Qual é o melhor SUV da Volkswagen? Tera, Nivus ou T-Cross?

O novo SUV compacto da marca alemã está com preços conflitantes com os seus irmãos, mas cada um tem seus predicados

VOLKSWAGEN TERA TSI FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (5)
Comparamos o modelo TSI com as versões Sense dos irmãos (Fotos: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 01/06/2025 às 09h00

Quem está com R$ 120 mil e quer comprar um SUV da Volkswagen zero km está com uma nova opção nas concessionárias, o Tera. Mas como ele se encaixa na gama onde já existe o T-Cross e o Nivus?

Escolhemos a faixa de R$ 120 mil por ser a única onde há versões dos três carros com esse valor. O Tera possui a TSI manual por R$ 116.990, o T-Cross e o Nivus possuem a versão Sense pelo mesmo preço de R$ 119.990.

VEJA TAMBÉM:

Para o Tera vamos considerar já os dois únicos opcionais dessa versão, que é o jogo de rodas de liga leve aro 16″, por R$ 1.720, e a central multimídia VW Play Connect, que custa R$ 1.590. Isso tudo sobe o valor do modelo para R$ 120.300, apenas R$ 310 a mais que os irmãos.

Apesar de terem versões com os mesmos preços, cada um dos SUVs da Volkswagen possui seus pontos fortes e pontos fracos, além de terem personalidades diferentes. Vamos ao comparativo para ver qual combina mais com o seu estilo de vida.

Preço

VOLKSWAGEN TERA TSI FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (2)
Consideramos a versão TSI com as rodas de liga opcionais, para ficar alinhada em preços com os irmãos

O Volkswagen Tera TSI básico é o mais barato de todos, por $ 116.990, com os opcionais sobe para R$ 120.300. As versões Sense do T-Cross e do Nivus são feitas para enquadrar esses modelos em uma faixa maior de isenção de impostos para PcD, por isso que a marca não cobra valor adicional pela pintura neles.

Nesse quesito vamos considerar um empate, pois a diferença de R$ 300 é pequena e seria diluída em um financiamento. O Tera só leva vantagem se o consumidor dispensar os opcionais.

A central multimídia que vem de série nele já é a VW Play comum, que permite baixar aplicativos. Mas ela exige que a internet seja roteada de algum smartphone, enquanto na Connect ela possui um chip de internet embarcado.

Quanto as rodas de aço com calotas ou as de liga leve, vai do gosto do freguês. A opção que vem de série utiliza calotas pretas, enquanto as opcionais são diamantadas.

Carro Preço
Tera TSI + opcionais R$ 120.300
Nivus Sense R$ 119.990
T-Cross Sense R$ 119.990

Equipamentos

VOLKSWAGEN TERA TSI FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (1)
O novato é o mais equipado

A Volkswagen caprichou no pacote de equipamentos do Tera e trouxe alguns refinamentos que estavam sumidos em sua linha nacional: alças PQP para os passageiros, porção grande forrada em tecido nas portas, frenagem autônoma de emergência nas versões manuais e ventilação para o carregador por indução.

Todos trazem de série o ar-condicionado, centra multimídia VW Play, seis airbags, banco do motorista com regulagem de altura, faróis em LED, painel digital com tela de 8 polegadas, bancos em tecido, sensor de ré e volante multifuncional.

O Tera é o único a trazer frenagem autônoma de emergência, luzes de leitura para o banco traseiro, rack de teto, estepe compacto, volante forrado em couro e rodas de liga leve.

Já o Nivus se destaca por ter seis alto-falantes (os irmãos têm 4), chave presencial e cruise control. O T-Cross é o mais desfalcado em equipamentos para chegar a esse preço, mas está longe de ser um “peladão” à moda antiga sem rádio.

Quem gosta de ter um carro mais recheado irá preferir o Tera. Ele se destaca também no acabamento, com alguns caprichos que deverão vir para os irmãos em breve.

Motor

Volkswagen Nivus Sense 2025 Branco Cristal frente parado
Nivus e T-Cross usam o 200 TSI, com 128 cv

O Volkswagen Tera é o único SUV da marca com motor 170 TSI, a opção turbinada de entrada da marca que substitui o antigo 1.6 16v MSI. Ele rende 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, o torque é sempre de 16,8 kgfm.

Tanto o T-Cross quanto o Nivus utilizam o 200 TSI, que produz 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, seu torque é de 20,4 kgfm. Por isso, eles levam vantagem aqui.

Câmbio

VOLKSWAGEN TERA TSI FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (6)
Apesar de ser o mais equipado, o Tera é o único manual aqui

O Volkswagen Tera TSI que custa perto de R$ 120 mil possui câmbio manual de cinco marchas. Sua opção automática mais barata, a Comfort, extrapola esse valor.

Tanto o T-Cross quanto o Nivus são equipados com caixa automática de seis marchas, o que dá mais comodidade no uso urbano. Eles não possuem versões manuais.

Desempenho

Apesar do motor mais fraco, o Tera TSI praticamente empata em desempenho com os irmãos. O peso menor e o câmbio manual compensaram a força menor.

Mas essa diferença de 0,1 segundo no 0 a 100 é praticamente irrelevante, assim como a diferença de 5 km/h na máxima. Curiosamente, Nivus e T-Cross empatam em desempenho de acordo com os dados oficiais da Volkswagen.

Carro 0 a 100 km/h Velocidade máxima
Tera 170 TSI MT 10,1 s 187 km/h
Nivus Sense 200 TSI AT 10 s 192 km/h
T-Cross Sense 200 TSI AT 10 s 192 km/h

Consumo

A escolha pelo motor 170 TSI e o câmbio manual foi compensada no consumo. O Tera TSI é o SUV mais econômico da Volkswagen, com a boa média urbana de 12,9 km/l na gasolina.

O Nivus ficou na segunda posição, sendo o 200 TSI mais eficiente desse comparativo. Mas a diferença não é grande para o T-Cross.

Carro Consumo urbano Consumo rodoviário
Tera 170 TSI MT 12,9 km/l (G) / 9 km/l (E) 15 km/l (G) / 10,3 km/l (E)
Nivus Sense 200 TSI AT 12,4 km/l (G) / 8,6 km/l (E) 14,8 km/l (G) / 10,3 km/l (E)
T-Cross Sense 200 TSI AT 12,1 km/l (G) / 8,5 km/l (E) 14,5 km/l (G) / 10,2 km/l (E)

Espaço interno

Volkswagen T Cross Sense 2025 Preto traseira
O T-Cross é o mais espaçoso

Tanto o Tera quanto o Nivus compartilham o entre-eixos e as medidas internas com o Polo. Ou seja, levam 4 passageiros sem apertos, mas pessoas altas poderão sentir falta de espaço na traseira.

O mais espaçoso é o T-Cross. Quem for no banco traseiro terá espaço de sobra, mesmo se o motorista for alto.

Porta-malas

A Volkswagen priorizou o espaço para passageiros no T-Cross, mas o maior porta-malas ficou com o Nivus. Já o Tera está com o menor volume, se mostrando um carro mais apropriado para solteiros ou casais sem filhos.

Carro Porta-malas
Tera 350 litros
Nivus 415 litros
T-Cross 373 litros

Segurança

A Volkswagen é uma das marcas generalistas que mais capricha na segurança de seus carros. Quase toda a linha nacional possui seis airbags, as exceções são o Polo e a Saveiro.

O Tera trouxe uma primazia para o mercado nacional, é o primeiro 1.0 com frenagem autônoma de emergência e um dos poucos carros manuais com esse recurso. Apenas o Honda Civic Type R possui esse assistente com esse tipo de cambio.

O Tera leva a vantagem em segurança por isso. O Nivus Sense não conta com esse recurso.

Conclusão

A escolha entre os três SUVs da Volkswagen depende muito das prioridades do consumidor, como já falamos. Quem gosta de novidade e tecnologia estará mais bem servido com o Tera.

O Nivus é o melhor para quem prioriza o porta-malas e gosta do estilo SUV cupê. Ele também agrada pelo desempenho. Já o T-Cross é o mais apropriado para as famílias, com seu espaço interno mais generoso.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário