Essa complicação no dia a dia dos motoristas com carros mais antigos ou menos equipados requer apenas algumas atenções
Em períodos de frio ou de chuva tem quem goste de ficar debaixo da coberta, mas mesmo assim precisa sair de casa e bater volante até o trabalho ou outros destinos, mas aí vem aquele velho “inimigo”, o vidro embaçado! E para quem não tem um carro mais moderno ou equipado com um ar-condicionado a pergunta é: “como desembaçar o vidro do carro?” já que se abrir às janelas vem água ou vento gelado. O que nem todo condutor sabe é que existem algumas maneiras simples de resolver este problema.
VEJA TAMBÉM:
Antes de explicar como desembaçar vidro de carro, é importante entender como ele fica turvo assim. Basicamente, o vidro embaça por causa da diferença de temperatura entre o lado de dentro e o lado de fora do carro – já que nestes casos o condutor está com todas as janelas fechadas impedindo a troca de calor entre as partes.
Nestas condições a temperatura interna do carro fica mais alta que a externa e as partículas de ar dentro do veículo se condensam ao tocar em uma superfície sólida. Ou seja, toda a umidade presente no ar umidifica o vidro.
Neste momento, já com o vidro embaçado, existem algumas dicas que nosso querido publisher Boris Feldman costuma citar.
A primeira dica é não usar as mãos para desembaçar o vidro. Essa técnica pode ser efetiva no momento, mas o vidro voltará a embaçar e tudo ficará ainda pior por conta da gordura impregnada pelo toque da pele.
O melhor é ligar o ar-condicionado, pois o equipamento irá baixar a temperatura interna do veículo e acabar com o vidro embaçado. Porém essa é uma solução que praticamente todos já sabem e quem tem o carro com a tecnologia nem passa por esse perrengue.
Por isso, a terceira dica de como desembaçar vidro de carro vai para quem tem apenas um ventilador auxiliando a circulação de ar do carro. O ventilador ligado irá simplesmente conduzir o ar de fora para dentro do veículo e com isso a temperatura interna se igualará a externa, acabando com o problema da diferença de temperatura e com a concentração de umidade no vidro. Direcionar o vento com força máxima para o pára-brisas é de grande ajuda.
Outra dica de como desembaçar vidro de carro é abrir um pouco as janelas paralelas – às duas da frente ou as duas de trás. Dessa forma o ar externo circula dentro do automóvel, igualando a temperatura assim como na dica anterior. Atenção para abrir apenas um pouco ou problemas com água e frio podem acontecer.
Por fim, se nada disso funcionar, hoje existem produtos com tecnologias antiembaçantes. Uma flanela com uma destas soluções garante um vidro sem riscos de ficar turvo com a umidade.
Se mesmo passando uma flanela o carro permanecer com o vidro turvo certamente o problema está na parte externa do veículo. Para isso basta jogar um pouco de água com o auxílio do sistema de limpeza do para-brisas e acionar os limpadores.
Se nada disso funcionar, a solução é apelar para abrir as janelas por completo e encarar o frio. No caso de chuva talvez não seja uma boa ideia, já que há possibilidade de molhar o painel e componentes eletrônicos do modelo. Assim é melhor conduzir com cuidado até um local seguro e tentar solucionar o problema fora da estrada.
Dicas de como desembaçar vidro de carro
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |