Comércio de carro online aumenta com consumidor adaptado ao digital
Compras de veículos pela internet crescem, e classificados online já são preferência de metade dos donos de carros na hora de escolher um novo modelo
Compras de veículos pela internet crescem, e classificados online já são preferência de metade dos donos de carros na hora de escolher um novo modelo
O comércio digital vem ganhando protagonismo como o canal de preferência para fazer compras, no embalo das facilidades que traz para vendedores e compradores. Colaboram com essa transformação a popularização dos dispositivos móveis, o pós-pandemia, que forçou uma mudança de hábitos, e a consolidação do Pix, entre outros fatores.
A tendência se aplica à aquisição de um veículo, momento importante na vida das famílias. E alguns dados recentes revelam que o brasileiro está perdendo o medo de pesquisar e comprar carros pela internet.
VEJA TAMBÉM:
A edição mais recente da pesquisa Sondagem do Comércio, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), mostra que houve um aumento de 22,4% nas vendas online no segmento de veículos, motos e peças no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Foi o setor com maior alta entre todos os analisados, como varejo; motos e peças; e material para construção. E, de acordo com o estudo, a expectativa é de mais crescimento, com consumidores e vendedores, em particular as concessionárias, se adaptando aos novos cenários.
Os números são reforçados pela nova edição da pesquisa de Intenção de Compra de Autos 2024, realizada pela OLX com a plataforma Mindminers. Segundo o levantamento em âmbito nacional, os canais digitais têm crescido em preferência na pesquisa de veículos à venda, em paralelo com uma queda da popularidade das lojas multimarcas. Entre o público que já tem carro, os classificados online foram a via favorita nas buscas de 49% dos entrevistados, um ponto percentual acima do resultado no trimestre anterior.
Na decisão de compra, as concessionárias continuam sendo a opção mais ponderada pelos consumidores, mas a diferença para os classificados online vem caindo. Além disso, as plataformas digitais respondem por parcelas cada vez maiores das vendas das próprias concessionárias – em algumas delas, 1 em cada 5 negociações passam pela internet.
Ainda segundo a pesquisa, a OLX aparece em primeiro lugar como a marca mais lembrada entre todos os canais na internet, com quase um quinto das respostas espontâneas.
Na direção oposta, a segurança persiste como a principal barreira para um crescimento da preferência por meios digitais, sendo mencionada como obstáculo por 27% daqueles que optaram por outros meios de compra que não o online.
Neste sentido, vale lembrar algumas recomendações para as compras de carro na internet. Por exemplo, se certificar de usar os canais oficiais das plataformas, evitar intermediários, desconfiar de pedidos para negociar diretamente no WhatsApp ou telefone, nunca fornecer dados pessoais e, principalmente, desconfiar de ofertas muito atrativas e de veículos anunciados a preços abaixo dos valores de mercado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |