Facção criminosa, que controla mais de 1.200 postos de combustíveis, mistura produtos nocivos à saúde ao etanol e gasolina
Nos últimos dias, o país ficou em choque quando a polícia e a Receita Federal anunciaram que grandes quadrilhas já haviam montado verdadeiras estruturas empresariais para a venda de combustíveis adulterados. Utilizavam como matéria prima a nafta e o metanol nas perigosas misturas.
VEJA TAMBÉM:
O Primeiro Comando da Capital (PCC) era uma das principais organizações metidos nestas tais falcatruas, que além de danificarem seus carros, também podem causar sérios problemas a sua saúde se, por algum motivo, você vier a manipular ou inalar essas perigosas adulterações feitas pelos espertalhões.
O metanol, para quem não sabe, é um álcool utilizado amplamente pela indústria química e vendido no mercado internacional por tonelada, custando bem mais barato que o nosso etanol, derivado da cana de açúcar. Ele é perigosíssimo no seu manuseio e é absorvido rapidamente pela pele humana. Dependendo, pode causar cegueira e atacar diretamente os sistemas nervoso central e cardíaco. Além disso, tem cheiro forte, que pode prejudicar o sistema respiratório. Pobre do frentista que trabalha em um posto que venda esses combustíveis adulterados.
No carro, o metanol mexe com todo o sistema de alimentação do motor. Por isso, bomba de combustível, tubulações, borrachas de vedação, filtros e bicos injetores são seriamente danificados e têm o seu tempo de vida útil reduzido ao extremo, dependendo da mistura no combustível batizado.
Só para que se tenha uma ideia, técnicos encontraram postos que vendiam 90% de metanol e só 10% de etanol. Absurdo! Além do ataque químico que o metanol proporciona, há ainda a perda da performance do motor, que passará a consumir muito mais com uma significativa perda na potência e, consequentemente, no desempenho.
Como se não bastasse o perigoso metanol, a desonesta indústria paralela do combustível utilizava também a nafta, um derivado do petróleo utilizado na produção da própria gasolina, plásticos, borrachas sintéticas e outros na indústria química. Também é comercializado no mercado internacional por tonelada, e custa bem mais barato que a gasolina.
Líquido incolor, tem cheiro forte característico que, se for constantemente inalado, traz sérios problemas de saúde para o sistema respiratório e, principalmente, no sistema nervoso central. Em casos extremos, pode causar sérios problemas renais e até câncer. Nem é preciso dizer, que jamais deve-se inalar a gasolina que foi adulterada com nafta. Mais uma vez: pobres frentistas…
Para o carro, a nafta causa sérios problemas na performance e desempenho. Devido suas características físico-químicas, a nafta não possui poder antidetonante como a gasolina. Isso faz com que o motor bata pino ou detone, principalmente nos dias quentes e quando é exigida maior performance. O propulsor pode superaquecer, ter a junta do cabeçote queimada ou até mesmo um dos pistões furado. Não para por aí: o carro passa a beber mais e render menos, também.
Provavelmente os adulteradores estavam utilizando não a nafta automotiva, mas sim a petroquímica, que causa sérios problemas de corrosão ao sistema de alimentação e até contaminação do óleo lubrificante, que pode afetar a vida útil do motor. Só problema!
As investigações preliminares, já mostraram que as quadrilhas não só adulteravam combustível, como também tinham uma estrutura de sonegação de impostos, fato que prejudicava as contas públicas. Fala-se de uma sonegação de R$ 43 bilhões nos últimos anos. São mais de 1.200 postos de serviço que comercializavam as venenosas misturas que estavam acabando com os nossos carros.
Desse montante, a esmagadora maioria era de postos sem bandeira, ou seja, que não tinham marca de nenhuma distribuidora conhecida de combustíveis. Por isso, na hora de reabastecer, escolha sempre um posto conhecido, e pague um pouco mais caro por um etanol ou gasolina que você tenha a certeza da procedência. Economizar centavos na hora do reabastecimento, pode custar milhares de reais em um futuro bem próximo. O motor do seu carro pode ir para o saco!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |