O novo SUV híbrido chinês chegou com preços bastante agressivos e um desempenho melhor que o atual líder no segmento
Os chineses da BYD estão liderando o mercado de carros eletrificados no Brasil com seus modelos híbridos plug-in. Essa tecnologia permite ter os benefícios de um elétrico sem ficar dependente dos postos de recarga. Porém muitos brasileiros não podem ter um carregador em casa, o novo Omoda 5 HEV veio para suprir essa demanda.
A Omoda desenvolveu uma propulsão híbrida plena para o modelo, que estreou primeiro no Brasil. Ela combina um 1.5 turbo a gasolina de 135 com um elétrico de 203 cv, que em conjunto entregam 224 cv.
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Até então, o carro híbrido pleno mais bem sucedido do Brasil era o Toyota Corolla Cross. A GWM também oferece esse powertrain no Haval H6 HEV2, mas por um valor mais alto. E a GAC possui o GS4, com sua representação mais discreta.
O Omoda 5 HEV está entre os maiores SUVs compactos do mercado, flertando com os menores do segmento de médios por contar com acabamento mais refinado. O preço da versão Luxury é de R$ 159.990, enquanto a Prestige parte de R$ 184.990.
O Toyota Corolla Cross híbrido é vendido apenas na versão topo de linha XRX, por R$ 219.890. Vamos comparar os dois SUVs para ver o que a novidade traz para incomodar o líder.

O conjunto híbrido do Toyota Corolla Cross é mais antigo, estreou no Prius de terceira geração em 2009. Ele se destaca pela eficiência, mas o desempenho não é o forte.
O motor 1.8 flex de 101 cv trabalha junto de um elétrico com 72 cv, que resulta em 122 cv quando combinados. O desempenho agrada no uso urbano, mas na estrada fica devendo muito e exige paciência do motorista.
Enquanto isso, o novo Omoda 5 HEV parte com um 1.5 turbo a gasolina e seu motor elétrico também é mais potente. Os 224 cv deixam o SUV mais rápido na cidade e também na rodovia, dando mais versatilidade ao modelo. Veja a tabela comparativa:
| Desempenho | Toyota Corolla Cross | Omoda 5 HEV |
|---|---|---|
| Potência combinada | 122 cv | 224 cv |
| Torque combinado | Não divulgado | 30,1 kgfm |
| Aceleração de zero a 100 km/h | 13 s | 7,9 s |
| Velocidade máxima | 170 km/h | 175 km/h |

A Toyota foi a primeira marca a vender carros híbridos no mercado. Essa experiência é visível na eficiência do conjunto, o Corolla Cross é o segundo SUV mais econômico do Brasil, perde apenas para o Kia Niro. Outra vantagem do japonês é ser flex, mas os chineses dizem que já estão trabalhando nisso.
O Omoda 5 HEV ficou com médias inferiores no teste padronizado do Inmetro. Mas ele compensa isso com uma capacidade maior da bateria e com o tanque de maior volume, que resulta em autonomias maiores.
| Consumo | Toyota Corolla Cross | Omoda 5 HEV |
|---|---|---|
| Consumo urbano | 11,6/16,6 km/l (A/G) | 15,1 km/l (G) |
| Consumo rodoviário | 9,9/14 km/l (A/G) | 13,2 km/l (G) |
| Capacidade da bateria | 1,3 kWh | 1,8 kWh |
| Volume do tanque | 36 litros | 51 litros |
| Autonomia urbana | 598 km | 770 km |
| Autonomia rodoviária | 504 km | 673 km |

Os carros chineses sempre se destacam pela lista de equipamentos bem completa para sua faixa de preço. O Omoda 5 HEV é vendido em duas versões e já chega com uma lista bem generosa para sua faixa de preço, mesmo quando comparado a outros conterrâneos.
A versão Luxury já conta com rodas de 18 polegadas, faróis full-LED, painel digital, banco do motorista com regulagem elétrica, ar-condicionado de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, 6 airbags, câmera 360°, carregador por indução e um pacote ADAS simplificado, com cruise control adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa.
O modelo Prestige adiciona rodas de 19 polegadas, heads-up display, teto solar panorâmico, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, memória para a regulagem do banco do motorista, sistema de som premium, abertura elétrica do porta-malas, iluminação ambiente, monitor de ponto cego, assistente de mudança de faixa e sistema de baliza automática.

O Toyota Corolla Cross XRX Hybrid também traz um pacote de equipamentos completo, afinal, custa mais de R$ 200 mil. Porém deve alguns itens presentes no Omoda 5 Prestige.
O SUV japonês adiciona os seguintes itens sobre o Omoda 5 Luxury: airbag de joelhos, pacote ADAS completo que inclui função stop and go no cruise control adaptativo e farol alto automático, serviços conectados, teto solar e abertura elétrica do porta-malas.
O custo/benefício do Omoda 5 é imbatível, independente da versão. O japonês soma apenas alguns recursos de segurança.
Já se foi o tempo onde os carros japoneses eram mal equipados e vendiam bem apenas pela boa fama de confiabilidade. O Corolla Cross híbrido vem bem equipado diante dos rivais nacionais e seu conjunto híbrido ainda é um dos mais econômicos — e o único flex do mercado.
Porém o Omoda 5 HEV chegou com um preço bastante agressivo e pacote de equipamentos igualmente completo. A diferença no consumo é compensada pelo tanque de combustível maior e pelo desempenho que não faz feio em rodovias.
A única limitação para o sucesso do modelo é a rede de concessionárias menor da marca chinesa e o fato de ser uma estreante.
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