução)
Por AutoPapo
Publicado em 12/12/2025 às 18h20
Atualizado em 13/12/2025 às 21h40

A dinâmica de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está passando por uma intensa transformação nos últimos meses para tornar o processo mais acessível e flexível. As novas regras da CNH já foram publicadas e incluem o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas, curso teórico gratuito e online, renovação automática para os “bons motoristas” e regularização de instrutores autônomos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

E parece que qualquer pessoa pode se tornar um desses instrutores, até mesmo uma criança, que nem habilitação possui. Esse é o caso de Caleo Lira Machado de Souza, de três anos e seis meses de idade.

Como uma criança conseguiu se tornar instrutor por meio do CNH Brasil

Nesta terça-feira, o governo federal lançou o aplicativo CNH Brasil, uma versão atualizada da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Por meio do app é possível dar entrada e acompanhar todo o processo de habilitação, além de fazer o curso para se tornar instrutor de trânsito oficial.

De acordo com as normas publicadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) , o app permite que qualquer cidadão realize o “Curso de Instrutor de Trânsito do Brasil”, usando computador ou smartphone. Isso é possível desde que o condutor cumpra os seguintes requisitos:

  • Ter no mínimo 21 anos de idade;
  • Ter habilitação legal para a condução de veículo há pelo menos 2 anos;
  • Não ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima nos últimos 60 dias;
  • Ter concluído o ensino médio;
  • Possuir certificado de curso específico realizado pelo órgão executivo de trânsito;
  • Não ter sofrido penalidade de cassação da CNH

No entanto, na prática, essa validação apresenta falhas. Rafaela Lira Machado, proprietária de Centro de Formação de Condutores (CFC) e advogada imobiliarista provou isso ao cadastrar os dados de seu filho, Caleo, no curso e facilmente obter o certificado.

A empreendedora acessou o aplicativo CNH Brasil, onde já havia cadastrado sua habilitação e escolheu realizar o curso para instrutores. De acordo com Rafaela Lira, ao selecionar a opção, houve um redirecionamento para a plataforma em que estão disponíveis os módulos do curso.

Nessa aba, foi pedido o login da conta Gov.br para a continuidade do processo. Foi nesse momento em que a advogada decidiu fazer um teste e preencher a página com os dados de seu filho. Para a sua surpresa, a  plataforma deu prosseguimento e, segundo Lira, em nenhuma etapa do processo um número de habilitação ou a idade do menino foram requisitados.

Ela cumpriu os módulos e ao final de cada um respondeu às questões sem muito esforço. No total a curso levou menos de uma hora para ser feito. A proprietária de autoescola ainda destaca que o exame continha vários erros de ortografia ou digitação, além de perguntas mal formuladas com um baixo nível de conhecimento para os padrões de um instrutor de trânsito.

Como era o antigo curso para se tornar instrutor de trânsito?

Segundo a Resolução 789/20 do Contran, norma que regia as regras e padrões para obtenção da CNH antes das recentes mudanças, o curso de instrutor previa uma carga horária de 116 horas-aula. Esse total incluía vários módulos e um limite de 10 horas-aula por dia.

Agora, na versão digital, todo esse caminho é substituído por textos que podem ser lidos rapidamente ou até mesmo ignorados. Basta acertar 70% das questões em cada módulo para ser aprovado, com emissão imediata do certificado de instrutor de trânsito.

Apesar do curso concluído com certificação, a autorização para exercer a atividade depende do registro no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Quando esse órgão valida o registro, o nome do instrutor passa a constar na lista do Ministério dos Transportes.

Com as novas regras da CNH, o processo de formação do instrutor de trânsito se tornou muito mais acessível, simples até demais. Essa mudança pode gerar profissionais com formação incompleta e sem prática, que poderão ministrar aulas em carros sem adaptações.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
IVAN VASCONCELLOS 13 de dezembro de 2025

Isso pra mim é criminoso, falsidade ideológica se passar por outra pessoa mesmo que essa pessoa seja seu filho. Polícia neles!!!

Avatar
Edson da Silva 13 de dezembro de 2025

Vamos lá por pontos eu vou defender esse curso de instrutor autônomo.ela fala que o certificado está no nome de uma criança de 3 anos certo blz,só que pra entrar tem logar na CNH digital como essa criança tem a CNH digital? Outro questionamento vai ter que ser feito um cadastro no Detran para ela poder dar aulas os documentos habilitação CPF conclusão do ensino médio como ela vai fazer ?

Avatar
Santiago 13 de dezembro de 2025

Não é novidade acontecerem certos furos em sistemas oficiais, que os tornam facilmente burláveis.
Importante é que se corrija o quanto antes, pra que se evite uma enxurrada de instrutores fajutos e com ainda menos conhecimento do que aqueles a quem deveriam instruir.

Avatar
Salatiel da Silva Lima 13 de dezembro de 2025

Os donos de auto escola não tão aceitando e ainda tem políticos lutando contra o povo

Avatar
Inácio 13 de dezembro de 2025

Isso é um absurdo, estão querendo desacreditar o projeto! Na verdade o monopólio dos cfc’s caiu. Eles aceitam qualquer mudança, menos a da livre concorrência, querem continuar enriquecendo as custas do povo cada vez mais. O curso de instrutor tradicional só prende o candidato em sala de aula e não prepara NINGUÉM para o exercício da profissão, se chamam os pais da educação e pedagogia, porém só se importam com o dinheiro.

Avatar
Salatiel da Silva Lima 13 de dezembro de 2025

Verdade e

Avatar
Rômulo C. Cortes 12 de dezembro de 2025

Isso só pode see Fake, se não vejamos:
Essa “criança” tem 21a?
E a CNH? com 3a de idade…kkkkk
Realizou o curso de INSTRUTOR?
Como conseguiu com o login e senha da mãe?
É impossivel e inacreditável.
E, pasmem, A MÃE É DONA DE CFC.

Avatar
Genessy Assunção Souza 12 de dezembro de 2025

Isso crime inserção dados falso em sistema. Geralmente todo curso permite a alteração do nome ao concluir o curso para evitar erro no nome.

Os comentários estão fechados.