O Omoda 5 HEV tem cacife para desbancar o Corolla Cross?

O novo SUV híbrido chinês chegou com preços bastante agressivos e um desempenho melhor que o atual líder no segmento

Omoda 5 SHS H 2026 cinza frente
Ele é um dos maiores compactos, quase um médio (Foto: Omoda | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 31/10/2025 às 20h00

Os chineses da BYD estão liderando o mercado de carros eletrificados no Brasil com seus modelos híbridos plug-in. Essa tecnologia permite ter os benefícios de um elétrico sem ficar dependente dos postos de recarga. Porém muitos brasileiros não podem ter um carregador em casa, o novo Omoda 5 HEV veio para suprir essa demanda.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A Omoda desenvolveu uma propulsão híbrida plena para o modelo, que estreou primeiro no Brasil. Ela combina um 1.5 turbo a gasolina de 135 com um elétrico de 203 cv, que em conjunto entregam 224 cv.

VEJA TAMBÉM:

Até então, o carro híbrido pleno mais bem sucedido do Brasil era o Toyota Corolla Cross. A GWM também oferece esse powertrain no Haval H6 HEV2, mas por um valor mais alto. E a GAC possui o GS4, com sua representação mais discreta.

O Omoda 5 HEV está entre os maiores SUVs compactos do mercado, flertando com os menores do segmento de médios por contar com acabamento mais refinado. O preço da versão Luxury é de R$ 159.990, enquanto a Prestige parte de R$ 184.990.

O Toyota Corolla Cross híbrido é vendido apenas na versão topo de linha XRX, por R$ 219.890. Vamos comparar os dois SUVs para ver o que a novidade traz para incomodar o líder.

Desempenho

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid Premium 2026 Branco Lunar frente parado (2)
Falta potência ao japonês para encarar viagens com a família (Foto: Toyota | Divulgação)

O conjunto híbrido do Toyota Corolla Cross é mais antigo, estreou no Prius de terceira geração em 2009. Ele se destaca pela eficiência, mas o desempenho não é o forte.

O motor 1.8 flex de 101 cv trabalha junto de um elétrico com 72 cv, que resulta em 122 cv quando combinados. O desempenho agrada no uso urbano, mas na estrada fica devendo muito e exige paciência do motorista.

Enquanto isso, o novo Omoda 5 HEV parte com um 1.5 turbo a gasolina e seu motor elétrico também é mais potente. Os 224 cv deixam o SUV mais rápido na cidade e também na rodovia, dando mais versatilidade ao modelo. Veja a tabela comparativa:

Desempenho Toyota Corolla Cross Omoda 5 HEV
Potência combinada 122 cv 224 cv
Torque combinado Não divulgado 30,1 kgfm
Aceleração de zero a 100 km/h 13 s 7,9 s
Velocidade máxima 170 km/h 175 km/h

Consumo

Novo Omoda 5 (9)
O chinês bebe mais, porém o tanque maior resulta em mais autonomia (Foto: Omoda | Divulgação)

A Toyota foi a primeira marca a vender carros híbridos no mercado. Essa experiência é visível na eficiência do conjunto, o Corolla Cross é o segundo SUV mais econômico do Brasil, perde apenas para o Kia Niro. Outra vantagem do japonês é ser flex, mas os chineses dizem que já estão trabalhando nisso.

O Omoda 5 HEV ficou com médias inferiores no teste padronizado do Inmetro. Mas ele compensa isso com uma capacidade maior da bateria e com o tanque de maior volume, que resulta em autonomias maiores.

Consumo Toyota Corolla Cross Omoda 5 HEV
Consumo urbano 11,6/16,6 km/l (A/G) 15,1 km/l (G)
Consumo rodoviário 9,9/14 km/l (A/G) 13,2 km/l (G)
Capacidade da bateria 1,3 kWh 1,8 kWh
Volume do tanque 36 litros 51 litros
Autonomia urbana 598 km 770 km
Autonomia rodoviária 504 km 673 km

Equipamentos

Novo Omoda 5 (22)
Como de costume, os chineses recheiam bem o carro (Foto: Omoda | Divulgação)

Os carros chineses sempre se destacam pela lista de equipamentos bem completa para sua faixa de preço. O Omoda 5 HEV é vendido em duas versões e já chega com uma lista bem generosa para sua faixa de preço, mesmo quando comparado a outros conterrâneos.

A versão Luxury já conta com rodas de 18 polegadas, faróis full-LED, painel digital, banco do motorista com regulagem elétrica, ar-condicionado de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, 6 airbags, câmera 360°, carregador por indução e um pacote ADAS simplificado, com cruise control adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa.

O modelo Prestige adiciona rodas de 19 polegadas, heads-up display, teto solar panorâmico, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, memória para a regulagem do banco do motorista, sistema de som premium, abertura elétrica do porta-malas, iluminação ambiente, monitor de ponto cego, assistente de mudança de faixa e sistema de baliza automática.

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid Premium 2026 Interior painel
O pacote do Corolla Cross XRX é similar ao do Omoda 5 Luxury, mas com alguns itens de segurança adicionais (Foto: Toyota | Divulgação)

O Toyota Corolla Cross XRX Hybrid também traz um pacote de equipamentos completo, afinal, custa mais de R$ 200 mil. Porém deve alguns itens presentes no Omoda 5 Prestige.

O SUV japonês adiciona os seguintes itens sobre o Omoda 5 Luxury: airbag de joelhos, pacote ADAS completo que inclui função stop and go no cruise control adaptativo e farol alto automático, serviços conectados, teto solar e abertura elétrica do porta-malas.

O custo/benefício do Omoda 5 é imbatível, independente da versão. O japonês soma apenas alguns recursos de segurança.

Conclusão

Já se foi o tempo onde os carros japoneses eram mal equipados e vendiam bem apenas pela boa fama de confiabilidade. O Corolla Cross híbrido vem bem equipado diante dos rivais nacionais e seu conjunto híbrido ainda é um dos mais econômicos — e o único flex do mercado.

Porém o Omoda 5 HEV chegou com um preço bastante agressivo e pacote de equipamentos igualmente completo. A diferença no consumo é compensada pelo tanque de combustível maior e pelo desempenho que não faz feio em rodovias.

A única limitação para o sucesso do modelo é a rede de concessionárias menor da marca chinesa e o fato de ser uma estreante.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário