CNH sem autoescola: confira novas regras para os exames médicos e psicológicos

Minuta do projeto CNH + Acessível prevê a livre escolha de peritos, novos critérios de recurso, dispensa de exames entre outras mudanças

shutterstock exame médico e psicológico tirar cnh
A proposta que institui a obtenção da CNH sem autoescola foi alvo da maior consulta pública do país com quase 70 mil participações (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 14/11/2025 às 16h00

A proposta CNH + Acessível do Ministério dos Transportes prevê a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem autoescola, além de outras mudanças. Ela passou por consulta pública no último mês e está cada vez mais próxima da realidade. Entre as possíveis alterações no processo, estão as novas regras para os exames médicos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Os exames de aptidão física e mental, além da avaliação psicológica, são etapas obrigatórias para obter a habilitação, que devem ser feitas em clínicas autorizadas pelo respectivo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Esses procedimentos podem ser reformulados caso seja aprovada a minuta do projeto CNH + acessível.

VEJA TAMBÉM:

Ela substitui a Resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que contém as atuais normas para obter a CNH. A minuta apresenta mudanças no modo de realização dos exames, na escolha dos profissionais responsáveis, nos procedimentos para recursos e nas situações em que as avaliações podem ser dispensadas.

Nesta matéria você confere os detalhes das novas regras propostas pelo Ministério dos Transportes e pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Você vai poder escolher entre médicos e psicólogos credenciados

A proposta estabelece que o candidato poderá selecionar, por conta própria, os profissionais que farão sua avaliação médica e psicológica, desde que estejam credenciados pelo órgão ou entidade executivo de trânsito. A escolha deverá ser feita entre peritos que atuem no município onde o candidato reside ou possui domicílio.

Na prática, o Detran deixará de designar a clínica onde o cidadão realizará os exames. O próprio motorista poderá escolher qualquer médico ou psicólogo habilitado no sistema.

medico detran parana com paciente fazendo exame vista em maquina
Caso a proposta de CNH sem autoescola seja aprovada, o Detran deixará de escolher a clínica para realizações de exames. (Foto: Detran PR | Reprodução)

O texto reforça ainda que os resultados das avaliações deverão ser registrados eletronicamente no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), permitindo o acompanhamento digital de todo o processo.

Para alguns candidatos, os exames serão dispensados

A minuta também mantém a possibilidade de isenção dos exames médico e psicológico para tripulantes de aeronaves que possuam Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido. A proposta detalha os requisitos para comprovação dessa condição e como o órgão de trânsito deve proceder para reconhecer a dispensa.

A justificativa é evitar avaliações duplicadas, já que o CMA, emitido sob normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), já comprova a aptidão física e mental desses profissionais com rigor.

Maior clareza nas regras exigidas para recursos

Outra mudança relevante é a definição de um rito mais detalhado para os recursos apresentados por candidatos considerados “inaptos” em qualquer uma das avaliações.

Pela minuta, o recurso poderá ser encaminhado ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) ou ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contrandife). Esses colegiados analisarão o pedido e poderão, se julgarem necessário, encaminhar o caso a uma junta especial de saúde composta por três médicos ou três psicólogos, conforme o tipo de exame contestado.

quantas multas posso tomar Foto da CNH
Além de retirar a obrigatoriedade dos CFCs, proposta CNH sem autoescola também prevê nova instância para análise de recursos para exames médicos e psicológicos. (Foto: Laurie Andrade | AutoPapo)

A medida cria uma nova instância de revisão, com o objetivo de dar mais transparência e padronização às decisões, reduzindo divergências entre diferentes estados.

Com projeto CNH sem autoescola, registro será digital com centralização de informações

Todas as informações relacionadas aos exames, como laudos, resultados e eventuais recursos, passarão a ser registradas diretamente no Renach. Essa integração amplia o controle nacional sobre o processo.

Com a centralização dos dados, o candidato poderá acompanhar todas as etapas pela plataforma eletrônica do órgão máximo executivo de trânsito da União, sem precisar comparecer presencialmente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário