Como dirigir com gelo na pista? Aprenda a cuidar do carro no frio

Entenda quais são os principais problemas que seu carro pode enfrentar no frio, dicas de manutenção e como dirigir de forma segura no gelo ou na neve

BATERIA DE CARRO NO FRIO ARRIOU PAROU
Diferentes tipos de veículos, como carros flex, automáticos e elétricos, apresentam diferentes problemas no frio (Foto: Freepik )
Por Julia Vargas
Publicado em 08/07/2025 às 11h00
Atualizado em 08/07/2025 às 11h20

O inverno no Brasil começou oficialmente há pouco mais de duas semanas e as temperaturas já começaram a cair em todo o país, especialmente nas regiões sudeste e sul. E essa mudança de clima também exige que você adapte a forma de dirigir e cuidar do seu carro, especialmente para a sua segurança e também para evitar prejuízo.

Veja a seguir como ter uma direção segura com gelo ou neve na pista, quais cuidados são imprescindíveis para o seu veículo nesta época do ano e dicas para quem tem carro flex, automático ou elétrico.

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Como dirigir com gelo ou neve na pista?

Com a queda das temperaturas, um inimigo invisível dá as caras: o gelo no asfalto. Essa formação é bastante comum nas regiões Sul e em pontos serranos de estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas pode surpreender condutores desavisados especialmente em estradas do interior, em trechos de serras ou pontes que tenham pouca incidência solar.

Essa crosta também é chamada de “gelo negro” por ser uma camada tão fina e transparente que fica praticamente imperceptível, sendo facilmente confundida com a superfície da pista. E esse é o grande perigo, já que você só identifica essa camada quando está em cima dela ou sente o veículo deslizar.

Quando você passa com sua moto, carro, ônibus ou até mesmo caminhão por essa área congelada, a aderência dos pneus com o solo é drasticamente reduzida, aumentando o risco de derrapagens, perda de controle e, consequentemente, acidentes de trânsito.

Dicas para dirigir com gelo na pista de forma segura:

  1. Fique muito atento ao conduzir em regiões frias, como estradas de interior ou locais em que o sol bate pouco (pontes, viadutos, trechos sombreados por vegetação ou construções), especialmente de madrugada ou nas primeiras partes da manhã;
  2. Preste atenção nas placas e outras sinalizações, normalmente regiões com a pista congelada possuem algum tipo de advertência para essa condição e te ajudam a não ser pego desprevenido;
  3. Se o seu veículo possuir o modo de condução específico para neve o gelo, acione-o;
  4. Se o seu modelo oferecer esses itens, certifique-se de que o controle de estabilidade e tração está ativado, bem como a tração 4×4;
  5. Sempre trafegue com velocidade reduzida, pois o “gelo negro” aumenta muito a distância de frenagem e torna muito mais fácil a perda de controle do carro;
  6. Evite manobras bruscas como frear ou acelerar de uma vez, pois isso pode desequilibrar o carro, que já tem pouquíssima aderência. Mantenha os movimentos  mais suave possível e no volante, pedais e troca de marchas;
  7. Mantenha uma distância de segurança maior em relação ao veículo da frente, o ideal é que seja o dobro da usual, já que além de mais tempo para reagir, você também tem que considerar o aumento na distância de frenagem;
  8. Use marchas mais altas em subidas e descidas para evitar que as rodas patinem;
  9. Se você derrapar, não se desespere e principalmente não freie com tudo. O correto é tirar o pé do acelerador e segurar firme o volante. Se for realmente necessário frear, use o freio motor e faça de forma suave para evitar travar as rodas.

Essas dicas também valem para a direção na neve, que é rara mas acontece em algumas cidades no extremo sul do país.

Quais cuidados você precisa ter com o carro no inverno?

Além de sempre manter a manutenção do carro em dia, existem alguns cuidados que são específicos para cada tipo de veículo, já que as baixas temperaturas podem afetar de forma diferente seus componentes.

Carro flex que não pega no frio

Quem tem carro flex e abastece com etanol pode encontrar dificuldades em fazer o carro pegar no inverno, principalmente pela manhã. O que faz o motor funcionar ao dar partida são os vapores do combustível e não ele em estado líquido.

No frio, o etanol não produz esses vapores em quantidade suficiente, por isso é necessário o sistema de partida a frio, que pode ser com tanquinho ou sem. Mas, hoje, a maioria dos carros novos abandonou o tanquinho.

Carro com tanquinho de partida a frio

Se o carro tiver tanquinho, é preciso ter certeza de que ele está abastecido com gasolina, e que o combustível lá dentro ainda está em boas condições, e não ficou velho. No geral, depois de três meses, a gasolina comum perde sua validade, e já não funciona como deveria. Dessa forma, usar gasolina premium é uma boa saída, pois ela tem durabilidade maior de até seis meses.

Carro sem tanquinho

Já quando o veículo não tiver tanquinho, há menos que o motorista pode fazer para se safar da situação problemática. Esses modelos flex mais recentes já possuem o sistema de aquecimento nos bicos injetores que dispensa esse tanquinho. O tempo para a partida pode ser levemente maior mesmo com essas ajudas.

Uma boa dica é colocar um pouquinho de gasolina no tanque de combustível. Os carros flex foram feitos para andar com gasolina, etanol, ou qualquer mistura entre os dois. Para dar um auxílio ao sistema de partida, o motorista pode colocar de 5% a 30% de gasolina no tanque.

Carro elétrico também sofre no frio

No caso do carro elétrico, o frio afeta especialmente a bateria, que é o ‘coração’ desse tipo de veículo. Quanto mais baixa a temperatura estiver, menor o seu rendimento, ou seja, menor a sua capacidade de fornecer energia elétrica, pois o frio desacelera as reações químicas que a fazem funcionar.

Isso, inclusive, faz com que a autonomia do modelo seja reduzida. No frio intenso, o carro elétrico chega a ter apenas metade de seu alcance em quilômetros. Por isso, sempre trabalhe com uma boa margem de erro e mantenha a bateria frequentemente carregada, não deixe que ela abaixe muito.

Carro automático com bateria arriada não pega no tranco

No carro com câmbio manual, se a bateria pifar, é só dar uma empurrada, jogar ladeira abaixo e o carro pega no tranco. Mas, com câmbio automático isso não é possível, então um bom conselho para quem tem esse tipo de automóvel é manter no porta-malas ou no porta-luvas aquele auxiliar de arranque, uma pequena bateria que quebra bem o galho.

Dicas de manutenção no frio

No geral, o carro tem mais dificuldade para funcionar no frio. O óleo lubrificante do motor se torna mais viscoso e demora a circular pelo sistema. Da mesma forma, o combustível custa a se vaporizar para fazer funcionar o motor, e tudo isso exige mais de uma bateria que já está tendo dificuldades. Ela tem mais chances de arriar, pois o frio dificulta a reação química que coloca em prática o seu funcionamento.

  • “Esquentar” o motor do carro de manhã é jogar dinheiro o lixo, não faça.
  • Se você só abastece com etanol, coloque um pouco de gasolina no tanque para facilitar a partida;
  • Se o seu carro utiliza água misturada com líquido de arrefecimento, use um aditivo anticongelante, isso irá evitar a formação de gelo no sistema de arrefecimento. Se o seu carro utilizar um líquido de arrefecimento pronto o anticongelante não é necessário ;
  • Se o manual do seu carro indicar dois óleos de motor com viscosidades diferentes, use o mais ‘fino’ (menor viscosidade) pois oferece menor resistência ao movimento dos componentes internos do motor;
  • Não se esqueça de calibrar os pneus idealmente uma vez por semana, pois essas peças ficam sujeitas a mudar de pressão mais frequentemente no frio;
  • Ligue o ar-condicionado mesmo com temperaturas baixas, pois as peças móveis, mangueiras e componentes precisam de lubrificação e podem estragar se não forem utilizadas. Somente duas a três vezes por mês, por dois a três minutos, basta;
  • Se o vidro embaça toda hora, não tente limpar com as mãos, utilize flanelas e dispositivos anti embaçantes ou ligue o ar-condicionado.
  • Se houver formação de gelo no para-brisas, retire tudo antes de sair, mas em hipótese alguma jogue água quente, isso pode estilhaçar o vidro. O correto é proteger o para-brisas com uma capa ou ligar o ar quente durante alguns minutos;
  • Evite o uso exagerado de equipamentos elétricos no seu carro para preservar a bateria.
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