A marca japonesa agora produz dois SUVs compactos com porte similar e o mesmo 1.5 aspirado, veja onde cada um se destaca
A Honda agora possui dois SUVs compactos produzidos no Brasil, o WR-V e o HR-V. Ambos possuem a mesma plataforma, o mesmo motor 1.5 e até mesmo o porte é similar, mas buscam públicos diferentes e contam com pacote de equipamentos diferentes.
O Honda WR-V na versão topo de linha EXL custa R$ 149.900, enquanto o HR-V EX de entrada parte de R$ 163.200. Comparamos os dois SUVs para saber se vale a pena economizar R$ 13.300 levando a novidade.
VEJA TAMBÉM:

O Honda WR-V é vendido apenas com motor 1.5 aspirado, assim como as versões de entrada do HR-V. Isso é um diferencial dele no segmento, agradando ao público que não quer adotar um motor turbo.
O 1.5 aspirado que a Honda usa hoje no Brasil é uma unidade moderna. Ele conta com injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas com variação no tempo e na amplitude da abertura das válvulas, é todo feito em alumínio e utiliza corrente metálica no sincronismo.
A potência é sempre de 126 cv, o torque é de 15,8 kgfm com etanol e 15,5 kgfm com gasolina. São valores melhores que os 1.5 e 1.6 da concorrência. A diferença em desempenho entre o HR-V e o WR-V é mínima, já que o primeiro é apenas 19 kg mais pesado. Confira:
| Dado | WR-V EXL | HR-V EX |
|---|---|---|
| Aceleração de zero a 100 km/h | 11,5 s | 11,8 s |
| Velocidade máxima | 175 km/h | 175 km/h |

Ter o mesmo motor e peso parecido falaram mais sobre o desempenho que sobre o consumo. A Honda não divulgou o coeficiente aerodinâmico desses carros, mas esse dado certamente explica as diferenças nas médias feitas com a metodologia do Inmetro.
O Honda HR-V foi o mais econômico em todos os cenários. Ele também sobressaiu diante do WR-V na autonomia, já que seu tanque possui volume para 50 litros, contra os 44 litros do irmão.
| Carro | Consumo urbano | Consumo rodoviário |
|---|---|---|
| WR-V EXL | 8,2/12 km/l (E/G) | 8,9/12,8 km/l (E/G) |
| HR-V EX | 8,8/12,5 km/l (E/G) | 9,9/13,9 km/l (E/G) |

Os dois SUVs da Honda possuem medidas bastante parelhas. O HR-V é 4 cm mais longo e 6 cv mais baixo, a largura dos dois é a mesma. A diferença mais significativa está no entre-eixos, o WR-V é 5 cm mais longo nessa medida.
Esse fator junto do formato mais quadrado da carroceria garante um espaço interno maior no banco traseiro. Nessa versão EXL ele também conta com um apoio de braço para quem está no fundão, indisponível no HR-V EX.
O WR-V possui a desvantagem de não contar com o sistema modular Magic Seat, já que seu tanque de combustível vai abaixo do banco traseiro. Em compensação, isso faz o assento central dele mais confortável que o do HR-V, que é mais fino para permitir a modularidade.

Além de ter uma vantagem no espaço da cabine, o Honda WR-V também ganha no volume do porta-malas: são 458 litros, contra os 354 litros do HR-V.
O HR-V contra-ataca oferecendo uma modularidade maior. Graças ao sistema Magic Seat, o banco traseiro fica rente ao assoalho do porta-malas quando rebatido. Ele também permite levantar o assento para levar volumes altos.






Antes de falar da lista de itens de série dos SUVs, vamos pontuar as diferenças em acabamento entre eles. É aqui onde o HR-V justifica parte de seu preço, com um revestimento em tecido nas portas traseira e em parte do painel.
O Honda HR-V também se destaca por ter as saídas de ventilação laterais que podem funcionar como difusor, sem jogar diretamente em um sentido. Porém sua versão EX é a única com bancos em tecido e sem o revestimento em couro e na manopla do câmbio.
Já o WR-V EXL conta de série com bancos, volante e alavanca do câmbio em couro, mas o painel e as portas traseiras são todos em plástico. Em comum, eles possuem os bons bancos dianteiros, com estabilizador corporal.
A lista de item de série desses SUVs da Honda é boa. Veja o que eles possuem em comum:
O Honda WR-V EXL conta com alguns itens que o HR-V EX não possui, como os faróis de neblina em LED, sensores de estacionamento traseiros, apoio de braço no banco traseiro, serviços conectados via aplicativo e o revestimento em couro. Sua central multimídia é nova no Brasil e possui tela de 10 polegadas, contra as 8 polegadas do irmão.
Na lista de itens que o HR-V EX possui a mais consta o freio de estacionamento eletrônico, a função stop and go do cruise control adaptativo, lane watch, vidros elétricos com função um toque para todas as janelas, entradas USB do tipo C na dianteira e traseira, lanternas fumês em LED e bancos modulares Magic Seat.
No geral, o novo Honda WR-V EXL se destaca pelo revestimento dos bancos e por contar com uma central multimídia mais moderna. Porém o pacote do HR-V EX conta com luxos que fazem mais diferença no dia a dia, como o freio de estacionamento eletrônico, o ACC para trânsito pesado e a função um-toque nos vidros elétricos. Mas é bom lembrar que são R$ 13.300 de diferença.




O Honda WR-V estreou no Brasil como um produto forte, suas duas versões são bem equipadas e contam com o desejado pacote ADAS. Seu espaço interno e volume do porta-malas podem roubar alguns clientes das versões aspiradas do HR-V.
Para quem procura um SUV pensando no uso familiar, é mais vantajoso economizar esses R$ 13.300 e levar o WR-V EXL. O HR-V EX é mais negócio se o cliente não abrir mão do Magic Seat ou do freio de estacionamento eletrônico.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|