Comparativo: Fiat Fastback Audace contra VW Nivus Comfortline

Colocamos as duas versões dos SUVs cupê lado a lado para saber qual leva a melhor: Volkswagen Nivus ou Fiat Fastback?

nivus confortline fastback audace portal
O Fiat Fastback chegou para disputar terreno com o Volkswagen Nivus, que reinava sozinho num segmento apenas dele (Arte: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 16/09/2022 às 11h03

O Fiat Fastback acaba de chegar ao mercado para se posicionar num degrau acima do Pulse. Mas a Fiat escalou seu SUV cupê para uma dupla jornada: brigar com Nivus e T-Cross ao mesmo tempo.

Para disputar terreno com cupê alemão, a Fiat aposta em duas versões com motor 1.0. Daí resolvemos fazer um comparativo de quem leva a melhor, o italiano novato, ou o VW que inaugurou o segmento?

VEJA TAMBÉM:

Como ainda não guiamos o Fastback com motor 1.0 turbo, vamos fazer uma análise fria, com base em números, mas que permite ter uma noção de qual é a melhor opção para nossos leitores. Confira:

Quanto custam Nivus e Fastback?

Modelo Fiat Fastback Audace VW Nivus Comfortline
Preços a partir R$ 129.990 R$ 121.670

Visual

O Nivus foi foi pioneiro entre os SUVs cupê de porte compacto. O modelo foi desenvolvido com base no Polo e utiliza a plataforma modular MQB. O modelo agrada pelas proporções e silhueta, fatores que fizeram suas vendas decolarem em relação ao hatch.

volkswagen nivus comfortline branco frente
O Nivus estreou a onda cupê entre os compactos, tem estilo agradável, sem excessos (Foto: VW | Divulgação)

Já o Fastback nasceu a partir do Pulse (quer por sua vez, nasceu do Argo). O cupê conta com seção frontal semelhante ao Pulse Abarth e traseira que lembra o BMW X4. Ele peca pelas caixas de rodas que parecem ser menores do que realmente são.

fiat fastback audace turbo 200 2023 cinza traseira
O Fastback é mais encorpado, com altura maior, assim como o comprimento e tem traseira que remete ao X4 (Foto: Fiat | Divulgação)

Motores

O Fiat Fastback é equipado com motor GSE 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Toda força está disponível a partir de 1.700 rpm.

volkswagen nivus highline 2021 motor 200 tsi
Oferta de torque é ponto alto do motor 1.0 turboalimentado (Foto: Arquivo | AutoPapo)

Já o Volkswagen Nivus utiliza o bloco 200TSI 1.0 turbo de 128 cv e os mesmos 20,4 kgfm de torque. No entanto, ele precisa encher a até 2 mil rpm para entregar todo torque.

Transmissão

O Volkswagen é equipado com transmissão automática de seis marchas, com conversor de torque. Já o Fastback utiliza caixa do tipo CVT, com emulador de sete velocidades. Os dois contam com trocas manuais no volante.

fiat fastback audace turbo 200 2023 cinza console central
Fastback aposta na transmissão do tipo CVT, com emulador de sete marchas (Foto: Fiat | Divulgação)

Desempenho

O Fastback 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e atinge máxima de 196 km/h. Já o Nivus demora 10,0 segundos para sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h. A máxima é de 189 km/h.

Consumo (segundo Inmetro)

Trajeto e combustível Fiat Fastback Volkswagen Nivus
Urbano G 11,9 km/l 12,1 km/l
Rodoviário G 14,6 km/l 14,2 km/l
Urbano E 8,4 km/l 8,3 km/l
Rodoviário E 10,2 km/l 10,1 km/l

Espaço interno

Tanto o Fastback quanto o Nivus derivam de hatches compactos. O Nivus leva a melhor com 3 cm a mais de distância entre-eixos e 1 cm mais largo. O Fastback compensa com os bancos traseiros mais reclinados e por ser 5 cm mais alto.

volkswagen nivus highline 2021 banco traseiro
Entre-eixos maior garante bom espaço para quem viaja na segunda fileira do Nivus (Foto: Arquivo | AutoPapo)

O espaço interno de ambos é bem parecido e acomodam quatro adultos com bom espaço. Cinco adultos vão apertados em qualquer um deles. Quando se fala em porta-malas o Fastback vence com folga o rival alemão. São 516 litros para o italiano e 415 l para o Nivus. Por outro lado, o Nivus conta com maior tanque de combustível, com 5 litros a mais que no modelo de Betim.

fiat fastback audace turbo 200 2023 cinza porta malas
Porta-malas do Fastback é gigantesco, com mais de 100 litros a mais que do rival (Foto: Fiat | Divulgação)

Dimensões

Modelo Fiat Fastback Volkswagen Nivus
Comprimento 4,42 m 4,26 m
Entre-eixos 2,53 m 2,56 m
Largura 1,74 m 1,75 m
Altura 1,54 m 1,49 m
Porta-malas 516 l 415 l
Tanque de combustível 47 l 52 l
Peso 1.253 kg 1.199 kg
Rodas 17 polegadas 16 polegadas
Pneus 204/50 R17 205/R16

Principais conteúdos de Nivus e Fastback

O Fastback é mais caro que o Nivus, mas o italiano justifica o preço mais salgado com um pacote de conteúdos muito mais farto, com multimídia, conexão com smartphones, freio de estacionamento eletrônico e rodas maiores.

Fiat Fastback Audace

fiat fastback audace turbo 200 2023 cinza painel
Versão de entrada do Fastback tem pacote farto de série (Foto: Fiat | Divulgação)
  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado digital
  • Multimídia Uconnect de 8,4 polegadas (com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré)
  • Carregamento de celular por indução
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Função Auto Hold
  • Sensor de ré
  • Rodas de 17 polegadas

Volkswagen Nivus Comfortline

vw nivus comfortline 2023 interior
Na linha 2023, versão Comfortline do Nivus volta a ser oferecida sem central multimídia (Foto: VW | Divulgação)
  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado
  • Rádio Composition Touch (com Bluetooth e MP3)
  • Carregamento de celular por indução
  • Sensor de ré
  • Rodas de 16 polegadas

Itens de segurança e ADAS

A cesta de equipamentos de segurança e assistentes de condução variam nos dois modelos. Confira:

Nivus Comfortline

  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Frenagem emergencial autônoma
  • Airbags frontais, laterais e cortinas

Fastaback Audace

  • Frenagem emergencial autônoma
  • Alerta de colisão
  • Monitor de permanência em faixa
  • Farol alto com ajuste automático de facho
  • Airbags frontais e laterais

Conclusão: Nivus ou Fastaback?

Volkswagen Nivus e Fiat Fastback são dois SUVs compactos com estilo cupê, que se diferem em detalhes. O italiano tem bagageiro maior enquanto o alemão tem melhor espaço interno.

O Nivus é mais barato, mas o Fastback compensa o acréscimo com pacote de conteúdos mais farto. Por outro lado o alemão leva a melhor em segurança, mesmo sem oferecer monitor de permanência em faixa.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodrigo 9 de março de 2024

O Nivus é até mais bonito, porém tem menos porta-malas.
E carros nacionais da VW são complicados. Depois de 20 mil km já bate tudo, sem contar a não confiabilidade de motor e câmbio !!!

Avatar
Jo 21 de setembro de 2022

Questão de gosto pessoal. Mas na decisão ficaria com nivus. Pensaria no Fastback somente versão 1.3, mas o preço é proibitivo.

Avatar
Geraldo 19 de setembro de 2022

Olha da porta traseira para trás o fiat parece uma adaptação da parte traseira da weekend muito mal projetada e comparar com a BMW é piada. O Nivus é mais harmonioso. O problema tb de ambos está nestes motores 3 cilindros….e turbinado…putz….
Gastam uma grana para empurrar estez SUVs meia boca dizendo que é o mercado……pega o argo e coloca motor 1.3 e faz uma weekend argo….os orfãos de weekend estão comprando strada csbine dupla e não suv…

Avatar
Jo 21 de setembro de 2022

Argo weekend 1.3 seria uma boa, se o preço fosse próximo ao cronos.

Avatar
Roberto 18 de setembro de 2022

Ambos são bonitos, porém se já acho o nivus apertado pra quem vai atrás avalie então o fastback? Pela economia iria de nivus, pela segurança de nivus, pela confiabilidade iria de nivus sem dúvida!

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 17 de setembro de 2022

Vou bater na mesma tecla, porque a Fiat, Chevrolet, Nissan, etc. Insistem em freios a tambor? Só pode ser pra “gozar” da cara da gente, tipo: “vamos vender essa segurança fajuta pros brasileiros que os ingênuos compram”.
E não me venham com esse papo furado de engenharia. Eu também sou engenheiro, e sei muito bem os absurdos que alguns são capazes de fazer por um bom emprego, vide a barragem de Mariana, entre outros exemplos.
Se o freio à tambor é assim bom, porque a Volkswagen, Audi, BMW, CAOA Chery e outros fabricantes sérios não os utilizam? Fica a pergunta para reflexão…

Avatar
Bob Espelho 18 de setembro de 2022

Ninguém refletiu

Avatar
Joao 19 de setembro de 2022

Vw tirou freio a disco traseiro do Polo e colocou tambor. O 500 de 2009 até 2017 era freio a disco nas 4. Ou seja não é a marca e sim o projeto.

Avatar
Jo 21 de setembro de 2022

Para carros 1.0 aspirados e leves o tambor estaria de bom tamanho. Mas carro turbo com mais de 1 tonelada poderia ser repensado isto.

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 21 de setembro de 2022

Jo, você tocou em mais um ponto importante. É aceitável, não recomendável, o uso de freios a tambor no eixo traseiro de carros pequenos, leves e mais baratos, embora eu tenha a certeza de que a diferença de preço entre os dois sistemas é ridícula para as montadoras, derrubando assim o argumento do preço.
Agora, em carros que custam mais de R$130.000,00 é inconcebível!!!!!!

Avatar
Fabio 16 de setembro de 2022

Focus 2012 com suspensão traseira independente. Show de bola pra fazer curvas, e já com controle de tração e estabilidade. Ah, câmbio manual. Os mais recentes são bonzinhos, pra época atual. Eu esperaria uns 2 anos pra Fiat fZer todos os recall necessários.

Avatar
Airplane 16 de setembro de 2022

Segurança para mim é fundamental e decisiva e nesse quesito o Nivus é muito superior ao Fastback pois o Nivus tem mais airbags e acabou de tirar a nota máxima (5 estrelas) no Latin NCAP !
Minha escolha é, portanto, o belíssimo Nivus !

Avatar
Gustavo 16 de setembro de 2022

Sem falar que ACC é muito superior ao monitor de permanência em faixa do Fiat. No geral desempenho e consumo próximos, mas no espaço do habitáculo e segurança o Nivus vence pelo ACC e 2 AB extras, Fastback só supera o alemão no bagageiro e multimídia. Design de ambos são agradáveis, mas o do VW é mais harmônico.

Avatar
Deixe um comentário