Colocamos as fichas do novo SUV compacto da marca alemã diante de seus principais concorrentes para saber se a espera valeu a pena
A VW lançou o Tera com intenção de vender muito e se destacar no segmento dos SUVs compactos. Mas ele já chega tendo que enfrentar dois rivais: o Fiat Pulse o Renault Kardian.
A Volkswagen se preparou para o lançamento do Tera tirando algumas versões do Polo e remanejando parte da produção do hatch para a fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O SUV é produzido desde março na unidade de Taubaté (SP), para ter estoque em todas as 545 concessionárias da marca por todo o Brasil.
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O Fiat Pulse foi lançado em 2021 e conseguiu uma fatia boa do mercado. Ele e o irmão Fastback são os carros mais vendidos da marca italiana no varejo. Já o Renault Kardian estreou em 2024 já conquistando o premio de Carro do Ano e trazendo modernidades inéditas para a marca no Brasil.
Nós já mostramos o Tera em diferentes versões, mas de forma isolada. Vamos comparar aqui todas as versões desses três SUVs para saber onde cada um se destaca.
A VW lançou o Tera em cinco versões, a mesma quantidade do Fiat Pulse. Já o Renault Kardian possui apenas quatro. Porém nem todos se intercalam, o modelo alemão, por exemplo, é o único com motor 1.0 aspirado.
Já o Fiat Pulse não oferta o 1.0 turbo com câmbio manual, mas em compensação o seu motor de entrada é um 1.3 que possui opção de caixa CVT. O Renault Kardian é o único com apenas um motor, o 1.0 turbo, que pode ser manual ou com câmbio de dupla embreagem.
Abaixo listamos o preço de todas as versões desses três SUVs. Colocamos alinhadas as que são equivalentes e marcamos em negrito o mais barato em cada segmentação.
Versão | Preço | Versão | Preço | Versão | Preço |
---|---|---|---|---|---|
Tera MPI | R$ 99.990 | Pulse Drive 1.3 MT | R$ 98.990 | – | – |
– | – | Pulse Drive 1.3 AT | R$ 111.990 | – | – |
Tera TSI | R$ 116.990 | – | – | Kardian Evolution MT | R$ 112.690 |
Tera Comfort | R$ 126.990 | Pulse Turbo 200 AT | R$ 116.990 | Kardian Evolution EDC | R$ 124.190 |
Tera High | R$ 139.990 | Pulse Audace Turbo 200 Hybrid | R$ 131.990 | Kardian Techno | R$ 136.490 |
Tera + Pacote Outfit The Town | R$ 142.290 | Pulse Impetus Turbo 200 Hybrid | R$ 146.990 | Kardian Première Edition | R$ 145.990 |
A Fiat esperou o lançamento do Volkswagen Tera para divulgar os preços da linha 2026 do Pulse. Isso deu uma vantagem à marca italiana, que oferece os valores mais baixos em três opções.
O Tera só fica mais acessível na versão de topo, a o High Outfit The Town. Já o Renault Kardian é mais vantajoso com o modelo turbo manual. O modelo da marca francesa possui a vantagem de não ser novidade no mercado, o que significa que há descontos oferecidos na concessionária.
A VW possui dois motores 1.0 turbo em sua linha, o 170 TSI e o 200 TSI. O Tera recebeu o primeiro, que possui força similar a do antigo 1.6 aspirado da marca.
Esse motor utiliza um turbocompressor menor, que responde mais cedo e entrega comportamento mais linear, além de ser mais econômico. Mas ele cobra o preço tendo um desempenho inferior ao do 200 TSI.
Os motores turbo dos rivais estão mais alinhados com o 200 TSI. Portanto, se você tiver pressa, o Fiat Pulse (mais potente) e o Renault Kardian (maior torque) irão agradar mais.
O Tera também está em desvantagem quando o assunto é motor aspirado. O 1.3 da Fiat é mais forte em todos os sentidos. Veja a ficha comparativa. Colocamos em negrito os melhores entre os aspirados e os turbinados.
Carro | motor | Potência | Torque |
---|---|---|---|
Tera MPI | 1.0 12v aspirado | 77 cv (G)/84 cv (E) | 9,4 kgfm (G)/10,3 kgfm |
Tera 170 TSI | 1.0 12v turbo | 109 cv (G)/116 cv (E) | 16,8 kgfm (G/E) |
Pulse 1.3 | 1.3 8v aspirado | 98 cv (G)/107 cv (E) | 13,2 kgfm (G)/13,7 kgfm (E) |
Pulse T200 | 1.0 12v turbo | 125 cv (G)/130 cv (E) | 20,4 kgfm (G/E) |
Kardian Turbo | 1.0 12v turbo | 120 cv (G)/125 cv (E) | 22,4 kgfm (G/E) |
Cada marca foi para um lado quando o assunto é câmbio. Vamos começar pelas caixas manuais: na Fiat e na Volkswagen são de cinco marchas, enquanto a Renault utiliza seis.
Em usabilidade, o câmbio da Fiat fica atrás dos rivais. Seus engates são longos e menos precisos. O Kardian usa um câmbio novo na linha da Renault, com boa precisão. Mas entre esses três, o da VW ainda é o melhor de ser operado.
O único desses três SUVs a usar câmbio automático tradicional, o epiciclo com conversor de torque, é o VW Tera. E caixa usada pela marca é a japonesa Aisin AWF6F16, que dentro da marca alemã é chamada de AQ160.
A Fiat também usa um câmbio Aisin, mas é do tipo CVT. No Pulse 1.3 aspirado é o K312, no 1.0 turbo é o K313. Ambos podem simular sete marchas, que podem ser trocadas pelas aletas atrás do volante.
No Renault Kardian é usado um câmbio automatizado de dupla embreagem, o Magna-Getrag DW23. Ele possui embreagens banhadas a óleo e seis marchas.
Em questão de usabilidade, o CVT da Fiat possui a vantagem de manter o giro do motor sempre na faixa ideal para o momento, mas demora um pouco para reagir. O câmbio de dupla embreagem da Renault é o mais rápido nas respostas e realiza trocas suaves. Já o automático da VW fica como mediano.
Nesse quesito não há um vencedor, pois é uma questão de gosto. Seja com os manuais ou com os automáticos. A única vantagem real fica com o câmbio manual do Kardian por ter seis marchas, o que ajuda a explorar melhor a força do motor.
A escolha pelo motor turbo menos potente deixou o VW Tera em desvantagem quanto ao desempenho. O mais rápido nesse segmento é o Fiat Pulse Turbo 200.
Mas quando equipado com câmbio manual ele leva vantagem sobre o Renault Kardian. O Tera 170 TSI é 0,9 s mais rápido no 0 a 100 km/h e também ganha na velocidade máxima.
Quando o assunto é motor aspirado, não há surpresas. O Fiat Pulse 1.3 ganha de lavada sobre o Tera MPI.
Carro | 0 a 100 km/h | Velocidade máxima |
---|---|---|
Tera MPI | 13,8 s | 162 km/h |
Tera 170 TSI MT | 10,1 s | 187 km/h |
Tera 170 TSI AT | 11,7 s | 184 km/h |
Pulse 1.3 MT | 11,7 s | 178 km/h |
Pulse 1.3 CVT | 11,4 s | 177 km/h |
Pulse T200 | 9,4 s | 189 km/h |
Kardian Turbo MT | 11 s | 180 km/h |
Kardian Turbo EDC | 9,9 s | 180 km/h |
A escolha pelo motor turbo mais fraco beneficiou o Volkswagen Tera no consumo. O SUV compacto é o turbo manual mais econômico e na versão automática levou vantagem no consumo rodoviário.
Ele só perdeu para o Fiat Pulse Hybrid no consumo urbano, onde o sistema híbrido leve de 12 volts auxilia para reduzir as médias. O Tera também levou a melhor com motor aspirado, já que é um 1.0. Perdeu apenas na média rodoviária com etanol para o Pulse 1.3.
Quem não se destacou em consumo foi o Renault Kardian. Seu motor turbo ficou sempre com médias próximas às dos rivais.
Carro | Consumo urbano | Consumo rodoviário |
---|---|---|
Tera MPI | 13,2 km/l (G) / 9,1 km/l (E) | 14,7 km/l (G) / 10,2 km/l (E) |
Tera 170 TSI MT | 12,9 km/l (G) / 9 km/l (E) | 15 km/l (G) / 10,3 km/l (E) |
Tera 170 TSI AT | 12,2 km/l (G) / 8,6 km/l (E) | 14,5 km/l (G) / 10,3 km/l (E) |
Pulse 1.3 MT | 12,6 km/l (G)/ 9,0 km/l (E) | 14,5 km/l (G) / 10,3 km/l (E) |
Pulse 1.3 CVT | 13,0 km/l (G) / 8,9 km/l (E) | 14,7 km/l (G) / 10,5 km/l (E) |
Pulse T200 | 12,3 km/l (G) / 8,6 km/l (E) | 14,4 km/l (G) / 10,0 km/l (E) |
Pulse T200 Hybrid | 13,4 km/l (G) / 9,3 km/l (E) | 14,4 km/l (G) / 10,2 km/l (E) |
Kardian Turbo MT | 12,4km/l (G) / 8,6 km/l (E) | 14,8km/l (G) / 10,2 km/l (E) |
Kardian Turbo EDC | 12,2 km/l (G) / 8,8 km/l (E) | 13,8 km/l (G) / 9,8 km/l (E) |
Esses SUVs compactos são sucessores dos hatches compactos no mercado. Mas sabemos bem que o brasileiro gosta de um bom porta-malas e viaja com o carro que tiver na garagem.
Nesse quesito o melhor colocado é o Renault Kardian, com porta-malas de 358 litros no padrão VDA — aquele que usa bloquinhos para medir o espaço útil. É uma vantagem apertada de 8 litros sobre o VW Tera.
A Fiat divulga apenas o valor SAE do porta-malas do Pulse, que é o padrão que mede o espaço total incluindo pequenos nichos. Cremos que o volume VDA dele seja próximo aos 327 litros do hatch Argo.
Carro | Porta-malas |
---|---|
Volkswagen Tera | 350 litros (VDA)/ 407 litros (SAE) |
Fiat Pulse | 370 litros (SAE) |
Renault Kardian | 358 litros (VDA)/410 litros (SAE) |
O brasileiro está se preocupando mais com a segurança nos carros. O Volkswagen Tera chegou com um pacote bem farto, que inclui airbags dianteiros, laterais e de cortina em todas as versões.
O Renault Kardian também conta com esses mesmos seis airbags. Já o Fiat Pulse traz apenas quatro em toda a linha, os dianteiros e os laterais. Quem estiver no banco traseiro está sem essa proteção.
O Renault Kardian é o único a contar com a câmera de ré e o sensor de estacionamento traseiro em todas as versões. Já itens como o Isofix, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade são padrões em todos os carros nacionais.
O pacote ADAS virou um item que diferencia esses SUVs compactos dos hatches e sedãs da mesma faixa de preço. A Volkswagen inovou ao oferecer a frenagem autônoma de emergência em todas as versões do Tera, fazendo dele o único 1.0 com esse recurso.
No Renault Kardian esse item vem apenas a partir da versão Techno, já no Fiat Pulse é opcional na versão Audace e de série na Impetus. O sistema da Fiat utiliza apenas câmera, enquanto o da Renault e o da VW é via radar.
No Volkswagen Tera o resto do pacote ADAS vem “picado”, o modelo Comfort traz o cruise control adaptativo de série, já o monitor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro e assistente de mudança de faixa são opcionais na High.
O Renault Kardian traz cruise control adaptativo, alerta de distância segura, monitor de ponto cego, câmera 360° e sensor de estacionamento frontal de série na topo de linha Première Edition.
O pacote ADAS do Fiat Pulse conta com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção e farol alto automático. Ele é o único sem monitor de ponto cego e cruise control adaptativo, mas é o único capaz de comutar o farol alto automaticamente.
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