O SUV compacto de sete lugares recebeu algumas melhorias para tentar superar a minivan veterana que domina esse mercado dos carros de 7 lugares
A Citroën lançou o C3 Aircross no final de 2023, com o título de ser o carro de 7 lugares mais barato do Brasil. Poucos meses após chegar ao mercado veio uma grande pedra em seu sapato: o Chevrolet Spin reestilizado, que ganhou muitas melhorias no interior e manteve a mecânica robusta.
Isso ajudou a manter a Chevrolet como líder no segmento dos carros de sete lugares no Brasil. A Citroën atualizou o Aircross para a linha 2026, racionalizando a gama e melhorando alguns aspectos da cabine. Será que conseguiu virar o jogo? É o que vamos conferir aqui.
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A Citroën agora oferece o Aircross de cinco lugares apenas na versão Feel. O intermediário Feel Pack saiu de cena, enquanto o antigo topo de linha foi rebaixado para essa posição, liberando o topo da gama para o aventureiro XTR. No total são quatro versões agora, contra as seis que haviam antes.
Já o Spin é vendido em cinco versões, sendo três com cinco lugares e duas com sete. Ele se diferencia por oferecer o câmbio manual na LT, para clientes que ainda preferem essa configuração.
Versão | Preço |
---|---|
Aircross Feel Turbo 200 AT | R$ 118.800 |
Aircross 7 Feel Turbo 200 AT | R$ 123.990 |
Aircross 7 Shine Turbo 200 AT | R$ 147.990 |
Aircross 7 XTR Turbo 200 AT | R$ 149.990 |
Versão | Preço |
---|---|
Spin 1.8 AT | R$ 119.900 |
Spin LT 1.8 MT | R$ 133.690 |
Spin LT 1.8 AT | R$ 140.090 |
Spin LTZ 1.8 AT | R$ 150.790 |
Spin Premier 1.8 AT | R$ 160.390 |
Usando apenas as tabelas de preços, o Citroën Aircross se destaca pelos valores mais baixos. Ele também oferece a opção de sete lugares em versões mais simples, enquanto o Spin só tem essa possibilidade nas duas versões de topo.
As novidades da linha 2026 do Citroën Aircross se resumem ao reposicionamento dos botões do vidro elétrico traseiro, indo para as respectivas portas, e adição de duas entradas USB-C para o banco traseiro. Ele também ganhou uma forração em vinil no painel, simulando um soft-touch sem ter que usar material emborrachado.
Em meados de 2024, após o lançamento do Basalt, o Aircross havia recebido também o ar-condicionado automático e chave canivete. Essas foram as únicas mudanças nos equipamentos desde seu lançamento.
O modelo de entrada Feel segue com apenas dois airbags, painel digital simplificado, central multimídia, ar-condicionado, faróis halógenos, rodas de aço com calotas e direção com ajuste de altura. O modelo de sete lugares adiciona o circulador de ar no teto.
O Aircross Shine 7 2026 adiciona o painel digital colorido, airbags laterais dianteiros, ar-condicionado automático, faróis de neblina, rodas de liga leve, cruise control, regulagem elétrica dos retrovisores, sensor e câmera de ré, bancos e volante revestidos em vinil. No topo de linha XTR é adicionada a decoração aventureira, pneus de uso misto e pedaleira cromada.
Já o Chevrolet Spin 1.8 AT de entrada já parte com central multimídia com Wi-Fi, faróis full-LED, banco traseiro corrediço e bipartido, painel digital configurável, seis airbags, cruise control, roda de aço com calotas simples, saídas de ventilação para o banco traseiro, serviços conectados On Star, porta-luvas iluminado, retrovisores com regulagem manual e ar-condicionado.
A versão LT manual adiciona a regulagem elétrica dos retrovisores, rodas de aço com calotas que simulam rodas de liga leve, rack de teto funcional e câmera de ré. Com o câmbio automático é adicionado um console central diferente com saídas de ventilação para o banco traseiro e o cruise control.
O modelo LTZ agrega a terceira fileira de assentos, volante revestido em vinil, ar-condicionado automático, chave presencial, sensor de chuva, sensor crepuscular, sensor de estacionamento, computador de bordo e rodas de liga leve aro 16″.
O Spin Premier, modelo topo de linha, conta com alerta de colisão, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, indicador de distância do carro à frente, carregador de smartphone por indução e bancos com revestimento premium.
Apesar de custar mais caro na tabela, o Chevrolet Spin compensa isso trazendo o pacote de equipamentos mais recheado em todas as versões. Ele se destaca, principalmente, na segurança, graças aos seis airbags em todas as versões e ao pacote ADAS da Premier.
Aqui a situação fica melhor para o Citroën Aircross 2026. Para quem exige mais desempenho ou roda muito com o carro cheio, o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm é superior nas acelerações e retomadas. Ele cobra isso no consumo maior na estrada, porém ambos modelos empatam na cidade.
O Chevrolet Spin 2026 segue com o antigo motor 1.8 Família 1, que recebeu atualizações no gerenciamento eletrônico para atender ao Proconve L8. Esse motor possui torque máximo a apenas 2.600 rpm, o que ajuda a sair da imobilidade sem grande esforço, mas a potência baixa aparece na estrada.
Esse motor, mesmo sendo antigo, consegue boas médias de consumo. Ele também é um queridinho de quem usa o carro para trabalhar por ser robusto e simples de cuidar, graças a grande oferta de peças.
Aqui não podemos cravar um vencedor por serem motores com filosofias bem distintas. A escolha vai do gosto do consumidor.
Item | Citroën C3 Aircross | Chevrolet Spin |
---|---|---|
Potência | 125 cv (G) 130 cv (E) | 106 cv (G) 111 cv (E) |
Torque | 20,4 kgfm (G e E) | 16,8 kgfm (G) 17,7 kgfm (E) |
0 a 100 km/h | 9,7 | s11 s |
Consumo urbano | 7,4 km/l (E); 10,6 km/l (G) | 7,4 km/l (E); 10,5 km/l (G) |
Consumo rodoviário | 8,6 km/l (E); 12 km/l (G) | 9,3 km/l (E); 13,4 km/l (G) |
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