Comparativo: Citroën C3 Aircross supera o C4 Cactus?
Colocamos os Citroën C3 Aircross e C4 Cactus lado a lado para um duelo que revelará qual é o melhor SUV da marca francesa
Colocamos os Citroën C3 Aircross e C4 Cactus lado a lado para um duelo que revelará qual é o melhor SUV da marca francesa
A vida do Citroën C4 Cactus nunca foi fácil no mercado brasileiro. O SUV chegou por aqui em 2018 como uma resposta tardia ao bom dos SUVs compactos, capitaneados em 2015 por Renegade, HR-V e o primo 2008. Agora, a ameaça do velho francês está em seu próprio quintal e se chama C3 Aircross
O C3 Aircross foi apresentado no final de 2023, um SUV derivado do hatch C3 e com uma proposta de ser o representante acessível da Stellantis entre os SUVs de sete lugares. Ele foi pensado para concorrer com o Chevrolet Spin, mas acabou arrumando treta com o irmão mais velho.
VEJA TAMBÉM:
Em fevereiro, o C3 Aircross superou o C4 Cactus em vendas, de acordo com o balanço de emplacamentos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram 204 unidades para o Aircross e 154 para o Cactus.
A dupla tem duelado por cada real do consumidor. O C3 Aircross parte de R$ 110 mil (na compra online), assim como a versão mais barata do C4 Cactus parte de R$ 107 mil, também na modalidade online.
Mas resolvemos avaliar as opções mais sofisticadas destes franceses: C3 Aircross Shine (R$ 129.990) e C4 Cactus Shine Pack (R$ 139.990). O C3 leva a melhor de cara no preço, um desconto de R$ 10 mil.
Por outro lado, o Cactus tem como ponto forte seu motor mais potente. A unidade THP 1.6 entrega 173 cv e 24,5 kgfm de torque. São 43 cv e 4 kgfm a mais do que o oferecido pelo bloco Turbo 200 1.0.
Mas o C3 tem como trunfo a moderna caixa automática do tipo CVT, com emulação de sete marchas, que trabalha de forma mais dinâmica que a velha caixa automática de seis marchas do C4. E a briga não para por aí.
O C4 tem apelo mais invocado e esportivo, teto baixo e porte mais compacto. O C3 tem formas mais avantajadas, teto mais alto. O primeiro tem 4,17 m de comprimento e o segundo 4,32 m de para-choque a para-choque.
O entre-eixos do C3 Aircross com 2,67 m é 7 cm maior que no C4 Cactus. E as medidas avantajadas se traduzem em melhor espaço interno e mais volume de bagagem. O C4 comporta apenas 320 litros enquanto o C3 Aircross acomoda 493 litros (VDA).
Mas as medidas maiores do novato se devem pelo fato de ele poder ser equipado com sete lugares. Assim, o bagageiro maior funciona como espaço para a fileira extra.
Em termos de conteúdos, o C4 Cactus Shine leva a melhor por contar com alguns assistentes de condução, como alerta de colisão e monitor de permanência em faixa. Ele também oferece ar-condicionado digital e partida sem chave.
O C3 Aircross Shine tem como trunfo o quadro de instrumentos digital, bem mais sofisticado que o cluster do irmão. Mas peca pelo acabamento simples e falta de conteúdos mais refinados para um carro de R$ 130 mil.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Top c4 cactus thp ???
Difícil motor 1.0 turbo ?
O real concorrente do C4 Cactus será o SUV cupê Basalt, a ser lançado no próximo dia 277 (quarta-feira), e não o Aircross !