Como transportar bicicleta no carro: os principais transbike e os cuidados
Na hora de escolher o suporte para transportar sua bicicleta, diversas características devem ser observadas para que você compre o acessório adequado
Na hora de escolher o suporte para transportar sua bicicleta, diversas características devem ser observadas para que você compre o acessório adequado
As férias estão aí e muita gente já está se preparando para viajar e curtir uns dias de descanso com a família ou amigos. Para muitos, a bicicleta é item indispensável e por isso a “magrela” também vai junto na viagem, então o assunto de hoje é como transportar a bike no carro e quais cuidados devem ser tomados. Na hora de escolher o suporte para transportar sua bicicleta (transbike), diversas características devem ser observadas para que você compre o acessório adequado e que proporcione uma segurança maior.
VEJA TAMBÉM:
O que é importante observar na hora de comprar um transbike?
Um ponto muito importante e que deve ser lembrado na hora de comprar um suporte para bicicleta é o número de bikes que cabem nele. Se você pretende praticar ciclismo em família ou com outra companhia, é imprescindível que o suporte seja grande o suficiente para suportar uma ou mais bicicletas.
Assim como qualquer outro objeto, os carros também possuem dimensões diferentes. Por isso, é fundamental que o tamanho do seu suporte para bicicleta esteja de acordo com as dimensões do seu carro.
O peso máximo sustentado pelo suporte também tem que ser checado para evitar acidentes, multas e até mesmo a queda de sua bike. A informação sobre o peso máximo suportado está presente nas especificações técnicas de todos os modelos.
No geral, o peso que o suporte aguenta varia entre 15 kg (uma bicicleta) e 40 kg (3 bicicletas).
Dentre os modelos mais populares, podemos destacar o de estepe, teto e engate. Além disso, é possível carregar dentro do carro – seja no espaço interno ou em uma picape.
O suporte para estepe é uma excelente alternativa para modelos que já contam com o espaço para estepe na parte externa do carro, como por exemplo Ford EcoSport, Citroën Aircross, Chevrolet Spin Activ, Volkswagen CrossFox, Fiat Idea Adventure.
Neste modelo de transbike, basta apenas fixar o suporte nessa parte externa: o processo de montagem é rápido e prático na maioria das vezes.
É importante lembrar que esse modelo permite a abertura do porta-malas ainda que esteja fixado, dependendo da complexidade do suporte, também é possível dobrar para otimizar o espaço.
O suporte para teto é um dos mais usados pelos ciclistas, pois não afeta a iluminação, nem a visibilidade da placa do veículo. Porém, para utilizar este modelo de transbike, é necessário que o carro conte com um rack de teto.
Mas as vantagens são boas: a primeira é que o motorista pode ficar tranquilo em relação à lei de altura máxima permitida para cargas no teto, uma vez que o limite é 50 cm e não se aplica às bikes.
A segunda é que possui um ótimo custo-benefício: são em sua maioria baratos e eficientes.
Por outro lado, a desvantagem encontrada por alguns é a dificuldade para retirar e colocar a bicicleta.
A dica extra aqui é redobrar a atenção quando estiver com a bike no suporte de teto para não passar próximo de árvores muito baixas e sempre verificar a altura das entradas de prédios ou casas.
O transbike de engate é muito eficiente e não danifica a lataria do carro. Entretanto, nem todos os veículos estão aptos ao uso de engate. A desvantagem é que pode comprometer o uso do porta-malas e cobrir as luzes e a placa.
Transportar a bicicleta em uma picape também é uma ótima opção, é permitido que a bike seja carregada mesmo que fique com uma parte fora da caçamba.
Porém, para a segurança de todos, exige uma regulamentação: a medida que vai do centro da carga até o término da roda deve ter no máximo 60% de espaço entre os eixos do veículo. Além do mais, a parte excedente da bicicleta sempre deve ser sinalizada, principalmente à noite, contando com uma luz vermelha e um objeto que reflita essa luz.
Uma boa opção para transportar a bike na caçamba é utilizar o truckpad, uma cobertura acolchoada que se instala na porta da caçamba, garantindo a integridade tanto da bike quanto do veículo que a transporta.
De acordo com a lei, não existem problemas em carregar a bicicleta dentro do veículo. Para quem não quer se preocupar em colocar uma nova placa ou tem receio de levar a bicicleta no suporte de teto, uma opção para transportar a bike é dentro do próprio carro. Mas, embora tenha essas vantagens que citamos, também há alguns pontos negativos.
Quem optar por transportar a bike dentro do automóvel, precisa estar preparado para desmontá-la e montá-la novamente depois. Caso o motorista vá levar família e/ou amigos no carro, essa maneira torna-se bastante complicada ou até inviável. Afinal, a bicicleta ocupa uma boa parte do espaço no banco traseiro ou do porta-malas. Além disso, é preciso lembrar-se de prendê-la corretamente, pois, se ficar solta, pode causar acidentes.
As regras mais básicas são: as bicicletas não podem atrapalhar a visibilidade das placas ou luzes do carro, nem comprometer a estabilidade ou a condução do automóvel. Para transportar bicicletas na tampa traseira, é preciso utilizar a segunda placa.
A única lâmpada que pode ser tampada pelas bikes é a lanterna de freio elevada (terceira luz de freio ou brake-light).
Quer saber mais sobre como transportar bicicletas sem cometer infrações? Clique aqui
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Minha primeira opção era por um suporte de engate. Mas no manual do carro estava escrito que não era permitido o uso de reboque.
Fiz um questionamento a montadora informando que seria para uso para transporte de bicicletas, inclusive perguntei se poderia incorrer na perda da garantia. A montadora respondeu que sim. Ainda recebi uma ligação deles imqye ainda acrescentou no risco que poderia ocorrer em caso de colisão na traseira para os passageiros que estivessem nesse local….