Como desmascarar picaretagem no posto de combustível?
Postos de combustíveis são obrigados a oferecer dispositivos de aferição de qualidade e volume para garantir o direito do consumidor
Postos de combustíveis são obrigados a oferecer dispositivos de aferição de qualidade e volume para garantir o direito do consumidor
Motorista sempre reclama da qualidade do combustível com que seu carro é abastecido. Mas o motorista se esquece de que o posto, qualquer um, é obrigado a ter os dispositivos para teste básico da qualidade do combustível.
Que testes são esses? Primeiro é o teste do percentual do etanol do álcool na gasolina. Ele tem que ser 27%, no máximo. No caso da gasolina premium, apenas 25%. E esse aí é muito conveniente de fazer, porque a maioria dos postos autuados colocou mais etanol na gasolina em vez de 27% de etanol, que é mais barato.
VEJA TAMBÉM:
Tem posto que já chegou a mais de 60% de etanol na gasolina, vejam vocês. O outro teste está lá, ao lado da bomba. É o termo de simetria que mostra quanto de água tem no etanol.
Há uma faixa vermelha com uma bolinha, uma boia, que mostra qual que é a densidade do etanol. E pela densidade é fácil saber se o posto não colocou mais água do que é permitido. Qual é o percentual de água no etanol? 8%. Além da qualidade. Vamos agora falar de quantidade. Aquelas bombas que iludem o motorista, que fornecem 35 litros, Mas ela mostrou 38.
Você pagou e jogou dinheiro no lixo com esse golpe no posto. Mas também é simples para tirar a prova. Todo posto é obrigado a ter também um camburão, aquele tanque portátil homologado pelo Inmetro de 20 litros. Se desconfiou, você tem o direito de exigir do posto. “Bota 20 litros aqui. Deixa eu ver se tem 20 litros mesmo!” Se a bomba marcou 20, mas só entraram 18 ou 19, você está sendo roubado pelo posto.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Posto ipiranga da roberto marinho pondo menas gasolina alerta
Resumindo vamos continuar sendo lesados , pois sempre criam novas maneiras de nos enganar .
Quando vamos abastecer vamos abastecer não fiscalizar uma coisa que era pra ser do governo, acredito que quase ninguém faz isso,não é nosso dever,mas moramos no Brasil,onde todo mundo quer levar vantagem, além dos preços exorbitantes há esse probleminha,a quantidade e a qualidade da nossa gasolina
Certinho, até porque não vai adiantar nada motorista fiscalizar porque motorista não autua posto, não tem autoridade pra autuar posto . Haa mas vc pode fazer isso, fazer aquilo. Estamos no Brasil onde tudo é demorado e nada é feito . Muito burocrático
Infelizmente passamos por tudo isso combustível muito caro nada disso seria preciso se os órgãos de fiscalização fizessem o seu trabalho pouco interesse de nossas autoridades e quem paga por mais esse erro somos nós consumidores.
Brasil país da impunidade, em países sério o posto é fechado .e não se abre mais.
O INMETRO e a ANP, deveriam fiscalizar de forma oculta.
Preparando veículos com tanques falsos, abastecendo nos postos e fazer os testes de volume e qualidade em laboratórios.
Pois ambos, disponíveis no posto é só para fazer o cliente de bobo.
Pois o teste volumétrico, como já foi amplamente divulgado, liga e desliga a adulteração.
O de qualidade até mesmo água, em pequena quantidade, como 1 ou 2%, não detecta.
Este diferença em 10.000 litros dia, por exemplo, terão alguns milhares de reais mês.
Se quer ter certeza que paga pela quantidade leve um galaõ com nível compre litros peça nota e calcule.
Ex 2.50 ×. 5. = 25 reais.
Prova real.
a bastercir no posto da rede Ipiranga na serra e.s próximo da entrada da Arcelor mital na BR 101 pedir o frentista para colocar 100 reais de gasolina,o total dava 20litros mas não deu 20litros só deu 10litros só era ar que passou na bomba.fica esperto galera.
aparecendo
Colocar um. Galão transparente com es
cala da litragem em cima da bomba.
Ex: Vc pede 10litros o frentista coloca dez litros no Galão e depois transfere para o carro por gravidade.
O teste do aferidor é importante, mas a matéria deveria informar que para o IMETRO existe uma tolerância de 100 ml a mais ou a menos a cada 20 litros .
Se tivesse uma fiscalização com mais frequência isso com certeza acabaria, mas teria que ser no mínimo mensal e de surpresa.
O governo já ganha pra.fazer isso
Eu tendo que fazer o papel que cabe aos orgãos públicos fiscalizar e atuar , mas não o fazem .
Outra forma de roubar os consumidores são postos que regulam as bombas pra sair menos gasolina que o comprado. Você pede 100 de combustível o frentista digita 100 mais só vem 80/70 reais.
As bombas deveriam ter as mangueiras transparente, assim agente via se realmente está passando combustível ou ar
Eu acho que tinha que ter fiscalização nos postos e dar multa alta pra eles estão lesando o consumidor isso é uma vergonha
Discas assim, não resolvem o problema para quem não tem o hábito de abastecer sempre no mesmo posto, mas ajuda muuuuuito a ficarmos de olho!!!
Bom sobre os testes de combustíveis da certo! Mais sobre o golpe da bomba soltar menos combustíveis eles apertam um botão e ela volta ao normal reclamei uma vez no posto disse meu carro tinha meio tanque já passou da média traz o aferidor eles demoraram uns 10 minutos quando trouxeram a bomba soltou os 20 litros na medida correta aí falei desligaram o dispositivo em?
Exatamente que o amigo relatou aí, esse teste com o vasilhame deles não adianta pois o dispositivo que altera a litragem é acionado por controle.
Quando eles percebem que serão questionados colocam normal.
A melhor maneira ainda é comprar em galões e repassar para o veículo depois