Comparativo: Fiat Fastback Audace contra VW Nivus Comfortline
Colocamos as duas versões dos SUVs cupê lado a lado para saber qual leva a melhor: Volkswagen Nivus ou Fiat Fastback?
Colocamos as duas versões dos SUVs cupê lado a lado para saber qual leva a melhor: Volkswagen Nivus ou Fiat Fastback?
O Fiat Fastback acaba de chegar ao mercado para se posicionar num degrau acima do Pulse. Mas a Fiat escalou seu SUV cupê para uma dupla jornada: brigar com Nivus e T-Cross ao mesmo tempo.
Para disputar terreno com cupê alemão, a Fiat aposta em duas versões com motor 1.0. Daí resolvemos fazer um comparativo de quem leva a melhor, o italiano novato, ou o VW que inaugurou o segmento?
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Como ainda não guiamos o Fastback com motor 1.0 turbo, vamos fazer uma análise fria, com base em números, mas que permite ter uma noção de qual é a melhor opção para nossos leitores. Confira:
Modelo | Fiat Fastback Audace | VW Nivus Comfortline |
---|---|---|
Preços a partir | R$ 129.990 | R$ 121.670 |
O Nivus foi foi pioneiro entre os SUVs cupê de porte compacto. O modelo foi desenvolvido com base no Polo e utiliza a plataforma modular MQB. O modelo agrada pelas proporções e silhueta, fatores que fizeram suas vendas decolarem em relação ao hatch.
Já o Fastback nasceu a partir do Pulse (quer por sua vez, nasceu do Argo). O cupê conta com seção frontal semelhante ao Pulse Abarth e traseira que lembra o BMW X4. Ele peca pelas caixas de rodas que parecem ser menores do que realmente são.
O Fiat Fastback é equipado com motor GSE 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Toda força está disponível a partir de 1.700 rpm.
Já o Volkswagen Nivus utiliza o bloco 200TSI 1.0 turbo de 128 cv e os mesmos 20,4 kgfm de torque. No entanto, ele precisa encher a até 2 mil rpm para entregar todo torque.
O Volkswagen é equipado com transmissão automática de seis marchas, com conversor de torque. Já o Fastback utiliza caixa do tipo CVT, com emulador de sete velocidades. Os dois contam com trocas manuais no volante.
O Fastback 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e atinge máxima de 196 km/h. Já o Nivus demora 10,0 segundos para sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h. A máxima é de 189 km/h.
Trajeto e combustível | Fiat Fastback | Volkswagen Nivus |
---|---|---|
Urbano G | 11,9 km/l | 12,1 km/l |
Rodoviário G | 14,6 km/l | 14,2 km/l |
Urbano E | 8,4 km/l | 8,3 km/l |
Rodoviário E | 10,2 km/l | 10,1 km/l |
Tanto o Fastback quanto o Nivus derivam de hatches compactos. O Nivus leva a melhor com 3 cm a mais de distância entre-eixos e 1 cm mais largo. O Fastback compensa com os bancos traseiros mais reclinados e por ser 5 cm mais alto.
O espaço interno de ambos é bem parecido e acomodam quatro adultos com bom espaço. Cinco adultos vão apertados em qualquer um deles. Quando se fala em porta-malas o Fastback vence com folga o rival alemão. São 516 litros para o italiano e 415 l para o Nivus. Por outro lado, o Nivus conta com maior tanque de combustível, com 5 litros a mais que no modelo de Betim.
Modelo | Fiat Fastback | Volkswagen Nivus |
---|---|---|
Comprimento | 4,42 m | 4,26 m |
Entre-eixos | 2,53 m | 2,56 m |
Largura | 1,74 m | 1,75 m |
Altura | 1,54 m | 1,49 m |
Porta-malas | 516 l | 415 l |
Tanque de combustível | 47 l | 52 l |
Peso | 1.253 kg | 1.199 kg |
Rodas | 17 polegadas | 16 polegadas |
Pneus | 204/50 R17 | 205/R16 |
O Fastback é mais caro que o Nivus, mas o italiano justifica o preço mais salgado com um pacote de conteúdos muito mais farto, com multimídia, conexão com smartphones, freio de estacionamento eletrônico e rodas maiores.
A cesta de equipamentos de segurança e assistentes de condução variam nos dois modelos. Confira:
Volkswagen Nivus e Fiat Fastback são dois SUVs compactos com estilo cupê, que se diferem em detalhes. O italiano tem bagageiro maior enquanto o alemão tem melhor espaço interno.
O Nivus é mais barato, mas o Fastback compensa o acréscimo com pacote de conteúdos mais farto. Por outro lado o alemão leva a melhor em segurança, mesmo sem oferecer monitor de permanência em faixa.
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O Nivus é até mais bonito, porém tem menos porta-malas.
E carros nacionais da VW são complicados. Depois de 20 mil km já bate tudo, sem contar a não confiabilidade de motor e câmbio !!!
Questão de gosto pessoal. Mas na decisão ficaria com nivus. Pensaria no Fastback somente versão 1.3, mas o preço é proibitivo.
Olha da porta traseira para trás o fiat parece uma adaptação da parte traseira da weekend muito mal projetada e comparar com a BMW é piada. O Nivus é mais harmonioso. O problema tb de ambos está nestes motores 3 cilindros….e turbinado…putz….
Gastam uma grana para empurrar estez SUVs meia boca dizendo que é o mercado……pega o argo e coloca motor 1.3 e faz uma weekend argo….os orfãos de weekend estão comprando strada csbine dupla e não suv…
Argo weekend 1.3 seria uma boa, se o preço fosse próximo ao cronos.
Ambos são bonitos, porém se já acho o nivus apertado pra quem vai atrás avalie então o fastback? Pela economia iria de nivus, pela segurança de nivus, pela confiabilidade iria de nivus sem dúvida!
Vou bater na mesma tecla, porque a Fiat, Chevrolet, Nissan, etc. Insistem em freios a tambor? Só pode ser pra “gozar” da cara da gente, tipo: “vamos vender essa segurança fajuta pros brasileiros que os ingênuos compram”.
E não me venham com esse papo furado de engenharia. Eu também sou engenheiro, e sei muito bem os absurdos que alguns são capazes de fazer por um bom emprego, vide a barragem de Mariana, entre outros exemplos.
Se o freio à tambor é assim bom, porque a Volkswagen, Audi, BMW, CAOA Chery e outros fabricantes sérios não os utilizam? Fica a pergunta para reflexão…
Ninguém refletiu
Vw tirou freio a disco traseiro do Polo e colocou tambor. O 500 de 2009 até 2017 era freio a disco nas 4. Ou seja não é a marca e sim o projeto.
Para carros 1.0 aspirados e leves o tambor estaria de bom tamanho. Mas carro turbo com mais de 1 tonelada poderia ser repensado isto.
Jo, você tocou em mais um ponto importante. É aceitável, não recomendável, o uso de freios a tambor no eixo traseiro de carros pequenos, leves e mais baratos, embora eu tenha a certeza de que a diferença de preço entre os dois sistemas é ridícula para as montadoras, derrubando assim o argumento do preço.
Agora, em carros que custam mais de R$130.000,00 é inconcebível!!!!!!
Focus 2012 com suspensão traseira independente. Show de bola pra fazer curvas, e já com controle de tração e estabilidade. Ah, câmbio manual. Os mais recentes são bonzinhos, pra época atual. Eu esperaria uns 2 anos pra Fiat fZer todos os recall necessários.
Segurança para mim é fundamental e decisiva e nesse quesito o Nivus é muito superior ao Fastback pois o Nivus tem mais airbags e acabou de tirar a nota máxima (5 estrelas) no Latin NCAP !
Minha escolha é, portanto, o belíssimo Nivus !
Sem falar que ACC é muito superior ao monitor de permanência em faixa do Fiat. No geral desempenho e consumo próximos, mas no espaço do habitáculo e segurança o Nivus vence pelo ACC e 2 AB extras, Fastback só supera o alemão no bagageiro e multimídia. Design de ambos são agradáveis, mas o do VW é mais harmônico.